Anti-vírus e firewalls »gratuitos»

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Anti-vírus e firewalls »gratuitos»

Mensagempor confuso » Domingo Mai 18, 2003 16:49

Apesar de já ter sido discutido previamente algo parecido neste fórum há algum tempo axo ke estes programas que são distribuidos de maneira gratuita devem ter atenção especial visto nenhum de nós estar interessado em gastar dinheiro para comprar esse tipo de programas correndo o risco de eles,afinal,não serem tão bons quanto a sua concorrência gratuita.O que eu gostava de discutir com vocês todos é simples:digam que programas anti-vírus e firewalls usam(interessa principalmente referir os gratuitos),se são bons,os pontos positivos,alguns dos principais problemas e limitações e já agora o site de onde os poderemos tirar :-)
Para dar o exemplo começo eu:Firewall-comecei por usar a Zonealarm free edition(http://www.zonelabs.com) e posso dizer que é um programa com um aspecto muito bom,é fácil de configurar e de entender os avisos que aparecem enquanto navegamos.No entanto,depois de ler um artigo da revista Proteste n. 235-Abril 2003,cheguei à conclusão de pelos vistos ela não ser tão boa quanto parecia.Nesse mesmo artigo vi a referência à firewall que ocupava o primeiro lugar:Agnitum Outpost 1.0
Mal pude fui à net descarregá-la(http://www.agnitum.com)e experimentei-a.O primeiro pormenor que notei foi um problema com as ajudas do programa.Se clicarem no ponto de interrogação e em qualquer coisa para obterem ajuda vai dar muito provávelmente um erro.Isso é um pouco chato mas depois de se habituarem a ela já não precisam de Help,certo?;-).Em relação ao aspecto e interface devo dizer que não tem nada de bonito...está muito longe da facilidade de utilização da zonealarm...as próprias letras do relatórios são bem feiosas:-( mas depois de nos ligarmos à Net é bastante »transparente».Traz uma espécie de plugin para a actualizarmos(confesso k ainda não experimentei)o ke demonstra a preocupação em mantê-la actual.De firewalls não conheço + nenhuma que considere relevante.Alguém conhece?
Ah...ainda falando das firewalls,querem um site com links para testar a sua eficácia?(qualquer que seja a firewall)---»http://www.computerselect.com/getMoreInfo.cfm?SID=40&level=1
Falando de anti-vírus:
Antivir XP-é alemão(http://www.free-av.com)-é o ke eu tenho utilizado mais.É um programa pekeno para sakar da net(não chega a 4 megas).Em relação à eficácia não posso dizer nada visto não fazer a menor ideia de como se faz(alguém conhece algum site para testar?).O aspecto é um pouco,pouco não,muito feioso...passo a explicar--na janela principal do programa aparece a foto de um velho com um guarda-chuva a apanhar...chuva.fixe,não?:-).Quando se faz um scan a janela principal desaparece e aparece uma que verifica os ficheiros-Luke Filewalker é seu nome.Para actualizar é ke é o caraças-é preciso fazer sempre o download do programa completo-o programa traz o link e faz tudo automaticamente mas são sempre 3,8 megas:-(...em relação a este não tenho nada + a acrescentar.Ah,parece que não verifica o e-mail recebido no Outlook-pelo menos que eu veja.
Um que estou a experimentar no momento em que escrevo estas linhas é o
Bitdefender(http://www.bitdefender.com).Instalei-o a partir de um CD da Pcguia de Janeiro 2003.Aquilo ke se nota mais ,negativamente,é a sua lentidão ao fazer scan...muito lento,muito mesmo.Estou a fazer um scan ao meu disco,são 2 partições,71.300 ficheiros e demorou 1h37m.O aspecto é bastante sóbrio,tem todo o tipo de configurações para...configurar :-) e faz a verificação ao e-mail.A base de dados de vírus parece grande,72.000 e uns trocos.Suponho ke seja muito?
Há outro anti-virus que ouvi falar--Antivírus Grisoft 6456(http://www.grisoft.com) mas não sei nada sobre ele...na revista Pcguia de Abril de 2002 fala dele em comparação com outros...teve um mero 50 em 100...mas isso já foi há 1 ano.Será que está melhor?
Bem,desculpem lá este texto tão longo mas hoje estava particularmente entusiasmado:-))
Cumprimentos
confuso
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jan 05, 2003 21:13

Mensagempor CyBeR666 » Domingo Mai 18, 2003 19:09

Oi!

Anti-virus há muitos e acho que vai do gosto e necessidade de cada um. Eu já experimentei o Antivir v6.0 e acho que é um pouco fraco e depois, é como vc disse, actualização é sempre um problema.Depois experimentei o Norton,(veio junto na compra do PC), mas era um pouco complicado de usar, bloqueava tudo, acusava Vírus onde não existiam, etc... já para não falar também dos updates. Aí resolvi desistír.
Actualmente uso o Sophos Anti-Virus, custa um pouco caro mas vale a pena. Por vezes os Vírus ainda não andam à "solta" e já se tem a signature. Recebe-se automáticamente via e-mail, é só clicar no link e baixa directo no prog. Existe lá uma versão por 3 meses grátis. Questão de testar.

Há também o AVG 6.0 Free edition, muito bom por sinal e facílimo de operar, com plugin p/ update directo no software. Protege e-mail´s também e faz o boot junto com o Windows em MS Dos. Funciona com outros AV sem fazer conflictos.

Quanto a Firewalls eu usei sempre o Z.Alarm ( actualmente a v3.0.081) e não tenho razão de queixa. Amigos meus usam o OutPost Firewall, e dizem ser muito bom também. A versão é FREE p/ uso pessoal, e é muito parecida com o Z.Alarm. Tem algumas funções que o Z.Alarm não tem.
Mas é como eu disse no começo: tudo vai do gosto e necessidade de cada um.

CyBeR666
"O sabio não diz o que sabe, deixa o tolo fazê-lo."
CyBeR666
Spammer
Spammer

Registado: Domingo Mai 04, 2003 12:44

Mensagempor fifa_x » Quarta Jul 16, 2003 13:37

Quando adquiri o meu pc foi-me "oferecido" o norton, com respectiva firewall. O que eu nao sabia na altura era que ele n era assim tao gratuito kt isso e k ao fim de cerca de 3 meses n me deixava fazer os updates de graça! Por acaso nessa altura tive de formatar o pc e voltei a instala o norton e reparei k o tal periodo para fazer o update tinha mudado. No entanto, como n podia formatar o computador a cada 3 meses, decidi mudar para o panda, um amigo meu tinha a licença e ia distribuindo os updates. No entanto, ao fim de um tempo decidi mudar, pk n fiquei satisfeito nem com o norton, k axo q e um pouco complicado e pesado, nem com o panda. Descobri depois o AVG 6.0 Free Edition, que alem de ser de graça, e extremamente facil de configurar e de trabalhar. A unica desvantagem a apontar, mas k agora foi remediada pelo pessoal da avgsoft, era o facto dos update automatico nem sp funcionar a 100%. Ja o estou a usar ha um certo tempo e enquanto puder vou continuar com ele.
Relativamente a firewall, a primeira k usei foi, como ja disse, a do norton, mas simplesmente detestei. Pode ser mt boa, mas e dificil de configurar e akela treta de bolquear os anuncios nem sp funcionava. Depois passei a usar a Tiny Personal Firewall, e finalmente a Sygate Personal Firewall. Relativamente as duas ultimas, gostei tanto de uma como da outra, apesar de achar que a Sygate e mais simples de usar e configurar!
Fiquem bem!
fifa_x
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 15, 2003 16:10

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Jul 16, 2003 14:06

Lá pesado o norton é, mas é bastante bom, faço semanalmente updates da versão 2003 PRO , sem qualquer problema !
A melhor firewall para mim é a da ZoneLabs a versão PRO, acusa tudo e mais alguma coisa, mas quando bem configurada não á mlehor.
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor kmolazz » Quarta Set 10, 2003 11:57

Primeiro, e uma vez que é o meu 1º post, parabéns pelo site e pelo forum! Dá gosto ver um site português sobre esta "area", a ainda por cima a fazer um bom trabalho. :)

...agora em relação ao topico.

