por Taxus » Quinta Ago 21, 2003 2:00
Metralha, penso que o teu exemplo do ADSL nao foi mt feliz, mas posso estar enganado. Desculpa desde já, se assim for. Penso que estavas a pensar em ligações "simétricas" (nao sei se é este o termo)
Penso que tb nao há hipotese de causar danos irreviersiveis no PC em usar DMA ou Ultra DMA se o PC nao suportar.
Digo isto porque o DMA é simplesmente um modo de trasferencia entre perfifericos
De qq maneira, acho q actualmente qq PC suporta DMA e Ultra DMA, no meu velhinho P2 350 já usava UDMA e n tinha qq problema.
Quanto a transferencia sincrona, vou mandar uma couve, mas é mais ou menos isto.
Os teus barramentos têm uma certa frequencia de funcionamento. Imagina que tens um barramento a 10 Hz e um periferico a 8 Hz (valoers inventados). Ou seja, a cada 1/10 segundos o barramento tem um ciclo e a cada 1/8 segundos o periferico tem um ciclo.
Agora imagina, o tempo 0 (zero) o periferico "troca" informação com o barramento, passados 1/10 segundos o barramento está pronto a "receber nova informação" mas o periferico nao, pois demora 1/8s. Assim, o barramento vai perder um ciclo.
Se a puseres "a coisa" em modo sincrono, vao funcionar à velocidade do mais baixo (8 Hz), assim, a cada 1/8s vai haver "actividade" e torna-se tudo mais rapido.
Um exemplo pratico disto (vou dar o meu caso) é, tens um FSB a 133 Mhz e tens memorias a 166Mhz. Por estranho q pareça, se baixares a frequencia de funcionamento das memorias, o computador torna-se mais rapido pois a memoria vai funcionar em modo sincrono.
Provavelmente tenho aqui mtos erros (devido às horas, super bock's e falta de conhecimento) por isso estejam à vontade de me corrigir.
Se por acaso quiseres.. tb te explico o q é o DMA
:p