Problema com o WRK54G

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com o WRK54G

Mensagempor Carter » Quarta Fev 23, 2005 13:47

Boa tarde :)

Tenho tido alguns problemas com o linksys WRK54G. Quando o adquiri da Netcabo, tinha uma ligação muito instável do portátil, estava smp a cair (a minha placa wireless é uma Intel(R) PRO/Wireless 2200BG Network Connection). Pelo que estive a ler pelo forum, apercebi-me que este problema é algo comum.

Fiz depois update aos drivers da placa wireless, e a ligação passou a ser mais estável. Aliás, é raro quando perco ligação ao router.

O mais chato é mesmo quando ligo o portátil. Nessa altura, raramente consigo adquirir endereço IP, e só depois de fazer reparar ligação algumas vezes é que consigo.

O mais estranho é que se for ao router, desligar da ficha e voltar a ligar, o portátil consegue adquirir logo o endereço IP.

Se tentar definir um IP fixo para o portátil, ele também consegue imediatamente ligação com o router, mas não tem acesso à Internet, se bem que consigo aceder à configuração do mesmo.

Qualquer ajudar seria benvinda :D

Cumprimentos
Carter
Novato
Novato

Registado: Quarta Fev 23, 2005 13:03

Mensagempor NinaByte » Quarta Fev 23, 2005 20:21

Boas,

Antivirus e Firewall tens dessa máquina, tens?

Ao tentares configurar ip fixo, perdes o acesso pois quem te atribui o ip é o servidor de DHCP do teu ISP e não tu a ti próprio, dai perderes o acesso.
Consegues de facto aceder á pagina do router, pois o teu pc comunica com o router.

Cumps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor Tretabyte » Quarta Fev 23, 2005 23:39

Boas,
verifica que firmware tens no router e, caso nao seja o mais actual, tenta actualiza-lo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Carter » Quinta Fev 24, 2005 20:29

Os drivers de firmware sao os mais recentes. Aliás, são mais recentes que os disponibilizados no site da linksys.

Entao supondo que queria ter o portatil com IP fixo dentro da rede local, que tinha de fazer?

Obrigado 8)
Carter
Novato
Novato

Mensagempor NinaByte » Quinta Fev 24, 2005 21:47

Boas,

"Entao supondo que queria ter o portatil com IP fixo dentro da rede local, que tinha de fazer? "

Em principio, deverias configurar uma rede local privada, de qq das formas, no router tens que ter sempre o DHCP enabled, senão não ganha ip.

Mas há aqui pessoal que consegue explicar melhor que eu :P

Cumps,
Membro de Prata

Mensagempor cianeto » Sábado Mar 05, 2005 22:12

"Entao supondo que queria ter o portatil com IP fixo dentro da rede local, que tinha de fazer? "

Tive exactamente o mesmo problema... a forma como resolvi isso foi ir ao router ver quais são os DNS que foram adquiridos e na placa de rede configuras os 2 primeiros tambem iguais.

Foi um tiro no escuro visto já ter lido em montes de sitios que não valia a pena porque o router tinha a obrigação de fazer o stream de DNS para a placa de rede... mas resultou! :p

Novato

Registado: Sábado Mar 05, 2005 21:28

Mensagempor Carter » Quinta Mar 10, 2005 22:09

Já resolvi o problema. Tirei o WPA da configuração de segurança, agora tenho o router a funcionar sem WEP nem WPA e tudo funciona às mil maravilhas.

Só uso MAC filtering para garantir a segurança. É seguro suficiente?

Já agora, qual é a diferença entre SSID broadcast on e off? Pelo que li com o broadcast desligado não é suposto a rede ser detectável por qualquer pessoa, mas consigo encontrar sempre o router quer o broadcast esteja on ou off.

Obrigado ;)
Carter
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Mar 10, 2005 23:03

Carter Escreveu:...Só uso MAC filtering para garantir a segurança. É seguro suficiente?...
Humm...é suficiente para a tua ligação ao router , mas as comunicações não são encriptadas. :roll:

Quanto ao SSID....ora aí está uma boa pergunta. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor NinaByte » Sábado Mar 12, 2005 0:33

Boas,

O SSID Broadcast é muito simples. O SSID será o nome da tua rede (por defeito vem com o nome do router). Qd cliccas na opção com o botão direito do rato em cima dos computadores que te aparecem cá em baixo ao pé das horas (ligacoes de rede) tens a opção que diz " VEr redes sem fios disponiveis". A tua rede aparecerá se estiver em ON, agora se seleccionares o OFF ela deixa de aparecer. O que está a acontecer contigo é porque tens isso memorizado (como se estivesse em cache).

Portanto, resumindo, altera o nome do SSID e mete em OFF, vais ver que ela deixa de aparecer.

De qq das formas tens aqui o tutorial por onde te podes e deves seguir:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=9289

CUmps
Membro de Prata

Mensagempor mawukito » Sábado Mar 12, 2005 1:36

Carter Escreveu:Já resolvi o problema. Tirei o WPA da configuração de segurança, agora tenho o router a funcionar sem WEP nem WPA e tudo funciona às mil maravilhas.

Só uso MAC filtering para garantir a segurança. É seguro suficiente?

Já agora, qual é a diferença entre SSID broadcast on e off? Pelo que li com o broadcast desligado não é suposto a rede ser detectável por qualquer pessoa, mas consigo encontrar sempre o router quer o broadcast esteja on ou off.

Obrigado ;)

Tb tive esse prob e resolvi o da mesma maneira. O pior e q agora, passado um mes, anda me a dar probs outra vez.
mawukito
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 14, 2003 22:43

Mensagempor [PT]CableGuy » Sábado Mar 12, 2005 2:33

NinaByte Escreveu:...A tua rede aparecerá se estiver em ON, agora se seleccionares o OFF ela deixa de aparecer...
Thanks pela resposta NinaByte. :wink:
A minha dúvida prendia-se com o NetStumbler e outros programas que detectam APs , mesmo com o SSID Broadcast em OFF.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Sábado Mar 12, 2005 13:02

Boas,
nao se esquecam de uma coisa, o router tem de se anunciona SEMPRE, ao desligar-mos o SSID broadcast nao o estamos a desligar, estamos a oculta-lo, se o desligassemos inteiramente o router nunca podia ser encontado e seria impossivel estabelecer a ligacao entre as maquinas e o dito.
existem programas que as vezes conseguem forçar o aparecimento do SSID, mas isso tem muito haver com o router em si, o netstumbler por exemplo nao me apanha o D-link se eu desligar o broadcast mas o linksys que esta ao lado apanha sem piar.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Carter » Sábado Mar 12, 2005 21:42

Para quem possa interessar, aqui vai a minha experiência pessoal com o router, que já está a funcionar de forma perfeitamente estável e aceitável.

Usando a autenticação WPA, o router não atribui IP's aos pc's wireless, não sei porquê. Ou por outra, atribui, mas pode demorar 5 minutos ou 20. É conforme.

O que fiz para ultrapassar isto, e porque não queria usar WEP (com o qual a rede funciona bem), foi desactivar o servidor dhcp do router e atribuir a cada computador um ip fixo. Como servidores de dns, usei os que o router tinha no Status, já que se não inserisse servidor dns em cada pc, nao dava pa abrir sites a não ser com o IP.

De qualquer forma, e depois da rede a funcionar bem, não conseguia jogar CS por exemplo, volta e meia o ping disparava durante 30 segundos, um minutos, enfim... não muito notório quando estava a ver sites ou no messenger, mas inaceitável para jogar. Então continuei a explorar, e lembrei-me de ter lido que o WRK54G dava barraca com Mixed ou G-Mode; então seleccionei B-Mode. A ligação está agora a 11 Mbps, mas também não tenho problema nenhum com isso, visto ter Speed on 640. Tou à espera da Clix 4mbps...

Finalmente e depois de muito experimentar, consegui finalmente pôr a rede wireless a funcionar a 100%. Espero que tenha alguma utilidade para alguém, o que escrevi.

Continuação! :)
Carter
Novato
Novato

Mensagempor mawukito » Domingo Mar 13, 2005 1:12

Carter, tens a certeza q fizeste "so" isso?
E que eu fiz td o que tu fizeste e msm assim n consigo ter wpa, apenas consigo ter wep...
mawukito
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 14, 2003 22:43

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes