O que é ilegal e legal?

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

O que é ilegal e legal?

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 15:48

Até onde vai a ilegalidade?
Será que termos 1 cd original e pa nao o danificarmos, já que pagamos preço d'ouro por ele, fazemos uma copia dele ou para que não esteja sempre a pedir o maldito cd, usarmos alternativas, como cracks?

O que eu chamo pirataria, ai sim ilegal, é vender cópias de produtos de originais a fim de lucrar com isso. Acho isso crime e esses sim serem punidos.

Quanto akeles que não kerem lucrar com isso, nem 1 centimo, mas também não querem pagar pelo absurdo de preço dos jogos e nem esperar que baixem, assim tentam fazer o download pela net ou através de 1 cd do amigo fazer uma copia, não sei muito bem onde os inserir. Mas piratas não sei, porque a pirataria está ligado a lucro, dentro da lei também nao estão por não terem pago pelo produto.

Acho melhor as empresas baixarem o preço dos jogos, pondo mais acessíveis, pagar 10/20 eur por um jogo ou descarregalo pela net parece melhor pagar os 10/20 eur ter o original, claro que o manual grosso é dispensável, só um brochetozinho de informação básica do jogo.

Exemplo, pagar 60 eur pelo UT2003, por amor de deus isso é xular abusar uma pessoa.

Opinem sobre este assunto. :twisted: :evil:

PS: Penso que não é ilegal opinarem sobre este assunto, senão passa a censura. :P :roll:
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Jota.RiP » Sexta Ago 22, 2003 16:18

Os carros tambem custam uma fortuna. Poderiamos tb esperar k um amigo com guito comprasse 1 pra depois "copia-lo"?

Os jogos, a musica, os programas, etc, são sempre fruto de trabalho de alguem. Se alguem trabalha tem k ser recompensado, a menos k não o keira, caso contrario está a ser xulado/roubado/enganado.

Tb ja pensei como tu metralha, mas pensa antes assim: se ninguem comprar os jogos, mais caros eles ficam... como tudo na vida: [muitos compradores=preços + baixos] e [poucos compradores=escassez do produto e preços altos]

P.S.: a censura existe pq ha ppl k nun conhece (ou nun ker saber) os caminhos k pisa, e como tal, e de forma a termos um forum util e nao lammer ou spammer, é por vezes obrigatorio intervir.
Nunca se eskeçam k este forum é fruto de 1 pessoa k por gosto suporta despesas e dispende bastante tempo, nao pra proveito proprio mas pra ajudar a todos nós k aki recorremos diariamente. Essa pessoa merece todo e qq respeito.

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 16:35

muitos compradores=preços + baixos
Quere que te prove o contrário? Microsoft

poucos compradores=escassez do produto e preços altos
No mundo de informática é muito diferente. Há pouco compradores se o produto for de fraca qualidade, quanto maior a qualidade e mais compradores mais sobem o preço, até ao limite.

Achas que se o UT não tivesse tido sucesso teriam posto a 60 eur? Pois é, claro que não punham, eles já sabiam k tinham muitas vendas subiram o preço.

E não disse pa serem de borla, mas sim um preço mais justo.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alfatek » Sexta Ago 22, 2003 16:59

N sei mto bem como anda a lei Portuguesa mas acho que é do conhecimento geral que se comprares o cd e fizeres uma cópia para ti não há problema. Se a emprestares a um amigo é ilegal, se a instalares no pc do teu irmão será ilegal?

Acho que é porque ao comprares o jogo os termos e condições dizem que só compraste a licença para um PC... Mas e se o desinstalares e venderes a um amigo... acho que há uma ligeira polémica neste tipo de coisas porque alguns jogos já afirmam que não o podes fazer...

Enfim, são assuntos que sinceramente a lei Portuguesa e mesmo a lei noutros países ainda não conseguiram resolver por inteiro, daí ainda haver muitas questões em aberto.

Agora se vais preso por instalar o jogo no teu pc e no do teu irmão... provavelmente não, nem ng te chatea mto se emprestares o jogo a um amigo teu, se tiveres 10 torres de gravação de cd's e comprares cd's virgens aos 1.000 de cada vez és capaz de ter uns ligeiros problemas :)

Pela lei não deixas de ser pirata por emprestares o cd ao teu colega mas sem dúvida que não é tão grave fazeres isso que venderes o cd copiado, por isso é que na lei está que a pena é até 3 anos...

http://www.pj.pt/htm/noticias/criminali ... matica.htm

Legislação:
http://www.pj.pt/htm/legislacao/dr_info ... 109_91.htm
http://www.gda.pt/legislacao_complement ... sp_04.html

Quanto a meteres crack nos jogos que compraste, vê artº 7º do 3º link e artº 9º do 2º link que te dei... segundo o art7º podes descompilar um programa, que é uma tradução muita rasca de «cracking» mas a divulgação do crack é ilegal a menos que «c) Ser comunicadas a outrem quando não for necessário para a interoperabilidade do programa criado independentemente.»

