Redes Wireless em Centros Comercias

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Redes Wireless em Centros Comercias

Mensagempor 6600LIVE! » Terça Mar 01, 2005 19:52

Boas!
Ha uns tempos para cá, tenho reparado que têm aumentado os Centros Comerciais com Rede Wireless(nao fazem mais do que obrigaçao :lol: :D ).... Por exemplo, cá em coimbra, o CoimbraShooping ja tem a rede wireless da Sonae, e estao a construir novos centros, como o dolce vita, que devem tambem ter. A minha questão é: Como é que isto funciona? A malta chega lá com um portatil, e ligasse automaticamente, nao é preciso username, nem pass? Podemos fazer downloads como nos apetece? Se for tudo assim simples acho k vale a pena ir lá fazer uns downloads "pesados", pois eu tenho Netcabo, e os meus limites de trafego sao muito baixos!!! :D Já alguém exprimentou este tipo de rede wireless nestes Centros Comercias? Nao digo em faculdades...digo mesmo em zonas como estas. :roll:
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor Lusitano » Terça Mar 01, 2005 19:59

Não sei se sabes mas esses acessos são pagos, isso não é à borlix.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor 6600LIVE! » Terça Mar 01, 2005 20:36

:( Isso relamente nao sabia..... Bom, vou para a faculdade, pelo menos la é gratis! :D
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor Gak » Terça Mar 01, 2005 20:57

São pagos como assim?

8O

Ou melhor onde?
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Taxus » Terça Mar 01, 2005 21:28

São pagos? Aqui em Aveiro não!
Talvez estejas a confundir com o PT-WiFi....
O PT Wi-Fi é um serviço que existe em alguns sitios; correios, aeroportos, cinemas, centros comerciais,..., mas que é da responsabilidade da PT e por isso tens que pagar (e bem!)
No entanto há centros comerciais e outros locais publicos em que tens WiFi de borla.
Apenas te posso dar exemplos em Aveiro, porque são os que conheço. O Centro comercial Glicinias tem WiFi grátis (à conta da cabovisao) e vários cafés têm WiFi grátis (à conta da Netcabo).

Nos exemplos que conheço, não precisas nem de username nem de pass... é so ligar o portatil, activar o Wireless e voilá
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mar 02, 2005 15:31

Boas,
ainda sao hotspots de "teste" ou de divulgacao que ainda se encontram abertos ao publico, por exemplo no colombo em lisboa o hotspot que la existe ainda esta gratuito.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Taxus » Quarta Mar 02, 2005 16:41

No caso dos dois cafés que conheço e do centro comercial aqui de Aveiro são grátis propositadamente
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Dr » Quarta Mar 02, 2005 17:29

Grátis... Mas esta gente ainda se acredita no Pai Natal, ou quê? Hoje em dia, alguém oferece alguma coisa a outro alguém???
Se comprares um SL 55 AMG, são capazes de te oferecer uma data de coisas... Agora ninguém te vai oferecer o SL apenas por seres a milésima pessoa a entrar no stand.
Se os centros comerciais, alguns, ainda disponibilizam a internet wireless gratuitamente, como disse o Tretabyte muito bem, é porque andam a testar o serviço. E não fica nada bem estar a cobrar por um serviço instável, que pode dar o berro a qualquer altura. além das implicações legais que isso acarreta para a empresa fornecedora do serviço, os potenciais clientes começam a olhar com desconfiança para o serviço e para a própria empresa.
Portanto, "grátis" é uma palavra que deve ser riscada do nosso dicionário, salvo excepções muito raras.
O acesso a redes Wi-Fi exige autenticação, quando estas redes estão bem configuradas. No caso dos hotspots da PT, existe a possibilidade de pagar uma mensalidade para ter esse acesso (com limites, claro) ou então comprar um cartão para x tempo/tráfego.
Nos hotspots do grupo SONAE, clientes da Optimus e da Vodafone enviam uma mensagem SMS para um número qualquer que eles têm e pagam por essa mensagem o acesso à rede.
Portanto, quem tem a sorte de ter um hotspot perto de si ainda em fase de testes, que aproveite...
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Taxus » Quarta Mar 02, 2005 22:05

O Centro Comercial Glícineas em Aveiro tem, quase desde a sua abertura, Wireless grátis e bem publicitado como sendo GRÁTIS. Em testes? Demoravam 3 ou 4 anos a fazer testes?!
Não me parece!

Dois outros cafés têm, desde a sua abertura, Wireless Grátis. Não me parece que escrevessem em letras bem visiveis nos menus "Wireless Grátis" para mais tarde porem o serviço a pagar. Testes? Os testes demoram uma semana ou um mês a fazer!

Agora, o conceito de grátis é relativo.
Se eu tiver que escolher entre dois cafés para ir trabalhar, é obvio que escolho aquele que tem Wireless. Tenho internet à borla mas tenho que consumir qq coisa. Ou seja, o serviço serve de chamariz para a clientela....

Isso ou... O Pai Natal vive em Aveiro
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor scrat » Quinta Mar 03, 2005 0:20

Eu confirmo q o Glicinias tem hotspots gratis. Alias ha muito tempo.

Se formos a ver não é grátis, vais lá comes qq coisa, bebes, navegas na internet, etc... acabamos por pagar sempre qq coisa :wink:
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor Andre_Oliveira » Quinta Mar 03, 2005 5:13

Alguem sabe de hotspots grátis em Lisboa?
Nao vale as Universidades! :D
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Dr » Quinta Mar 03, 2005 5:13

Calma, Taxus... Não escrevi aquilo para insultar ninguém ;-)
Eu próprio disse que existem raras excepções.
No entanto, é um dos poucos casos entre uma grande maioria que cobra, de alguma maneira, pelo serviço.
Stay cool :-)
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Taxus » Quinta Mar 03, 2005 8:36

Pacífico 8)
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Achtung » Quinta Mar 03, 2005 9:19

Claro que sendo muitos deles a pagar, pergunto-me eu pq é que eles não usam publicidade (tipo pop-up's que abrem de 2 em 2 min. etç) para cativar mais malta, baixando o preço de acesso... ou até mesmo eliminando o custo do mesmo? :roll:

Existem tantas formas de dar acesso gratuíto, que até chateia!!! Se eles (a PT p.ex.) poupassem nos panfletos que enviam na correspondência e empregassem esse dinheiro para terem um serviço mais barato de wifi, assim é que arranjavam mais lucros!!! Eu particularmente leio raramente o que vem lá.

Quem fala da PT fala logicamente de outros! Mas enfim... para eles continuarem com o serviço de Hotspots pagos (e bem pagos) é pq alguém os usa!

Viva o capitalismo! :twisted:

Cumprimentos
Achtung
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 14, 2005 9:21

Mensagempor pamaro » Quinta Mar 03, 2005 12:26

Achtung Escreveu:Claro que sendo muitos deles a pagar, pergunto-me eu pq é que eles não usam publicidade (tipo pop-up's que abrem de 2 em 2 min. etç) para cativar mais malta, baixando o preço de acesso... ou até mesmo eliminando o custo do mesmo? :roll:

Eu ficava a odiá-los se metessem pop ups que abrem de 2 em 2 minutos... é das piores coisas que pode haver.
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes