3d mark... que acham destes resultados??????!!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor bcunha » Quarta Set 03, 2003 15:38

Ganda cena, agora é que vi essa sessão de agressões virtuais :lol:
Pareçem as mulheres com o periodo :lol:

Agora a falar a serio, podemos discutir e discordar uns dos outros em varios assuntos sem chamar nomes uns aos outros, eu sei eu sei, eu tambem fiz isso, mas porque me "agrediram" primeiro, eu sei seu sei, assim não sou melhor que os outros, ninguem é de ferro :wink:

Então é assim, por a minha experiencia no trabalho e por algum estudo feito, o raid 0 (stripping) ganham performance e perdem fiabilidade no sentido se um disco avariar toda a informação desse disco é perdido mas o do outro tambem embora funcione bem fisicamente logicamente ele não consegue aceder aos dados. Imaginem um disco em cima do outro, os dados são escritos e lidos tipo em fatias (slices) usando os pratos de cada disco de cima para baixo, podendo ser definido a quantidade de dados para escrita em cada prato, mais ou menos o mesmo que cluster size. Sendo assim, no minimo precisam de 2 discos para fazer um raid 0. Atenção que teoricamente ganham o dobro da velocidade, na pratica não será bem o dobro mas ganham muita performance, embora, principalmente nos chips raid 0 mais antigos a escrita por vezes era particamente a mesma que sem raid, ou seja, usando jabod (just a buntch of disks) acho que é assim que se escreve :D . Nas novas boards, penso que foi a MSI a primeira a fazer, o escrita já é feita com quase a mesma performance que a leitura. Aqui é usado algum cpu time. Devem ser usados discos de tamanho igual, para não se desperdiçar disco, por exemplo no caso de 1 disco de 40 gb e outro de 80 o raid será terá 40gb do primeiro e 40gb do segundo sendo desperdiçado 40gb do segundo.

Raid 1 (mirror), ganha-se fiablilidade e não se ganha nada de performance, até se pode perde um pouco pois os dados são duplicados para o outro ou outros discos. Caso se perca um disco o outro continua a funcionar correctamente, pelo menos teoricamente, isto não nos safa de um erro de utilizador, por exemplo, se um ficheiro critico for apagado o erro é replicado por todos os mirrors, aqui só a reposição a partir de um backup.
Pode-se substituir o disco avariado por um novo que a informação começa a ser replicada novamente (pode ser uma operação muito morosa). Minimo 2 discos. É usado cpu time na mesma. Aqui "perde-se" um disco ou mais para redundancia, como exemplo, 2 discos de 80 GB, o espaço disponivel para file systems será de 80gb visto os outros 80gb do segundo disco serem para mirror (duplicação).

Pode-se usar o melhor dos dois mundos, e para isso temos vários opções.
Podemos usar raid0+1, ou seja, stripping plus mirror, ou, raid1+0 mirror plus stripping. Em ambos os casos temos performace e redundancia. Existem um pouco de diferenças quer de fiabilidade de performace e de redundancia entre eles, se estiverem interessados posso explicar mais tarde. Desvantagens, desperdicio de espaço, minimo 4 discos.

Houve varios raids intermedios mas o mais usado actualmente é o raid 5, que consiste em vários discos para dados e um ou mais para paridade.
Caso se perca um disco, depois deste substituido os dados começam a ser recuperados a partir do disco de paridade através de um algoritmo. Deste modo temos performance, redundancia e não desperdiçamos tanto espaço como no raid0+1 e raid1+0.

Estou a dizer isto de cabeça, por isso, corrigam-me em alguma bacuráda.

Cmps.

P.S.: fui eu que disse à uns posts atrás que não ias ganhar nada com raid 0, mas disse que não ias ganhar nada no 3dmark, como é lógico :lol: .
No pcmark ganhas e muito.

P.S.2: o FCP ganhou :D
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Set 03, 2003 16:07

exacto bcunha, agora compara isso com o post anterior ao meu e diz-me: ele sabe seker do k ta a falar? duvido...

