Apesar de já à bastante tempo ser espectador do forúm, aproveitei também a oportunidade deste tópico que me interessou particularmente, para me registar e poder de alguma forma começar a contribuir...
O Clasus C450-03 está presente em configurações diferentes à indicada, particularmente com monitor 1400*1050 e correntemente com a, cada vez mais tendencialmente usual, ATI 9700 128.
Se procurares bem arranjas o portátil por 1850€, tal como eu o adquiri, com as ligeiras alterações acima referidas.
Ao contrário do especificado na descrição da loja que referes, e embora não passe de um pormenor com quase nula importância, o barebone não tem porta paralela, embora tenha 4 portas realmente USB 2.0 - não tem também nem porta série nem de IR-DA, estes são alguns compromissos a fazer em favor das dimensões.
O portátil é fabricado pela ARIMA (
http://www.arima.com.tw este site tem pouca informação e nem toda ela está actualizada) o modelo do chassis é na verdade o M621-DC.
Estamos perante uma marca relativamente menos conhecida por estas terras lusitanas mas nem por isso de qualidade duvidosa, os acabamentos são de luxo, os materiais leves, a cor silver cobre a tampa e a base.
A Clasus só a vi até agora em comercialização (para além das lojas de informática "normais") numa única grande superficie comercial e acho lamentavél que o grande público acabe por desconhecer esta alternativa de grande viabilidade.
O peso leve (especialmente reduzido para o tamanho de monitor que tem) quase que o atira para a categoria dos ultra-portateis embora a componente de poder de processamento esteja bem assegurada.
Uma alternativa "interessante" ao TOSHIBA M30X-144, outro campeão da qualidade/preço, particularmente se o peso e design acima da média da Clasus VS ecran truebrite histórico da marca Toshiba forem factores que realmente pesem na decisão.
Os 3 anos de garantia standard são um factor a ter em conta.
Em termos de qualidade de materiais (por experiência própria) posso afirmar que o ecran - pelo menos o SXGA+, está alguns furos acima, em termos de nitidez/ângulos de visão, ao fornecido pelos UNIWILL 259IA3 (ou tsunami speeder 259), não tendo porém comportamentos tão bons em resoluções tais como 1024*768...
Cumprimentos.
Clasus More C450-03: Centrino® M755 2,0GHz Display 1400x1050 80 GB 5400rpm 2GB RAM DDR333 GRAVADOR DVD 4X (+/-) ATI M11 Mobility Radeon 9700 128MB Wireless Mini PCI 802.11g