Logo é ilegal transmitir o crack de jogos mas não é ilegal seres tu a fazê-lo.... enfim... n percebo nada desta treta :P Eu por mim uso cracks no-cd sem qlq tipo de problema pk estar sp a enfiar cd, tirar cd é uma bela duma seca :Q

Quanto aos preços se fossem preços decentes de certeza que teria vontade de comprar mais jogos, assim prefiro esperar pelas edições a 3 contos mas curiosamente lembro-me que o último ou penultimo fifa tinha um bom preço de 5 ou 6 contos o que não será coincidência por ser um dos jogos mais vendidos em PT, ou então decidiram adequar os preços à realidade portuguesa? Enfim... mais de 6/7 contos por um jogo de PC é um roubo mas o pior é mesmo a quantidade de jogos MUITO MAUS que custam o mesmo que jogos MUITO BONS!
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Sexta Ago 22, 2003 17:04

Jota.RiP Escreveu:P.S.: a censura existe pq ha ppl k nun conhece (ou nun ker saber) os caminhos k pisa, e como tal, e de forma a termos um forum util e nao lammer ou spammer, é por vezes obrigatorio intervir.
Nunca se eskeçam k este forum é fruto de 1 pessoa k por gosto suporta despesas e dispende bastante tempo, nao pra proveito proprio mas pra ajudar a todos nós k aki recorremos diariamente. Essa pessoa merece todo e qq respeito.

É verdade, donativos são bem aceites, se quiserem comprar espaço publicitário também estão à vontade ou então comprar um livro da amazon usando os nossos links... [donativos em cheque, vale postal, transferência bancária ou notas de euro]

Anyway a censura existe sempre, mas podes sempre chamar-lhe outros nomes: aplicação das regras, da lei, etc.... que eu saiba tmb é censura n poderes andar aos tiros aos comentadores desportivos que n percebem nada do que falam, right? E acho que ng está contra essa censura :Q

Nota: Este tópico não tem nada de ilegal porque não estás a incitar a cometer ilegalidades, a ensinar a fazê-las ou a transmitir qlq produto ilegal
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 17:37

alfatek Tens razão ás vezes dá vontade de dar uns tiros alguns palhaços até em alguns uns headshots ou pelo C* acima.

Mas pronto é o que temos é o que comemos :D

Mas de uma coisa tamos todos de acordo, eles abusam, mas abusar mesmo, nos preços do software. Pagar 500 eur pelo pacote mais simples do office é uma expluração do 13º grau.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sexta Ago 22, 2003 18:44

Bem é assim concordo com o Jota.rip jogos/software são "coisas" que dão mt trabalho e merecem ser bem pagas, mas na minha opinião os preços deveriam ser ajustados á qualidade dos jogos/software e ao poder de compra de cada país onde são vendidos, ou então faziam uma média através do poder de compra dos diversos países onde determinado produto é vendido e colocavam essa média como preço unico para o produto.
Quanto ao comprar ou não música original eu sinceramente acho um absurdo ver ppl a copiar cds de música acho que têm um preço mais do que acessível para poderem ser comprados originais. Quanto aos jogos bem á muita porcaria por aí e sinceramente estar a comprar um jogo original sem saber se vale ou não os 50 € (ou perto disso) é mt arriscado.
Quanto aos jogos sinceramente eu tenho tudo "original" ...
No meu entender isso de lucrar com a venda de "backups" não está com nada, ainda distribuí-lo gratuitamente ( não estou a brincar) td bem agora lucrar com o trabalho dos outros não acho correcto.