Ha ai tb um post algures a explicar passo a passo o funcionamento dos vários sistemas RAID. E como tu, muito bem, disseste, há a necessidade de discos "redundantes" para indexar a informação (sistema fiavel)... Não havendo discos "redundantes" corre-se o risco de perder a inforação toda à pala da perda parcial ou total de 1 disco... e duvido k alguem keira esta solução so pq eh rapida... a menos k venha escrita na Exame Informatica claro...

Mas Excelente Post bcunha :wink:

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor SkyWalker » Quarta Set 03, 2003 16:11

Excelente descrição, que, do meu ponto de vista só têm um erro de no nível de RAID 5. É que aqui a paridade é distribuida pelos discos do RAID, como podes ver na figura abaixo:

Imagem

Os que têm discos de paridade, ou seja, discos que SÓ contêm dados de paridade são os RAID 3, se não estou em erro...

Imagem
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 03, 2003 16:16

Bem, desculpem esta pergunta, mas depois se algum colega meu, ou algum prof não saber o que é RAID 0 ou 1 ou outros, eu saber explicar tudo direitinho, e não dizer nenhuma asneira.

Faz de conta que temos 2xSata 120Gb Maxtor em RAID 0. Fico com o dobro da performance, ... e fico com 240Gb certo ?

Acontece algo a um disco ( um virus qualquer formata o disco ) mas não formatou o outro, mas para por tudo em ordem, tenho que formatar os 2 DISCOS para conseguir instalar alguma coisa ?

Ou pode ficar a informação no outro, e instalar outras coisas no outro disco que foi formatado ?

Desculpem estas perguntas, mas ja me custou caro um erro que disse a um colega meu que a board dele não tem RAID :(
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor SkyWalker » Quarta Set 03, 2003 16:25

Vou-te dizer o que normalmente acontece.

O RAID 0 têm que ser criado pela BIOS do Controlador de RAID, logo os discos são formatados de uma maneira muito particular, e só depois desse passo é que é formatado pelo sistema, ficando disponível como uma só drive.
No caso em que falas sim, ficarias com 240 Gb. Só se os discos fossem de tamanho diferente, por exemplo um disco de 80 Gb e um disco de 120 Gb, normalmente ficarás com 160 Gb, pois como ele faz o stripping par/impar em cada um dos discos, ele terá que usar o menor tamanho disponível.
Se houver uma corrupção de um dos discos (avaria, virus, etc), o que acontece em 90% dos casos é a perca TOTAL de toda a informação dos discos, pois passas a somente ter metade da informação, ou seja ele precisa de ir buscar um determinado ficheiro, como exemplo, mas como a informação está distribuida pelo RAID (bocados nos dois discos), como deves calcular, se não tens parte da informação... penso que calculas o que acontecerá...

Acho que não me esqueci de nada...
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor DJ_PAPA » Quarta Set 03, 2003 16:30

FDS, mulheres com o periodo é que nao!!!!

O raid 0 acelera o pc mark. Pronto acabou a discussao e + nada.

E afinal a exame informatica tinha razao, porque o pc que eles testaram com raid 0 obtiveram no PC MARK disco rigido um resultado de 1900 pontos e no Sandra tiveram uma brutas pontuaçoes em disco.

Eu ja tenho encomendado 2 SATA de 120 gigas pros botar em raid 0, numa ASUS a7n8x deluxe, vai ser sempre a bulir e fico com 240 gigas.

Eu depois posto os resultados do raid 0 em pc mark quando tiver tudo sobre rodas.

O sporting nao jugou mesmo nada, mas mulheres com o periodo é que nao.
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Dez 31, 2002 20:19

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 03, 2003 16:36

Ja tou a perceber, é como ter so um disco de 240Gb, perco tudo :D So que muita gente pensava que perdia metade pois a outra metade estava intacta, mas quando ta em RAID 0 é como fosse so um :D

Muito obrigado
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Set 03, 2003 16:37

Speed Dragon Escreveu:Faz de conta que temos 2xSata 120Gb Maxtor em RAID 0. Fico com o dobro da performance, ... e fico com 240Gb certo ?

Em RAID 1 o disco 2 será uma cópia exacta do disco 1, ou seja, assim k alguma coisa eh escrita pra 1 disco eh tb escrita no outro. Logo não ganhas performance, pelo contrário, perdes. Mas se 1 disco avariar tens o outro com todos os dados e pronto a trabalhar.
Em RAID 0 passas a trabalhar com os 2 discos como se tivesses 1 só disco de 240Gb (2x120Gb). Se perdes 1 disco adeus à informação. Aki ganhas performance, mas para k? A performance nunca será o dobro (nem de perto lá anda)
Depois podes usar RAID 2/3/4/5, onde 1 - ou em partes de cada disco - dos discos seja apenas "redundante" (isto é: ele fica com a informação sobre o k cada 1 dos outros discos tem e, se for necessário, atraves disso consegue reconstruir a informação nun dos discos, se, por exemplo, um dos discos se avariar). Aki ganhas segurança mas nao ganhas performance.

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Set 03, 2003 16:40

DJ_PAPA Escreveu:E afinal a exame informatica tinha razao, porque o pc que eles testaram com raid 0 obtiveram no PC MARK disco rigido um resultado de 1900 pontos e no Sandra tiveram uma brutas pontuaçoes em disco.

Se leres com atenção essa revistinha és capaz de perceber k os testes não sao feitos por eles, muito menos em portugal.
E ja agora, eh essa revistinha k recomenda a FX 5200 como Compra do Mês... Mas ja reparei k a tua revista não chega com as páginas todas :wink:

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 03, 2003 16:46

Bem, o RAID 1 é exelente para quando a informação é ouro, e o RAID 0 é exelente para quem quer performance.

Uma revista muito boa era o Hardware.com.pt em revista :D:D
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor DJ_PAPA » Quarta Set 03, 2003 17:15

Por acaso até estas engando os testes ao Raid 0 foi feito com um pc que a niposom enviou para a exame testar. Ou tas-me a dizer que a niposom ja vende pc´s na Inglaterra e sao la testados.

Em Raid 0 a performance nao é o dobro mas é quase o dobro anda pelos 30 a 50% de ganhos, isto pelas contas que fiz no teste da tomshardware.

Se tu lesses tudo o que a revistinha dizia sobre essa placa ja nao falavas, nao fosse so chegar lá e ver o simbolo e ta a cagar no resto, ou será que 40000 pessoas que compram a revista todos os meses andam a ser enganadas.
Inda vou telefonar pra Proteste a ver o que me dizem.
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Set 03, 2003 17:21

acredita k inda tu tas a acabar de ler a de janeiro ja eu tenho a de fevereiro...
e sim, eu leio-a toda... eh k adoro rir... e se leres o k eles dizem iras verificar k eles dao-se ao cumulo de comparar a FX52000 a uma ATI 9600... Mas tb, kem faz comparaçoes entre placas graficas, placas de tv e placas de som no msm teste, não seria de esperar outra coisa...

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 03, 2003 17:34

FX52000 ??? Foi um erro de escrita.

Acho que foi na revista PC GUIA, que li que a melhor grafica é uma CREATIVE lol, fartei-me de rir.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Set 03, 2003 17:57

Nao Speed, nun foi um erro de escrita, foi msm a serio...
Tb achas k tem sentido comparar uma ATI 9700Pro All-in-One com uma Audigy 2 e uma Pinnacle Studio Pro? pois é, eles compararam...

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor DJ_PAPA » Quarta Set 03, 2003 20:20

Desculpa lá mas eu vi isso na Pc Guia do mes passado. Nao na exame.
Mas a pc guia nao a compro, compram-na por mi.

E se me disseres que a pc guia é bem pior que a exame, isso tb é verdade.
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes