Lista de Software "Gratuito" (discussão)

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 1:48

alfatek Escreveu:update para ter tmb as plataformas onde funciona ou tem versões alternativas... marquei ainda com * os campos que considero opcionais...

o teu template é praticamente igual... :P

Well.. não tem o mesmo sentido.. lol.. tipo.. o meu começa pelo nome.. segue-se as informações relativas ao produto.. passa para a avaliação do mesmo.. e no fim de tudo tem o link pró download.. ;)

PS - Tb colocava as "Plataformas" no meu template.. de resto.. o meu mete o teu a um canto.. hehehe.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 1:59

fastben Escreveu:boas

Gostava de propor à administração, para que ninguém se sinta desfavorecido que o Tópico inamovível sobre software gratuito, ficasse em nome do HCP assim acho que todos ficam contentes :wink:

Fiquem bem

LOL.. nem tinha visto este post.. mas por mim até pode lá estar escrito "p*** que o pariu".. que para mim é indiferente.. LOL.. o que interessa é que exista uma thread (exclarecedora) inamovivél relativa a essa discussão.. e "não existe" (mas não é por mim.. garanto).. :lol:

PS - Em qq dos casos.. discutam isto da forma que entenderem.. que eu não vou mais pronunciar-me no que toca a este tipo de assuntos.. 8)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor metralha761 » Sexta Fev 18, 2005 9:32

Acho que ainda temos um assunto a discutor:

Se vai ser criado o forum, será que esse forum vai contemplar o software free ou open? Acho que não.

Existem varias licenças. Open, Free, half free, adware, shareware, demoware. Penso que sejam estas as principais.

Há um que devem desconhecer, é o half free. Eu chamei half free a incluir programas que para uso proprio é free, mas no mundo comercial é pago. E mt gente usa software que em casa está legal, mas se levarem pa empresa está ilegal.

Penso que a parte de falar sobre a licença é mt importante.

Depois, quando for pago, devemos meter o tempo de trial e o preço da licença, em alguns casos uma licença pode dar pa varios computadores.

Acho este pequenos mt importantes pq existem varias pessoas que vêm a este forum pesquisar para o uso da sua empresa ou onde trabalha. E sempre poupa-se algum trabalho em sitar o teipo de licença.

Quanto ao forum ..... é complicado, penso que era preferivel no forum existir um stick apontar para um link externo onde vai dar a uma pagina com basedados dos programas.

Me facilmente se colocam 50 programas free/open, depois esse topico deixa de ter interesse por ser tao extenso.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Kaipyra » Sexta Fev 18, 2005 9:49

Como já tinha referido noutro tópico qualquer, este é um assunto que me interessa bastante. Sempre que posso opto por soluções open source, sempre se poupa alguma coisa e ajuda-se a comunidade.

Quanto a esta questão em particular, penso que se deve partir para a organização referida pelo Alfatek, parece-me bem estruturada e passível de gerar mais valias para a nossa comunidade.

A única coisa que me chateia é o facto de acrescentar um novo sub-forum... para mim começam a ser muitos, o que acaba por ser menos usr friendly. mas por outro lado organiza melhor as coisas... é difícil encontrar o ponto de equilíbrio!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Kaipyra » Sexta Fev 18, 2005 9:54

metralha761 Escreveu:Quanto ao forum ..... é complicado, penso que era preferivel no forum existir um stick apontar para um link externo onde vai dar a uma pagina com basedados dos programas.

Me facilmente se colocam 50 programas free/open, depois esse topico deixa de ter interesse por ser tao extenso.

Penso que era mesmo essa a ideia, um post em sticky que servisse como índice, dividido por categorias:

Para Limpar retretes:
-piassaba (mal escrito de propósito)
-balde de água

Para dar cabo dos pombos:
-fisga
-pressão de ar
-telhas electrificadas

and so on...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor metralha761 » Sexta Fev 18, 2005 10:00

--- FULL OFF TOPIC ---
Kaipyra Escreveu:Para dar cabo dos pombos:
-fisga
-pressão de ar
-telhas electrificadas

and so on...

Experimenta ir a correr e dar um pontape num :D vais ver que tb é divertido :lol:
--- END FULL OFF TOPIC ---

Pois, tb pensei nisso, mas existem aqueles programas hibridos (que nem se insere num ou outra categorias, mas em ambas), a não ser que se repita.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Stu3s » Sexta Fev 18, 2005 14:23

N tenho acompanhado bem esta discussao, por isso é claro q n li os post todos até agora.
N sei se aquilo q vou dizer ja foi proposto, se foi adiante.

A minha opinião para organizar o forum de freeware é a seguinte:

1º - Cada programa ficava num tópico, e apenas era permitido um e apenas um por tópico. O titulo do tópico tinha de seguir um template, por exemplo uma tag qq a identificar o genero de software e o titulo do programa, assim -> [Browser]Firefox 1.0, [Jogos]Sueca Ultimate X

2º - Em seguida discutia-se a qualidade e utilidade do programa e até se podia colocar uma votação, evitando assim a classificação do software apenas por uma pessoa. Colocar um programa por tópico.

3º - Cada utilizador q abre um tópico, teria em seguida de enviar uma MP a um moderador ou ao adm com o link do respectivo tópico e nome completo do programa (apenas)

4º - O mod ou adm em seguida colocava num tópico em sticky algo do genero 3d studio design.
Isto é melhor do q ser o proprio utilizador a colocar um post na thread em sticky, pq assim o moderador pode agrupar isso de uma forma melhor e dps basta ir editando e acrescentando mais links.

Ficaria algo assim:

Jogos/lazer/multimédia
link1
link2

Aplicações
link1
link2

Por ordem alfabética.
Se se achar necessário tb se pode colocar à frente do link 2 ou 3 palavras a dizer o q é o programa e para q serve.

Resumindo, organizamos o fórum da seguinte maneira:

UM tópico em sticky, q serve como indice para o software

O primeiro post de cada tópico, tem de seguir um template definido, seja no corpo da mensagem, seja no totulo

A discução dps pode ser normal .... falta saber se se coloca ou n votaçao!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Stu3s » Sexta Fev 18, 2005 14:36

Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor alfatek » Sexta Fev 18, 2005 18:13

stu3s,

tens basicamente as mesmas ideias de organização que eu e parece que há unanimidade...

a única duvida para mim seria se é apenas um forum de software free/opensource ou se vamos permitir outro tipo de software, por exemplo:
- demos de jogos
- free para uso pessoal ou academico
- adware
etc

por mim era só free/opensource e free para uso pessoal/academico... e o nome do forum seria msm esse:
Lista de software freeware / opensource
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 18:37

alfatek Escreveu:stu3s,

tens basicamente as mesmas ideias de organização que eu e parece que há unanimidade...

a única duvida para mim seria se é apenas um forum de software free/opensource ou se vamos permitir outro tipo de software, por exemplo:
- demos de jogos
- free para uso pessoal ou academico
- adware
etc

por mim era só free/opensource e free para uso pessoal/academico... e o nome do forum seria msm esse:

Código: Seleccionar todos
[Outros]

[Conversa da treta]

[Guia de compras]

[Processadores, Chipsets e Motherboards]

[Placas Gráficas]

[Sistemas Completos]

[Overclock e Cooling]

[Caixas, fontes de alimentação e mods]

[Redes Informáticas]

[Multimédia]

[Discos Rígidos]

[Outro Hardware]

[Web design]

[Forum de testes]

[Dreamweaver]

[Frontpage]

[etc]

"Outros" -> Não contabilizado (como tem sido até á data)..

"Conversa da treta" -> De modo a que se separe o "SPAM" do restante forum..

"Guia de compras" -> Separando este forum do de "Hardware" (ou seja.. separando-o dos "problemas")..

"Webdesign" -> Separando este forum do de "Programação" e "Outro software" (e uma mais valia pro forum)..

PS - Já que estão a pensar reformular o forum.. acredito que este assunto tem mais importancia.. não desfazendo..

PS 2 - Como já referi anteriormente (relativamente á matéria em causa).. preferia "uma unica thread c/ index".. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 18, 2005 18:41

alfatek Escreveu:por mim era só free/opensource e free para uso pessoal/academico... e o nome do forum seria msm esse:

Desculpa que te pergunte.. mas que tens tu contra o Opera por exemplo?.. é um excelente software suportado por publicidade.. não incluis?.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Sábado Fev 19, 2005 18:30

PapaGigas Escreveu:Como já referi anteriormente (relativamente á matéria em causa).. preferia "uma unica thread c/ index".. :P

Well.. só para esclarecer que o que quero dizer.. é uma thread inamovivél por sub-forum.. onde existissem os links para as restantes "5"..

PS - Se já existem "6" categorias de software.. para quê a criação de um novo forum para debater tal coisa.. quando podes criar 6 threads?.. :roll:

Edit: Aqui tá um exemplo -> http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 5b9#128103
Editado pela última vez por PapaGigas em Segunda Fev 21, 2005 5:09, num total de 1 vez.
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alfatek » Segunda Fev 21, 2005 1:09

bumping
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor PapaGigas » Segunda Fev 21, 2005 3:37

alfatek Escreveu:bumping

8O 8O 8O

Que quer isto dizer?..

8O 8O 8O

PS - Bump = Encontrão/Solavanco.. :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Fev 21, 2005 14:20

Penso que será apenas para colocar o tópico "no topo".

BUMP !!! :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

AnteriorPróximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante