Placas DirectX 9

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Taxus » Quarta Set 03, 2003 20:14

Antes de mais, não me consigo conter, tenho mm q dizer isto:

DJ_PAPA
Aceita isto como uma critica construtiva pois é para o teu bem. Não sei há qt tempo andas nestas lides de foruns, mas pelo menos aqui no hardware.com.pt és relativamente novo tendo em conta o teu numero de posts. Por isso aconselho-te a que de agora em diante tenhas um pouco mais de respeito pela opinião dos outros e que expresses a tua de um modo menos agressivo.

Quanto ao assunto em discussão...
É obvio que se um jogo é desenvolvido para DirectX 9, qualquer placa gráfica o corre! O que acontece é que certas "potencialidades" do jogo não vão estar activas. No caso do DirectX 9 uma das novidades foi o Pixel Shader 1.1 , os programadores p.ex. do Tomb Raider incluiram-no no codigo do jogo. Por isso, se usarmos uma placa que suporte DX9 a imagem vai ficar mais lindinha devido ao Pixel Shader 1.1, se n usarmos.. azar! Menos um detalhe no jogo....

Já agora, a diferença entre o uso de Pixel Shaders e não pode ser vista aqui http://www.beyond3d.com/misc/traod_dx9perf/index.php?p=2 (onde tb se pode ver a nvidia a ser violada)
Vejam as fotos e depois digam-me se notam mt diferença
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor DJ_PAPA » Quarta Set 03, 2003 20:22

Eeuuuuu agressivo naaaaaaaaa!!!!!!
Até tenho um Santinho em Fatima.

Quanto ao Tomb Raider tb foi isso que li. E o Gun Metal é o link que postei.

A Gforce 4 MX suporta direct_x 7, pq é o que vem no 3d mark 2003.
A Gforce 4 MX suporta direcr_x 8 por software, pelo menos é o que sei.
DJ_PAPA
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Dez 31, 2002 20:19

Mensagempor alfatek » Quarta Set 03, 2003 20:58

Que as placas gráficas neste momento estão bastante à frente dos jogos que existem no mercado é uma realidade mas isso n ker dizer k uma «9500/600/700/800» seja tão util no futuro como uma 4200...

Isto porque primeiro os jogos que estavam a ser feitos para directx 9.0 e em fase avançada de produção não me parece k optem por ir para o directx 9.1, para além disso e desculpem se estou a dizer alguma barbaridade mas o directx 9.1 não é apenas um update, correcção de bugs e afins que não implica maiores requisitos técnicos do hardware? O hardware (9800 e 5900) não tem os requisitos para dar 9.1?

Mas adiante, que eu saiba o Gun Metal é exactamente conhecido por ser directx 9.0 e já aproveitar algumas das suas tecnologias, o facto de com uma MX o poderes jogar não retira o facto dado que se assim fosse os fabricantes de jogos estavam desgraçados k n conseguiam vender nada :P

O próprio Doom 3 lá por precisar de um R9700Pro para ser jogado com todo o poder não quer dizer k com um MX não o consigas jogar mas algumas tecnologias não são usadas ou são emuladas via cpu.

Quanto aos santinhos de fátima, não descarrilem e tentem discutir as coisas civilizadamente (não que o não tenham feito, é só um aviso). E claro se suportarem os vossos argumentos com links e afins acho que contribuiem para informar toda a gente.

P.S. Esqueci-me do principal... uma ti4200 não é tão util no futuro como uma «9500/600/700/800» no sentido em que mesmo jogando os jogos sem as tecnologias do directx 10 ou 11, em modo de compatibilidade para directx mais antigos as 9800 vão ter melhor performance que a ti4200.

Mas compreendo o ponto de vista que querias realçar: no futuro com directx, por exemplo, 10, todas as placas gráficas não conseguirão transmitir as tecnologias do directx 10.

Mas o hiato entre o lançamento de um directx novo e os jogos aproveitarem as capacidades é enorme por isso não me parece grande motivo de preocupação.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Quarta Set 03, 2003 21:22

Já agora reafirmo aqui o meu trabalhinho de casa para vocêzes :P e quero links a comprovar: em que é que o directx 9.1 é diferente do 9.0 e quais os requisitos técnicos novos de hardware ele tem?
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 03, 2003 21:42

Não consigo ver em que parte do 3D MARK'03 diz que a minha MX so suporta DX7 por hardware, pois tenho aqui uma revista ( Exame Informatica de Janeiro do ano corrente ) que diz que as MX via hardware suportam DX8.0
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alfatek » Quarta Set 03, 2003 23:34

http://www.pcmag.com/article2/0,4149,716933,00.asp

«When nVidia named its souped-up DirectX 7–class chip the GeForce4 MX, people were confused»

«Curiously, it ships with Ballistics, a fast-paced sci-fi racing title that uses DirectX 8 vertex and pixel shaders, for which the GeForce4 MX chip lacks support.»

Digamos que é um Directx 8 aldrabado e bem aldrabado pk a MX lhe falta os pixel e vertex shaders, que é das coisas mais importantes do directx 8...

Se googlares um pouco mais de certeza k há milhentos links k te vão dizer o mesmo.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Set 04, 2003 11:54

Hmmmmm ....

Não sabem se a M7 ( Placa grafica da ATI para portateis se não me engano é a MR7500 ) suporta o DX8 Completo ?

É que o moto GP 2 tem uma sena dessas, e na minha GF da bues de lento, e no portatil jogo muito bem, mas claro k a qualidade do jogo nem se fala.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Anterior

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes