Raid 0 ou raid 1 ????

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual é melhor?

Raid 0
4
57%
Raid 1
3
43%

Total de votos : 7

Raid 0 ou raid 1 ????

Mensagempor gasolineiro » Quinta Mar 10, 2005 19:50

bem...eu gostaria de saber kais sao as vantagens e\ou desvantagens d cada.
tou a pensar em fazer isso com dois discos: um de 160 gb outro de 80 :twisted:
agradeco todas as opinioes

ps: se me puderem explicar também como o fazer agradecia :wink:
n tou mt dentro desta area :oops:
o k fazer quando a pessoa que te fez chorar é a unica que te consegue fazer sorrir??
gasolineiro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 18, 2005 22:44

Mensagempor nitropt » Quinta Mar 10, 2005 20:28

Em primeiro lugar convém saberes que os 2 discos têm que ser iguais.
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Ago 23, 2004 11:17

Re: Raid 0 ou raid 1 ????

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Mar 11, 2005 1:18

gasolineiro Escreveu:bem...eu gostaria de saber kais sao as vantagens e\ou desvantagens d cada....
A diferença entre esses dois "tipos de arrays"...é que o RAID 0 não permite falha em nenhum dos discos.
Aliás...até nem se devia de chamar RAID , visto ser: "Redundant Array of Independent (or Inexpensive) Disks".
Ao passo que o RAID 1 , já provencia "disk mirroring" ou "duplexing".
Este "tipo de array" consegue duplicar a velocidade de leitura e manter a velocidade de escrita...de um disco "sozinho".

Gostaria de acrescentar , que também é possivel criar RAID 0+1 e RAID 1+0.

Imagem
# Level 0+1 – A Mirror of Stripes: Not one of the original RAID levels, two RAID 0 stripes are created, and a RAID 1 mirror is created over them. Used for both replicating and sharing data among disks.

Imagem
# Level 10 – A Stripe of Mirrors: Not one of the original RAID levels, multiple RAID 1 mirrors are created, and a RAID 0 stripe is created over these.

nitropt Escreveu:Em primeiro lugar convém saberes que os 2 discos têm que ser iguais.
Não obrigatóriamente , embora seja altamente aconselhável.
É possivel criar "arrays" usando discos de diferentes tamanhos...o que aconteceria é que espaço seria desperdiçado.
No caso específico o disco mais pequeno seria o limite...e seriam desperdiçados 80G no de 160G.
A verdade é que a criação de "arrays" por hardware é mais limitativa mas com melhor performance de que por software.
Tudo depende do harware que dispões e do "motivo" que te leva a criar o "array".
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Samuel_Bento » Domingo Mar 13, 2005 16:46

Eu acho que os dois discos rigidos são os dois bons por isso é dificíl a compra :D :D :D :wink: :wink: :wink:
Samuel_Bento
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 11, 2005 17:27

Mensagempor metralha761 » Terça Mar 15, 2005 12:42

Nao se pode dizer que raid0 é melhor que raid1 pk sao para fins diferente.

RAID0 engloba os discos tds num só e grava is bits por sequencia nos discos, ficando a informação espalhada pelos discos, se 1 pifa, perdes tudo. Teoricamente duplica a velocidade de escrita e leitura.

RAID1 faz imagem do outro disco, se 1 pifar a mesma informação está contida no outro. Teoricamente duplica a velocidade de leitura e mantem a escrita. Ja cria alguma performance.

Agora qual é melhor? Se quisermos só performance e a perda da informação é irrelvante, RAID0, se é importante a informação RAID1.

Mas se tivermos 2 discos de 80 GB, em RAID0 obtemos no total 160 GB de espaço, em RAID1 obtemos 80 GB de espaço.

Se temos problemas financeiro, espaço e não queremos arriscar dados, é melhor nem usar raid.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante