Na minha opinião em muitas tarefas o OOo (OpenOffice.org) consegue suporar o da M$.
Ele traz o Texto, Folha de Cálculo, Apresentação, Desenho e Documentos HTML
Texto -> O vulgarmente chamado word, um processador de texto muito bom.
Folha de Cálculo -> O vulgarmente chamado excel, tb é uma boa ferramenta, so k nao exploro as sua potencialidades, por isso nao posso comentar.
Apresentação -> O vulgarmente chamado powerpoint, raramente o uso, ja tive a dar uma olhadelas e é bastante bom.
Desenho -> O vulgarmente chamado corel draw, illustrator, free hand, acabei de matar o M$office. É capaz de nao chegar aos calcanhares destes, mas mesmo assim da pa fazer muita coisa que para um pessoa amadora serve perfeitamente.
Documentos HTML -> O vulgarmente chamado frontpage, não o conheço e nunca o usei

eu crio a linhas de codigo e o que me interessa é um bom editor de codigo, e este nao tem suporte pa PHP.
É totalmente compativel com o pacote da M$, nas importações é conveniente fazer uns ajuste, a importação esta a 99% (1% é pa desporpoção que alguns objectos ficam, mas facilmente corrigivel).
O melhor de tudo, permite exportar pa PDF e Flash, enter muito outros, o que permite com um trabalho finalizado, para não haver problemas de as coisas sairem do siteo, exporta pa PDF e qualquer pessoa pode ver sem problemas
Isto é um pekeno resumo da potencialidade do OOo, eu aconselho a todos perder algum tempo a explorar, vai haver sempre akele tempo de habituação, alguma duvida visitem o site pt.openoffice.org , na parte do forum encontram algumas duvidas postas e resolvidas, pesquisem antes de postarem, como é sempre pedido nos foruns