pc aos soluços?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

pc aos soluços?

Mensagempor V3ga » Quinta Fev 24, 2005 18:37

Olá a todos

Aproveito para colocar uma questão. Talvez alguma alma caridosa e conhecedora possa ajudar-me com umas dicas.

Primeiro a máquina: um portátil HP pavilion ze5300, P4 2.4GHz, 512MB ram, wireless, etc, etc. Tem Windows xp prof com sp2 e actualizações da MS instaladas.

O problema é que de vez em quando o sistema pára por uma fracção de segundo. Não existe um padrão para estas paragens. Podem ocorrer várias num só minuto ou estar vários minutos sem que ocorra nada.
Quando tinha o xp home estava sempre a acontecer e pensava que era o SO que já estava demasiado cheio de coisas e precisava de ser limpo. Agora depois de formatar e instalar tudo volto ao mesmo, ainda que não com a mesma frequência que antes tinha.
Experimentei arrancar com um cd do linux e isso não acontece...

Alguém tem ideia de qual será a causa destes soluços? Será devido a alguma das actualizações do windows ou do office?

Muito obrigado
V3ga
Novato
Novato

Registado: Terça Fev 22, 2005 22:37

Mensagempor Stu3s » Sexta Fev 25, 2005 5:18

frize limao :lol:

Por aquilo q descreves, n deve ser problema de software .... talvez o disco n esteja a ficar de boa saude. Um dos sitomas pode ser esse de falhas de leitura.

Ou entao a ram.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Kayn » Sexta Fev 25, 2005 5:22

tb atirava prai. por outro lado, se com o linux funciona perfeitamente bem, n me parece ke seja hardware...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 25, 2005 5:28

Stu3s Escreveu:...Ou entao a ram...

É para aqui que apontaria as minhas baterias.. não fosse o teres mencionado que c/ o linux nada disso sucede.. :roll:

PS - Em qq dos casos.. tenta substituir os modulos.. e correr o windows.. mas diga-se de passagem: belo quebra cabeças que para ai tens.. lol..
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Re: pc aos soluços?

Mensagempor PapaGigas » Sexta Fev 25, 2005 5:40

V3ga Escreveu:Experimentei arrancar com um cd do linux e isso não acontece...

Ups.. não tinha reparado no pormenor de ter sido por CD.. lol.. sendo assim inverto posições.. e aponto baterias ao HDD.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Stu3s » Sexta Fev 25, 2005 5:47

Nem tinha reparado nessa parte do linux. (tenho de tentar manter os olhos abertos mais um bocadito :lol:)

No entanto utilizas-te o sistema em linux tempo suficiente para verificar q realmente n ocorriam paragens??????
É que se for do disco q tenha algum sector marado n tem de ocorrem sempre so qd essa zona do disco for usada, se for problema com as memorias tb pode acontecer igual.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor V3ga » Sexta Fev 25, 2005 17:57

Desde já obrigado pelas respostas.

Bem, eu não acredito muito em avaria do HDD e a principal razão disso é que quando oiço mp3 no xp noto essas paragens na música e no linux, ouvindo a mesma coisa (mesmas faixas no mesmo disco) isso não aconteceu... :?

Bem, talvez eu tenha aqui algum prolema com algum driver. Poderia ser da wireless ou até algo relacionado com um hdd-usb externo mas devo dizer que nada é verdadeiramente conclusivo, pois com eles ou sem eles, já tive as duas situações (com e sem soluços...). :evil:

O que acho estranho é que eu estava à espera de deixar de ter isto quando reinstalei o xp, com disco formatado, mas voltou a acontecer.
De qualquer forma vou instalar um novo hdd no portátil e se isso voltar a acontecer (poderá) não ser do disco actual.
Ainda não fiz uma verificação exaustiva deste disco. Que softw devo usar? :?

Bem, aceito mais opiniões, entretanto obrigado! :D
V3ga
Novato
Novato

Mensagempor PapaGigas » Sábado Fev 26, 2005 2:02

V3ga Escreveu:Bem, eu não acredito muito em avaria do HDD e a principal razão disso é que quando oiço mp3 no xp noto essas paragens na música e no linux, ouvindo a mesma coisa (mesmas faixas no mesmo disco) isso não aconteceu... :?

err.. que estranho.. sendo assim é "conflito de software".. mas bolas.. muito estranho.. mesmo mesmo mesmo muito estranho.. :roll:
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor metralha761 » Domingo Fev 27, 2005 19:16

Ficate pelo linux :D

Soluções:

Temos de ir mais ao pormenor, pode ser algum driver como algum hardware, que com o windows é carregado e no linux não.

Para verificar de onde vem o erro, vai dar trabalho, mas chega-se ao destino.

Vai fazer novamente uma instalação limpa. Com o basico da instalação, verifica se existe o problema.

Caso execute bem as tarefas, começas as instalares, uma a uma e fazendo testes em cada instalação até saber o que causa as paragens.

Quando falo de instação, refiro a qualquer pintelho que metas no PC. Desde drivers a programas.

Alguns casos, pode ser conflitos de programas, pricipalmente programas a correr em memoria, como antivirus. Antes destas ardua tarefa, podes pesquisar todos os serviços e programas em memoria e ires desligando, pode ser que solucione o problema, mas tem cuidado ao desactivares serviços.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor V3ga » Domingo Fev 27, 2005 22:13

Bem, de facto a ideia é fazer tudo um-a-um até conseguir alguma informação sobre isto.
Não pode ser do hardware pois em linux funca bem. Um alívio...
Mas, neste momento já troquei o disco do portátil e reinstalei tudo de raiz. Até agora não estou a notar nenhum soluço, mas ainda me falta instalar algumas coisas como
- yahoo messenger
- msn messenger
- barra de ferramentas do google
- drivers de uma placa pcmcia wireless que por vezes uso em vez do wireless integrado pois este é a 11mbps e a placa é 54mbps (dá + jeito para a troca de files na rede caseira...).
De resto já instalei tudo o que é habitual nesta máquina, desde office 2k3 até nero 6.3 entre outras poucas coisas... Está com o fundamental, embora antes da outra formatação tivesse muito mais coisas instaladas (nem sequer foram os soluços que me fizeram formatar dessa vez).
[]'s
V3ga
Novato
Novato

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes