Lusitano Escreveu:...Não sabes o que é um call center? Achas que são técnicos especializados que atendem o telefone? [...] Os gajos que te reparam o computador são tipos de empresas como a Tecnidata, quase todos com cursinhos superiores em Engenharia Electrónica e Informática e não com o 9º ano como estavas a insinuar.
Acho que falas do que não sabes.
Sei o que é um Call Center. Só um exemplo para te informar: a HP manda(va) todos os seus PCs para arranjar para Espanha pela transportadora rápida. Os vários HPs que vi e também os do sitio onde trabalho ainda vão para arranjar para espanha. Estão lá os selos e a descrição da viagem da transportadora, assim como os relatórios do centro em espanha.
Quanto ao "acho que falas do que não sabes"... já trabalhei em sitios desses e tenho um cursinho superior e sei perfeitamente do que estou a falar. O chefe esse sim tem um curso técnico-profissional e, raras vezes, um curso superior. Os trabalhadores são tipos que a grande maioria das vezes têm o 9º ano ou o 12º de curso profissional (o que, neste último caso, até é muito bom e suficiente).
Caro colega de forum, tanto a assistência dos portáteis, telemóveis, electrodomésticos, PCs de mesa, etc,etc,etc,etc funcionam sempre assim:
1º Director da loja / Centro
...
3º/4º Chefe do Departamento (geralmente tem curso profissional/superior. Poderá ser também alguém que se foi profissionalizando ao longo dos anos e tem muita experiência). Geralmente só está lá para dar suporte às empresas e para solucionar um ou outro caso mais grave. De resto só trata de burocracia.
5º "Técnicos" => 9º ano (12º com curso profissional com jeitinho) a ganhar o salário mínimo ou no máximo 500€/mês (sem sentido prejurativo, apenas quero abordar que os centros de assistência só querem é pessoal que receba pouco) que podem ter mais/menos experiência prática mas muito pouca experiência ao nível do funcionamento electrotécnico do hardware. Devido a este factor os resultados do "arranjo" variam imenso.
E não é preciso eu dizer isto, basta perguntarem a quem quiserem o tipo de assistência que têm em qualquer marca e mais de 90% vai-vos dizer que, quando "arranjam" ao invés de trocar por um novo, raramente têm o problema resolvido.
O único sitio (infelizmente) onde empregam técnicos superiores (bacharelato ou licenciatura) é nos centros de pesquisa / desenvolvimento da marca que é onde se criam os produtos. E mesmo lá existe MUITA gente sem formação e é por isso que os produtos, quando saem, ainda vêm com muitos problemas.
Tu é que parece que estás a atirar à adivinha...
Olha eu tenho um Tsunami Runner MCL50 ...
A Tsunami não é uma marca de loja, é uma marca ainda pouco/nada intercionalizada mas que está em franco crescimento e tem produtos de qualidade. O produto de loja / marca branca que falo são os produtos (portáteis) que algumas lojas, nomeadamente no Porto, vendem a preços bem baixos que não têm marca ou então são da marca XXXX que é o mesmo nome da loja. Esses produtos dão problemas a quase todos os níveis. Aí eu posso garantir que o barato sai caro.
ACER 4002 WLMi (aos 6 meses foi trocar 1 plástico e demorar 2-3 dias. Ficou 2 meses, levou 3 motherboards e 6 DDR. Technidata, you´re the best...)