P.S.: Eu não chamaria ao acto de venda de cds copiados pirataria, eu chamava a isso falsificação pura, isso de pirataria não tem nada .
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Taxus » Sexta Ago 22, 2003 22:59

Quanto ao comprar ou não música original eu sinceramente acho um absurdo ver ppl a copiar cds de música acho que têm um preço mais do que acessível para poderem ser comprados originais

Nao é minha intenção ofender-te mas, de duas umas:
- És MUITO rico
- Nao gostas de musica

Pagar 20€ por um album original é um ROUBO!
Eu ADORO musica, não há local em que eu esteja em que nao haja sempre qq coisa a tocar. Adoro musica e respeito/admiro quem a produz.
Entre ter um cd de 0.5€ com um album qq ou ter o original, acredita que preferia muito mais ter o original.
Para mim um album não é só "a musica", é o "todo" que podes comprar numa loja de musica.
Infelizmente NÃO POSSO dar-me ao luxo de comprar albuns originais, porque a minha mesada e a minha conta bancária não chegavam para um centésimo da musica que TENHO e, mais importante ainda, QUE OUÇO!
Se te informares bem, vês que dos 20€ que pagas por um album, apenas uma pequenissima parte vai para o Artista, a grande parte vai para a Editora. Dar dinheiro a Editoras, não obrigado!
Prefiro, em vez de dar 20€ à editora, pagar 25€ e ir ver o artista ao vivo.
Dos ultimo concertos a que fui, fui porque tive a sorte de descarregar a musica da net e gostar!

Qt a jogos, só compro aqueles que me conseguem agarrar ao rato durante mais de 6 meses. No entanto, faço tensão de os experimentar antes de comprar!
A minha conduta não é propriamente a mais exemplar no que diz respeito a jogos, no entanto GOSTAVA de poder comprar mais jogos.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sexta Ago 22, 2003 23:09

Isso de que a maior parte do dinheiro vai para a editora e até mesmo para o comerciante também é verdade, mas é assim eu por exemplo não compro toda a música que oiço, por exemplo se gosto de uma música de determinado grupo saco da net e oiço no pc, se gosto de várias de dif. grupos faço uma compilação e oiço, o que quero dizer é que EU só compro música de grupos que realmente gosto mt poiz estar a comparr um albúm para ouvir 1 ou 2 músicas não dá. O que quero dizer é o seguinte estar a sacar albuns inteiros de grupos que só gosto de uma música para além de não valer a pena não se justifica.
P.S.: Não, não sou rico poiz não tenho mts cds originais de música, sim adoro música mas é tal coisa tenho milhares (sem exagero) de compilações com as músicas que mais agora, visto que é raro eu gostar de um albúm completo, a não ser claro que seja METALLICA ! ... lol :twisted:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Ago 22, 2003 23:10

Acho que não é ilegal tirar jogos da net, desde que no prazo de 24h, já não estejas na posse do jogo ;)

Se conseguires passar um jogo em 24h, bom, ja passei mais um.

Se não ou gostas e compras, ou não gostas e não compras.

Eu sei que para exprimentar o jogo, temos a demo, mas uma coisa é a demo e outra é o jogo ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 23:28

Bem, quando postei não era própriamente pa falar de musica :D
Mas já que foi falado, concordo com o Taxus e o Mr_CyBeRdOc muitos albuns que andam por ai, mesmo aqueles que falam muito e dizem maravilhas, vou a ouvir e só gosto de 1 ou 2 e muito raramente 3 faixas em 12.
Mas há alguns grupos que gosto muito de ouvir e que tenho originais, muitos nao compro pk o meu irmão os tem :D os grupos que gosto mesmo são Quinta do Bill, Pink Floyd, Queen, Mike Old Field (Tubular Bells II e III o I nunca o ouvi), Enya, Enigma e mais alguns. Estes são grupos que não me importo pagar pelos albuns a preço aceitavel (15/20 eur).

Quanto aos jogos, bem gastar 50 eur pa jogar 1 mês ou menos, prefiro ir ás put**. Os meus jogos preferidos já são old games ou abandonware. É verdade há jogos antigos que adoro, e pena o 2000 nao os suportar e nem tou pa passar po 9x/ME só para os jogar .

Resumindo, eu nunca vendi e nunca venderei jogos, só troco, quero dizer, trocava agora o interesse por eles deminuiu bastante. Crime ou não até na estrada cometo infrações, mas nunca a prejudiar 2º 3º 4ºs ou seja la quem for (a nao ser que seja o burroso :twist: ), no mundo da informatica, também nao quero lucrar com o que os outros criaram, tal como também não quero k mo façam.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor metralha761 » Sexta Ago 22, 2003 23:31

Já agora, vocês sabiam que a cópia de cd's de originais (também designada por pirataria) dá mais lucro ao mundo informático que prejuisos?

É fantástico mas é verdade, as empresas veem dizer que teem prejuisosda ordem dos milhões pela pirataria, mas isso é uma farça, é como dizer que os americanos foram libertar os iraqueanos.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Jota.RiP » Sábado Ago 23, 2003 2:28

Metralha, dizes k o UT2k3 custa 60€, eu aki tenho-o em diferentes pontos de venda a 30€ (worten, carrefour, feira-nova, etc)... talvez seja uma kestao de procurar melhor. E este preço 30€ até é um preço justo para um jogo onde à partida irás passar horas a fio.

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Ago 23, 2003 9:53

Bem, segundo li numa revista de hardware/software portuguesa que por exemplo. A sony picture diz que já ta farta dos filmes pirateados, e que andam ai ... e que quer acabar, no entanto a Sony Eletronics está a lucrar na venda de DVD's e CD-RW ;)

Até agora dos jogos originais que comprei, o que joguei mais foram Need for Speed e Raven Shield ( este ultimo foi dinheiro bem dado ;) )

EDIT: Metralha, se kizeres podes instalar o novo windows 95, que so ocupa menos que 5Mb ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor de la Vega » Sábado Ago 23, 2003 14:14

Primeiro que tudo acho que num topico deste genero fazer alusões a grupos, etnias, raças e/ou países é muito baixo (não propiamente a alusão mas sim o "uso" que lhe deram ...)!

Seundo: Mr_Cyberdoc. concordo contigo no que respeita aos metalica, é dos poucos cd's que quem gosta duma música gosta de todas (acho que só aconteçe isso só mesmo com os metallica e os rammstein).

Terceiro (o que realmente interessa): A pirataria pessoal penso que não causa grandes "mossas" nos lucros das empresas, mas a pirataria dita "professional", aquela que é feita em massa com grandes lucros, essa sim, deve ser completamente erradicada da face do planeta terra. Li um caso numa revista em que um tipo tava a vender numa feira o Windows Me por 20€. Agora se uma copia custa +/- 1€ (o preço a que os cd's estavam na altura) o lucro foi de 19€, isto é 1900%!!!

Voltando à pirataria pessoal, esta só dá lucros às empresas pois assim as classes baixas e médias-baixas nunca teriam acesso a um windows ou a um office. Estas classes compram estes produtos copiados porque são os mais usados, fazendo com que os mesmos sejam ainda mais usado (toda a gente sabe que as classes baixas e média-baixas representão uma enorma parte da população mundial) criando assim um circulo vicioso pois mal saia outra versão do mesmo protudo a grande maioria vai querer telo nos seus propios pc's, deste modo as empresas quererão também ter o produto em questão, e estas representão a maioria dos lucros das produtoras.

No caso da música se é para ouvir uma ou duas músicas até estamos a passar por parvos se compramos o cd original mas sacar o cd TODO da net estamos a por em risco a vida da banda/grupo/conjunto "N". Além disso um verdadeiro fan gosta de ter o gozo de comprar o cd, com caixa, por vezes extras(dvd's, letras, etc...) e tudo o mais o que possa acompanhar um cd de música.

Os filmes são diferentes. Já há muito tempo que era possivel copiar filmes (as cassetes de video eram do mais facil de copiar) por isso não penso que seja agora com os dvd's com a sony ou qualquer outra empresa vá à falencia. Quyem gosta do filme não o quer ter num pc (a não ser que tenha um monitor realmente grande e que a qualidade do filme seja boa...) mas sim num dvd (ter o filme em 4 cd's-r também não me pareçe a melhor opcção). Além disso perde sempre conteúdos extra e, lá está, o gozo de comprar o filme.

Agora sejam francos: Se os demos de jogos conteêm os melhores niveis (e por vezes niveis que não veêm nos jogos...) acham que será seguro dar de 30€ a 70€ por um jogo ue mal se conheçe? Ainda o UT2K3 a 30€ é um preço bastante bom para um jogo que nos vai porporcionar (em principio) muitas horas de diversão. Mas sacar o jogo, jogar um ou 2 niveis e dps comprar é a opcção correcta, embora não seja a adquada para a bolsa de muito boa gente. EU posso comprar os jogos que realmente me interessam, mas À QUEM tenha essa sorte. 70€ por um jogo é demais. A maior parte das pessoas não tem sequer esse dinheiro para comer diariamente, quanto mais para gastar em jogos!

Penso que o facto de ser legal ou não é indiferente, pois o que interessa é o uso que damos a essas "copias"...
Editado pela última vez por de la Vega em Sábado Ago 23, 2003 19:04, num total de 1 vez.
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Próximo

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes