Certificados Digitais em Win2000

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Certificados Digitais em Win2000

Mensagempor filduarte » Quinta Fev 17, 2005 15:22

Podem-se copiar certificados digitais de uma máquina que estava a fazer validação em si mesma e agora faz em dominio?

para chegar aos certificados digitais em Win2K é necessário trabalhar na

Microsoft Management Console (MMC)?

Obrigado...
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor Dr » Quinta Fev 17, 2005 17:04

Podem ser copiados, sim.
No entanto, tens que ter em conta duas coisas:
1 - para exportares certificados com o intuito de os usares noutros computadores, tens que exportar a sua chave privada;
2 - tens que exportar também as suas CRLs, assim como todos os certificados que estejam acima desse que queres exportar.

Eu ando a brincar com uma CA aqui no meu computador e acho que já entendo um bocado disto. O que não entendi muito bem é aquilo que queres. Acho que deves ter algumas coisas encriptadas no teu computador que usavam determinado certificado para poderem ser visualisadas. No entanto, adicionaste o computador a um domínio e queres manter esse certificado original.
Seja o que for, gostava que me desses mais esclarecimentos para eu dizer-te qual a melhor forma de usares os certificados que já tens, ou se será melhor criares novos.
E sim... Para andar a mexer nos certificados tens que usar o MMC.
Diz o que queres que eu ajudo-te assim que puder (se conseguir, claro).
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor filduarte » Quinta Fev 17, 2005 17:12

Obrigado Dr. então é assim...

É um certificado de uma instituição bancária que funcionava perfeitamente enquanto a máquina estava a funcionar em workgroup, agora que está em dominio bem como todas, a mensagem que dá quando se tenta instalar o certificado é que "Contacte o administrador" mensagem do BCP... enfim em termos de permissões de ActiveX está tudo direitinho, permissões do user para instalar também e dá essa mensagem...

Pensei em copia-lá do local onde estava antigamente para a máquina agora em dominio e assim já não tinha que instalar, ele devia ler correctamente...

que dizes? Que passos devo seguir?
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor Dr » Quinta Fev 17, 2005 17:33

Hum... Parece-me falta de permissões para executares essa tarefa. Deixa-me adivinhar: não és administrador... Hehehe!
Pelo que estou a perceber, tinhas uma conta nesse computador que usava esse certificado e, agora que pertences a um domínio, deixaste de usar essa conta para usares uma do próprio domínio. Como a conta de domínio não tem o certificado, não podes usá-lo.
Portanto, vais entrar no computador usando a conta que usavas anteriormente. Espero que ainda dê para fazer isso.
Agora a questão é se o certificado era um certificado de computador ou de usuário. Vamos tentar ambos...

Depois de entrares no computador com a tua conta antiga, abres o MMC (Run - mmc.exe).
Aí escolhes a opção de adicionar snap-in (por baixo do menu File) e seleccionas o snap-in Certificates.
Se te perguntar o que queres escolher entre três opções (certificados de usuário, computador ou serviço), escolhe usuário (em inglês é "my user account"); se não te perguntar, apenas dá OK.
Fechas a janela de adicionar snap-ins e dás OK na restante.
Aí vais ter uma MMC com o snap-in que escolheste, o dos certificados. Começas a expandir esse snap-in e encontras logo no início a secção Personal. Abres essa e abres a que se encontra por baixo dessa, que se chama Certificates.
E aí deves ter o teu certificado do BCP.

Nota - Se não o encontrares aí, vais ter que adicionar novamente este snap-in Certificates, mas escolhendo a opção "computer account". No entanto, é necessário seres administrador nesse computador para escolher essa opção. De resto é tudo igual e vou explicar a seguir.

A partir de agora vais exportar o certificado, incluindo a sua chave privada. Para tal, seleccionas o respectivo certificado e clicas nele com o botão direito. Abres o menu "All Tasks" e escolhes a opção Export.
Tem uma janela de boas-vindas, na qual vais dar Next.
Agora o passo mais importante de todos: vai-te perguntar se queres exportar o certificado com ou sem chave privada. Escolhe com chave privada, senão o certificado não vai funcionar.
Dás next e, na próxima janela, vais seleccionar a opção "Inlcude all certificates in the certification path if possible" e deixas as outras duas em branco.
Dás Next e, na próxima janela, escolhes uma password que vai ser usada quando quiseres instalar esse certificado de novo.
Next de novo para definires onde vai ficar armazenado esse certificado. Não caias no erro de deixar isso à sorte, senão és capaz de perder um bom tempo à procura de onde foi parar o certificado. Ao definires o directório onde ele vai ficar armazenado, tens que também escolher um nome para o certificado. Qualquer coisa serve. Clicas em Save, depois em Next e, finalmente, em Finish. Deve surgir uma mensagem a dizer que a operação foi feita com sucesso.
Podes, então, fazer logoff dessa conta e entrar na conta de domínio que agora usas.
Aí, basta-te navegar até ao local onde armazenaste o certificado, clicar duas vezes nele, inserir a password e aceitar os valores padrão que ele te der.
Em princípio deve ficar tudo a funcionar direito.
Se der mer**, volta a aparecer aqui a dizer o que aconteceu e explica-me para que serve o certificado, por favor.
Cumprimentos e boa sorte.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Quinta Fev 17, 2005 20:59

Boas,
agora tb resta saber uma coisa, a certificacao foi feita a quê? à maquina, se sim mesmo que importes o certificado ele nao te vai funcionar, o certificado tb pode ter outro fim que nao aquele que estas a pensar.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes