DMA quando usar?

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

DMA quando usar?

Mensagempor Mauro Cesar » Quarta Ago 20, 2003 22:08

Tenho um K6/2-450 com gravador de cd de 32x de velocidade. Gostaria de saber como eu devo ativar essa opção DMA que fica nas propriedades, mas surge uma menssagem avisando para verificar se o computador suporta. Como vou saber disso.
Quero saber o que acontece se eu habilitar essa opção e computador não tem esse suporte.
Gostaria de saber também o que é transferencia sícrona?

Obrigado.
Mauro Cesar
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 15, 2003 13:03

Mensagempor metralha761 » Quarta Ago 20, 2003 22:23

transferencia sícrona é o contrário de assincrona :D, por outras palavas informáticas, algo sincrona era teres adsl a 512/512 (download/upload). Percebeste?
Não sei kal é a tua bios/motherboard, mas entra dentro da bios e logo no inicio deves encontrar os dispositivos IDE, vela se informação qual é o UDMA k usa (1 ou 2), se tiver é porque suporta o UDMA, mas não te esqueças de kando saires da bios dizeres na NÂO GRAVAR AS ALTERAÇÕES, k se não souberes o k tás a fazer, podes fazer danos ireversiveis no PC. Uma outra maneira é veres o manual ou a caixa do leitor ou ires ao site do fabricante aver se ainda tem info do teu leitor. Em ultimo caso metes a opção, se nao tiveres problemas continuas :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Taxus » Quinta Ago 21, 2003 2:00

Metralha, penso que o teu exemplo do ADSL nao foi mt feliz, mas posso estar enganado. Desculpa desde já, se assim for. Penso que estavas a pensar em ligações "simétricas" (nao sei se é este o termo)
Penso que tb nao há hipotese de causar danos irreviersiveis no PC em usar DMA ou Ultra DMA se o PC nao suportar.
Digo isto porque o DMA é simplesmente um modo de trasferencia entre perfifericos

De qq maneira, acho q actualmente qq PC suporta DMA e Ultra DMA, no meu velhinho P2 350 já usava UDMA e n tinha qq problema.
Quanto a transferencia sincrona, vou mandar uma couve, mas é mais ou menos isto.
Os teus barramentos têm uma certa frequencia de funcionamento. Imagina que tens um barramento a 10 Hz e um periferico a 8 Hz (valoers inventados). Ou seja, a cada 1/10 segundos o barramento tem um ciclo e a cada 1/8 segundos o periferico tem um ciclo.
Agora imagina, o tempo 0 (zero) o periferico "troca" informação com o barramento, passados 1/10 segundos o barramento está pronto a "receber nova informação" mas o periferico nao, pois demora 1/8s. Assim, o barramento vai perder um ciclo.
Se a puseres "a coisa" em modo sincrono, vao funcionar à velocidade do mais baixo (8 Hz), assim, a cada 1/8s vai haver "actividade" e torna-se tudo mais rapido.
Um exemplo pratico disto (vou dar o meu caso) é, tens um FSB a 133 Mhz e tens memorias a 166Mhz. Por estranho q pareça, se baixares a frequencia de funcionamento das memorias, o computador torna-se mais rapido pois a memoria vai funcionar em modo sincrono.

Provavelmente tenho aqui mtos erros (devido às horas, super bock's e falta de conhecimento) por isso estejam à vontade de me corrigir.

Se por acaso quiseres.. tb te explico o q é o DMA
:p
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor metralha761 » Quinta Ago 21, 2003 2:28

Pois secalhar não foi o melhor exemplo, mas a ideia é a mesma, ker dizer algo k está a trabalhar sincronizado, no mundo da informática, ker dizer á mesma velocidade.

Também existe a frase "O radio está sincronizado", quer dizer que o rádio está a captar da mesma onde que a da transmissão.

Já agora, no que disseste kando se baixa a memória pa mesma velocidade do BUS fica mais rápido o sistema, acho k nao assim, pelo menos nos testes k fiz.

Podes ver neste site http://www.pcmanias.com/index.php?link= ... 1&archive=

Esquecime dizer que a tua ideia foi boa e explicou bem o k é sincronismo. Só quiz acrescentar algo :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Taxus » Quinta Ago 21, 2003 14:02

Não é pa implicar... mas nao se costuma dizer, "O rádio está sintonizado"?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor bcunha » Quinta Ago 21, 2003 14:36

Há casos em que baixar a freq., por exemplo, da memoria para igualar a do cpu tens ganhos em vez de perdas, mas na maioria dos casos perdes.
DMA = direct memory access, transmissão de dados de e para a memoria directamente.
Podes fazer o enable disso na boa, se tiveres problemas a partir dai a gravar ou a ler cds (não há nada como uns bons testes) desactivas isso de novo e fica como estava.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes