Aqui está a review de deste brinquedo magnifico, vou tentar ser o mais completo possivel, pois este e o meu primeiro Pocket Pc
Pra já vai sem fotos, mas mal possa acrescento umas fotos do S100 e uns screenshots pra ficaram a perceber melhor a review.
CAIXA:
-Qtek S100
-Bateria
-Carregador 220V
-Cabo de sincronização USB
-Auricular stereo com controlo de volume e botão atender chamadas
-Stylus adicional
-Cartao em formato SD pra proteger slot
-Bolsa de protecção
-Manuais de instruções e garantia
-CD c/ activesync e Outlook 2002
-CD c/ CityHelp
ESPECIFICAÇÕES:
Sistema Operativo Windows Mobile 2003 SE
-Processador Intel Bulverde, 416 MHz
-Memória 64 MB ROM, 64 MB SDRAM
-GSM/GPRS - Tri-band 900/1800/1900
-Bluetooth versão 1.2
-Câmara integrada 1.3 mega-pixel
-LCD Display – 2.8”, Transflective TFT-LCD 240 x 320 pixels, 64K cores
-Bateria Li-Ion 1200mAh, amovível, 3 a 5 horas de conversação, 190 horas em standby
-Interface IrDA / USB
-Som Audio Codec – AMR/EFR/FR/HR
-Expansões MMC/SDIO
-Dimensões Standard 108 mm x 58 mm x 18.1 mm
-Peso: Equip. com bateria aprox. 150 gr
CONSTRUÇÃO:
Aqui está um ponto que me agradou muito, a estrutura do S100 é toda em metal, com pouco plastico, ao inicio parecia-me ser de plastico cinzento e que seria propicio a ter tinta a sair, mas pelos visto não e ainda bem. Na parte de tras do S100 temos uns pequenos apoios que evitam com que a capa se estrague e proteja assim também a camera. De salientar também, é o seu tamanho invulgar pra um pocket pc com telemovel integrado, pra quem já pegou pegou num nokia 7650, posso dizer que é o S100 mais pequeno e compacto. Sobre a construção penso que está tudo.
BATERIA:
Sobre a bateria não há mt a dizer, apenas que me surpreendeu pela positiva, numa utilizaçao normal Pda + Telemovel 2 dias pelo menos aguenta, em utilização mais puxada é apontar pra um dia, o que na minha opinião está optimo, se considerar que na minha n-gage bastava brincar um pouco com ela para a bateria não me durar nem meio dia.
Outra coisa porreira e util é o facto do cabo usb de sincronizar o Pda também carregar a bateria, assim a qualquer momento que esteja a ficar sem bateria, basta ter o portatil ao lado ou outro computador qualquer é claro.
SOM:
Bem, outra coisa que me deixou surpreendido, o som que sai do S100 é de uma qualidade muito boa mesmo, estava habituado ao mp3 da n-gage, e isto já é outro mundo a beira da n-gage, tanto com headphones(estes incluem controle de volume, nice), tanto com a coluna exterior. Completamente aprovado. Outra coisa que me agradou foi da saida dos fones ser igual á da n-gage e com o adaptador da n-gage posso ligar fones normais ou colunas directamente ao S100.
ECRÃ:
Em relação ao ecrã, nada apontar também, tem um bom angulo de visão, brilhante. A resolução nativa de PDA (320x240) mantem-se embora seja mais pequeno que os demais, eu gosto dele assim, a imagem fica mais definida e não perde nada em ser mais pequeno.
CAMERA:
O pior do S100 na minha opinião, em interior desilude muito, embora em exterior até se safe mais ou menos, mas no mercado temos telemoveis com melhor qualidade de foto. Já serve pro desenrasque, pode ser que com uma nova rom este problema se resolva. Já agora, a camera permite tirar fotos em jpg e bmp com as resoluções de 160x120, 320x240, 640x480 e 1280x960. Em video podemos gravar em mp4, avi e 3gp e com opção específica para captura de MMS vídeo.
CONECTIVIDADE e EXPANSÃO:
O S100 suporta cartões SD e MMC, e SD-IO. Tem infravermelhos e bluetooth e suporta cartões SD-IO Wi-Fi.
TELEMOVEL:
Como telemovel, pensei que iria estar pior servido por estar habituado a lidar sempre com nokias, e pelo S100 não ter teclas, mas por acaso não.
Começando pela marcação de numeros, aqui as coisas são mt simples temos um teclado virtual no ecrã em que podemos utilizar os dedos pra fazer input dos numeros ou procurar pelo nome que queremos marcar através de T9, tudo mt simples, não é necessaria a stylus, para as sms também podemos fazer o mesmo, embora eu ate prefire usar a stylus. A qualidade de recepção de rede é boa, e o som também está dentro do normal, tudo ok também. Apenas não gostei de uma coisa, que estava habituado nos nokias, que era o facto de poder adicionar varios telemoveis a uma pessoa, no S100 so podemos ter um telemovel, embora telefones de casa e de empresa podemos ter varios. Falhou aqui, mas da pra remediar com o resto das opçoes de numeros (casa, trabalho).
SOFTWARE:
Tudo se resume a uma palavra aqui, Windows, no S100 encontramos software como, o Pocket Word, Pocket Excel, Pocket Msn, Pocket Internet Explorer, Windows Media Player, File Explorer, entre outras.
CONCLUSÃO:
Pra concluir, apenas digo que este aparelho acaba por ser um boa compra pra quem procurar um PDA e um telemovel, o preço acaba por ser competitivo contra marcas como a nokia e a sony ericsson. Eu pelo menos nunca mais vou comprar telemoveis desses agora que me habituei a isto. Só peca por só ter 64 de Ram e por não ter wireless, a wireless inda dá pra arranjar um SD-IO, mas a ram vai ter de ficar assim, mas nada com que não se possa viver. E pronto, acho que não há mais nada a dizer, mais qualquer coisa que queiram saber, basta perguntar
Fotos:
Desculpem lá a qualidade, tenho a maquina digital estragada e vai ter de ser mesmo em 7650 power
.jpg)