Seagate Sata - Problemas pós compra [Resolvido]

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor rfcap » Quinta Fev 24, 2005 0:37

adg Escreveu:isto acontece em todos os seagate de 200g ou so em algumas series? tipo serie com defeito? é que eu tava para comprar 2 discos destes max nao kero ter duas G3 em casa a disparar constantemente! Sempre tive a seagate em boa conta disco que raramente davam problms e mto silenciosos...

É assim, pelo que me pareçe aconteçe em todos os seagate Sata, pois são discos de construção mais recente que usam a tecnologia AAM = Automatic Acoustic Management que:

which trades a bit of the drive's performance for much quieter seek operation by reducing head movement noise.

mas...

Está de momento não activada em todos os discos mais recentes da seagate porque a mesma está envolvida num processo judicial por causa desta mesma tecnologia

Several commercial system integrators that I contacted were of the opinion that AAM is NOT enabled in any 7200.7 drive. Seagate's AAM is the subject of a lawsuit; their disuse of this feature is pending the outcome of the case.

Imagem

Depois de muita investigação foi a esta conclusão que cheguei.

Espero deixar aqui claro que os discos seagate são bons, mas de momento são muito barulhentos, quem quiser um sistema silencioso, fuja deles ou então que de futuro novas versões do mesmo tenham a tecnologia AAM activa.
Sei que a "nova" série 7200.8 que se já não chegou, estará para chegar também tem AAM = OFF

Sem mais.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 28, 2004 15:11

Mensagempor Aziraphale » Domingo Fev 27, 2005 13:42

Boas,

tb tive esse problema com um Seagate que comprei há pouco tempo de 160Gb

Eu ainda troquei o disco e o segundo que me deram era ligeiramente mais silencioso mas nada perto do silêncio dos discos mais antigos.

Fui ver e realmente tens razão o meu disco não tem o AAM activado

será que há maneira de activar isso?
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 06, 2003 22:26

Mensagempor Vipauer » Domingo Fev 27, 2005 14:03

Boas pessoal, também já não é a primeira nem a segunda vez que me dizem que os Seagate SATA são muito ruidosos. Mesmo a nova versão 7200.8 que "já saiu" continua com esse problema.

Aproveitando este tópico não me podem dizer se o Maxtor DiamondMAX10 200GB 7200Rpm SATA modelo: 6B200M0 é silencioso!!!
É que eu quero comprar dois discos e não sei se vou para o Seagate ou para este Maxtor.

Desculpem mudar de "assunto" mas assim não crio outro tópico.

Fiquem bem :wink:
Vipauer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 25, 2004 21:18

Mensagempor cigano » Domingo Fev 27, 2005 14:43

os discos seagate se forem barulhentos, só se forem os sata! tenho um barracuda ide de 80gb que é o mais puro silencio!! e o mesmo modelo mas sata do meu primo tbé muito silencioso!! isso deve vir com prob kk!!
os discos seagate que lembro de serem muito barulhentos, é o meu seagate de 400mb km tava montado no meu 486! de pois de ser trocado teve inactivo por 10 anos e ainda fun ca!!
devias ver se mais alguém tem disco igual e tb tem baulho

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

HD Seagate Barracuda 200GB ST3200822AS (Barulhos e ruídos)

Mensagempor FCA » Quarta Mar 09, 2005 5:58

Saudações Amigos!

Sou Brasileiro e estava aqui no fórum, e me identifiquei com ele pois eu tenho o mesmo problema!!!!

Eu adquiri fazem 2 dias hum HD seagate barracuda 200GB 8 mega de buffer modelo 7200.7 (ST3200822AS) firmware 3.0.1

Este HD que peguei faz muito ruído, o seu ruído é superior aos BIGFOOTS antigos!!!

Quando o HD esta idle ele é bem silencioso... mas quando faz uma leitura aleatória ou (SEEK), parece q esta atritando metal com metal!!!! hehehehe parece uma turbina!!!

Fiz todos os teste e o HD esta em ferfeito estado e seu desempenho é superior aos demais!!! Mas o seu barulho é insuportável!!!

A pergunta que faço é... este barulho que faz este HD é normal? caso seja normal...Tem solução?

Eu botei este HD numa gaveta interna ventilada para HD's vortex (VANTEC) eo ruído foi calado por estar dentro da caixa!

Se este barulho for normal não trocarei de HD! usarei ele dentro da gaveta para abar ruídos!!!

Oque todos vocês tem a dizer?

abraços
FCA
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 09, 2005 5:17

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 09, 2005 11:32

boas

:)
por aquilo que tenho lido parece que é um problema geral... com os discos recentes de 160 e 200 Gb SATA...
parece que a Seagate está com problemas legais por causa de umas patentes e por causa disso acontece esse ruido... quando a cabeça se move...

já há muito tempo que uso os discos seagate e a não ser nestes últimos e em alguns há mais de 10 anos é que o ruído acontece..

eu tb já andei à procura de gavetas para abafar... mas como são pouco usadas são dificeis de encontrar por aqui :?

havia umas aerogate mas já não se encontram...
à pessoal que tem usado suportes da ZALMAN pelo mesmo motivo...

por isso se dentro da gaveta (refrigerada?) o ruido é menor, mantêm-o por lá!!! 8)

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor FCA » Quarta Mar 09, 2005 15:17

alr_tech Escreveu:boas

por aquilo que tenho lido parece que é um problema geral... com os discos recentes de 160 e 200 Gb SATA...
parece que a Seagate está com problemas legais por causa de umas patentes e por causa disso acontece esse ruido... quando a cabeça se move...

já há muito tempo que uso os discos seagate e a não ser nestes últimos e em alguns há mais de 10 anos é que o ruído acontece..

eu tb já andei à procura de gavetas para abafar... mas como são pouco usadas são dificeis de encontrar por aqui :?

havia umas aerogate mas já não se encontram...
à pessoal que tem usado suportes da ZALMAN pelo mesmo motivo...

por isso se dentro da gaveta (refrigerada?) o ruido é menor, mantêm-o por lá!!! 8)

cumps

Este barulho que acontece... deve ser por estarem ocorrendo atritos internos.. estes atritos geram maior aquecimento! O maior aquecimento não diminuí a vida útil do HD?

abraços
FCA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quarta Mar 09, 2005 17:12

Boas

acerca de 10 anos eu acreditava em atritos internos...
era normal a tecnologia ainda estava numa fase de crescimento
hoje em dia já não...
os discos da drives novas práticamente que flutuam quando giram ...
os motores tem uma dupla função ... a de girar e de criar um campo magnético que permite esse flutuamento...
o mesmo se passa para o mecanismo que controla a cabeça...
o barulho a que nos referimos é o da cabeça a mexer-se para a frente e para trás enquanto essa não se coloca sobre o sector a ler ...
os diversos processos de construir o braço encontram-se patentiados e è aí que começaram os problemas (últimos da seagate)...
(evidentemente que há atritos em todo o processo, mas são infimos... e só ao fim de uns anos é que se notam... tenho discos com quase 8 anos e ainda são silênciosos... ouve-se um trrtrr... mas só quando a cabeça se meche...)
pelos vistos o processo actual da seagate é bastanto barulhento...

de facto os atritos provocam calor, além de barulho... mas nos discos novos esse factor é infimo...
os discos aquecem porque rodam a grande velocidade... são os motores os responsáveis por esse aquecimento... quer o dos pratos quer o das cabeças..
um disco suporta no máximo e sem perder dados durante o funcionamento cerca de 60º C...
é claro que não convém trabalhar muito tempo nestas condições..
uma temperatura de 30º a 40º em condições de trabalho intensas é suportável... (alguns contêm pipes no seu interior para arrefecerem mais rápidamente) :)
para isso é que convém colocar uma fan a trabalhar e a enviar ar para cima deles... e os arrefecer...
existem caixas (como aquela que compraste) ou suportes tb para isso...

entendeste agora o barulho a que falamos?
8)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor FCA » Sexta Mar 11, 2005 4:37

Sim .. muito obrigado!!!

Alguem ae sabe onde eu poderia tirar mais dados sobre este meu Seagate sata de 200gb?

aguardo

abraços
FCA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 11, 2005 12:31

Boas

é fácil, o melhor lugar é sempre no fabricante...
nesta caso a Seagate:
http://www.seagate.com/

procura pelo modelo...

e depois é só validar o que queres....
8)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Mique » Sexta Mar 11, 2005 18:02

eu tenho meu seagate sata de 160 há 1 semana e não noto nada dessas barulhos...mas também posso ser eu que sou menos exigente nesse aspecto...
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

HD Seagate Barracuda 200GB ST3200822AS (Barulhos e ruídos)

Mensagempor FCA » Sexta Mar 11, 2005 20:49

Mique Escreveu:eu tenho meu seagate sata de 160 há 1 semana e não noto nada dessas barulhos...mas também posso ser eu que sou menos exigente nesse aspecto...

qual o modelo do teu HD?

pra ele estar silencioso... deve estar habilitado o AAM

abraços
FCA
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Mar 14, 2005 12:32

Boas

segundo ouvi parece que é só nos SATA :?
parece que há alguns modelos que não trazem essa tecnologia (AAM)implementada... :?
ou desactivada....

mas nem sempre é possivel activá-la... o porquê já não sei... :evil:

Mique
és um tipo de sorte... de qq maneira o barulho que se ouve é apenas quando há actividade nos acessos ao disco...

enquanto a Seagate não resolver os seus problemas legais poderão aparecer algumas séries com esse problema...

é tudo que sei...
quase todas as minhas máquinas usam seagate... 8)

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor metralha761 » Terça Mar 15, 2005 13:09

Eu tenho 1 disco IBM e outro Seagate, ambos IDE, o IBM faz algum barulho quando está a ser acedido, mas o seagate, nem sei se está ou não, até parece que nem existe :P
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Good » Quarta Mar 16, 2005 19:25

Eu tenho um seagate de 80 gb e acho que faz muito baralho, ás vezes parece que faz mais barulho que o meu antigo.
O seagate é um ST380011A,este barulho é normal?
è que é um bocado irritante.... :twisted:
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 13, 2005 21:29

AnteriorPróximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante