net_shark Escreveu:brr...que complicados que vcs sao.
localmente
netstat -a
Bom, isto é muito giro, mas não diz nada. O netstat diz-te as ligações activas do teu PC. Tudo bem, pode dar a ideia de que é o ideal para este caso. Mas vamos ver as coisas do jeito que elas são: em minha casa tenho um servidor proxy que faz tb de firewall. Bloqueia muita coisa, e não digo tudo porque tenho uns serviços (HTTPS e serviços de e-mail) a correr aqui. Chego a outro computador na minha rede caseira, digito um netstat e vejo, por exemplo, a porta 135 aberta. Isso significa que a porta 135 desse computador está acessível a toda a gente na Internet? Não!!! O proxy/firewall bloqueia as comunicações para essa porta.
Conclusão: o netstat pode ser útil para resolver problemas dentro de uma rede, mas nem sempre traduz as portas que estão abertas para a Internet, como acontece neste caso. Daí, o seu uso no computador cliente não acrescenta nada de útil às informações que o rapaz já tem.
O portscan deve ser feito de fora ou, caso seja possível, no próprio servidor proxy que a faculdade usa.
Quanto ao resto, o [PT]CableGuy resumiu a minha opinião: P2P em ambientes "corporativos" é pedir problemas.
Cumprimentos a todos.