Uso o AVG antivirus, free edition, (www.grisoft.com) já há quase um ano, zero problemas. Aliás, já me safou de alguns sarilhos num pc supostamente protegido pelo Mcafee (o Norton tb detectava o virus mas não conseguia "tira-lo", não sei por quê..). Antes usava o Norton, mas acabei por procurar alternativas quando acabou o periodo de updates gratuitos, e fiquei farto que andar a fazer instalações sobre instalações.... foi ai que decidi começar a procurar software grátis. Acabei por ficar com o AVG, porque se mostrou muito eficiente (pelo menos até agora), e por só encontrar comentarios positivos de utilizadores em foruns da net (as reviews dos poucos sites que testaram o software eram muito contraditórias). Além disso, ocupa menos recursos do que o norton, mcafee e Anti-Vir, tenho-o sempre ligado.

Em relação á firewall, uso a Kerio Personal Firewall, que também é gratis (baseado na versão comercial da mesma empresa). Já experimentei muitas, ZoneAlarm, Norton, Outpost. É também a que usa menos recursos, e é das mais eficientes a par com algumas opções comerciais (pelo menos de acordo com os sites que encontrei na net). Outro factor importante, foi o facto que ser a unica grátis que suporta "Internet Connection Sharing" que preciso de usar com os pcs aqui em casa. O visual é muito básico, nada de icons ou menus bonitos... e pode dar algum trabalho a configurar, mas é muito eficiente.

Das outras livres que experimentei, a que tb achei muito boa foi a Outpost. Em termos de "features" estava a par, senão melhor, do que muito software comercial, principalmente em relação a "web filtering". Mas como a versão grátis não suporta ICS...
kmolazz
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 10, 2003 11:26

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 10, 2003 12:57

So tenho a dizer que desde que tive o meu router, nunca me apreceu nada, principalmente akele dos reniciar em 30s :D, eu usso o norton, o Black ICE, que cheka tudos os EXE ante de os executar, é um kito chato, mas depois abituamos...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Sexta Set 12, 2003 11:28

Eu uso o F-Protect, não é gratuito, mas detecta muita coisa, até avisa dakeles files a brincar, tipo clikamos no OK e aparece umas 20 janelas, ou k finge apagar o disco todo.

O programa só tem a tal protecção em background a scanar tudo k utilizes, pa scanar os discos e pa fazer update. Já o tenho desde o incio do ano e só fiz updates.

Como firewall, tenho o winrout k serve pa partilhar a net e k tb faz de firewall. Pelo menos ainda não fiz o update do blaster e até agora não acusou nada.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Moebius » Segunda Out 06, 2003 18:42

A nivel de anti-virus gratuitos, já à cerca de ano e meio que uso o AVG 6 Free edition, nunca tive problemas, o sistema nunca é sobrecarregado e as actualizações são gratuitas, para além de ser muito simples de utilizar.

Uma muito boa escolha na minha opinião.
Moebius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 06, 2003 18:28

Mensagempor pamaro » Sábado Nov 08, 2003 16:53

Para firewall uso a ZoneAlarm standard edition (eu sei que podia sacar a PRO de um site qualquer, mas não pretendo fazer pirataria de um software em que os programadores até foram suficientemente "simpáticos" para dar uma versão gratuita e funcional). Anyway, não tenha queixas em relação a esta (safou alguns amigos meus que tinham o XP e que não apanharam o blaster porque tinham a firewall ligada... a zonealarm bloqueou todas as tentativas de ligacao ao port 135).

Quanto a anti-vírus, já usei o Panda Titanium, mas não gostei e desinstalei-o assim que a licença chegou ao fim (estava sempre a dar problemas de crashes e resets). Depois coloquei o Avast Anti Virus (gratuito) mas arrependi-me rapidamente (ainda era mais instável que o Panda). Neste momento estou a usar o Panda Platinum (oferta do Sapo) e devo ficar com ele até acabar a licença... mas também não estou muito satisfeito, de vez em quando dá problemas. Talvez vá para o Norton (que tem estado a baixar de preço), já que alguns amigos meus recomendam-no.

Já agora, algum de vocês usa a firewall do XP? Ou o melhor mesmo é instalar uma firewall à parte? Tenho Win98 no meu PC, mas quando comprar um novo compro também o XP (Home ou Pro, ainda não decidi... mas se poupar nalgum componente talvez dê para dar os 60 euros a mais que custa o Pro). Se a firewall que vem com ele for boa, nem vale a pena estar a instalar software adicional.
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor metralha761 » Domingo Nov 09, 2003 2:05

pamaro a firewall do Xp é boa (mer**) sim.
Num sei se vale mais poupares os absurdos 60 eur e gastares nos compunentes.

60eur devia custar o windows XP home. Xulos de mer** da MS
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pamaro » Domingo Nov 09, 2003 22:19

Se o XP Home é mau, então é melhor gastar os 60 euros a mais e ir para o Pro... não vou é meter um SO pirata (se fores para a área de desenvolvimento de software, vais chegar a um momento em que te apercebes que a pirataria é errada... só reparamos nisso a sério quando nos começa a afectar :P). Quanto ao sistema operativo, é um bocado caro, mas... o desenvolvimento de um SO também envolve muito pessoal qualificado, não o podiam vender a 2 euros... pelo que vi do Pro (e falei com pessoal que o usa), até está muito bem - e bastante superior ao 98. Antes que alguém me sugira a utilização do Linux, todas as ferramentas que preciso estão disponíveis para XP e algumas das quais estão disponíveis apenas para Windows, pelo que não é uma hipótese.

Eu devo é poupar os 170 euros que custa o Office 2003 e ir para o Open Office. Pelo que tenho ouvido falar, é muito bom (sei que não é uma ferramenta de segurança, mas... é grátis :) ).
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Nov 09, 2003 22:37

Pamaro, já me ocurreu pela ideia, pegar num computador e so meter software original, mas n sei quando é que isso virá, talvez este mes, se ganhar o PC ....
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor pamaro » Domingo Nov 09, 2003 22:55

Não é uma tarefa impossível... eu consegui mudar.

É que nem todo o software tem de ser comprado. Muitas vezes há alternativas gratuitas que podemos perfeitamente utilizar e que apenas diferem das comerciais num ou dois detalhezitos que não interessam muito. O meu objectivo foi eliminar do PC tudo aquilo que era comercial e eu não tinha comprado. Por vezes comprei o produto original (ou um concorrente mais barato), outras vezes optei por uma alternativa gratuita. Agora o que não é preciso é, por exemplo, ter instalado a versão Pro de um programa quando a light serve perfeitamente (é o que já vi com programas como o JCreator, WS FTP, ZoneAlarm, etc).

Doesn't hurt to give it a try.
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor NetSynnas » Terça Nov 18, 2003 1:28

Dizes bem pamaro, mas é para quem pode!!! Por exemplo, eu, neste momento, que ainda estudo e que ainda dependo dos papás, é complicado comprar todo o software que utilizo... Se fizeres bem as contas (mesmo salvaguardando que se tem muito sw que não se precisa e outro muito acima das nossas necessidades) o que pagas por sw quase dá para comprar outro pc!!!
É óbvio que é errado (e também irei senti-lo, se Deus quiser :)) mas, se pensares bem, interessa á própria microsoft a pirataria que por aí grassa. Senão vejamos: quem paga o grosso do desenvolvimento do sw são as empresas, que estão proíbidas por lei a incluir sw pirata nos seus sistemas. Se isto é um facto, não o é menos que quem utiliza estes mesmos sistemas são as pessoas que estão habituadas aos produtos do "gates" derivado dos seus pc's caseiros, cheios de "microsoft" piratiado!!! Imagina-te um utilizador com conhecimentos básicos de informática: que SO é que conhecias??? Qual o SO que ensinam nos centros de formação informática??? Agora imagina uma pessoa destas a trabalhar com um linux, por exemplo...
Mas, repito, é errado!!! E, claro, tudo isto se faz porque as autoridades não apertam com os particulares......
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor metralha761 » Quinta Nov 20, 2003 4:25

Net Synnas, kando apertar aos particulares lá se vai a industria informática :P
Kem compra 1 PC e pagar + 500 eur pa ter Windows e Office?
O grosso da informática não são as pessoas k utilizam o PC para o office, esses compram 1 PC em cada 4 anos, mas sim os fanáticos da informática como muitos de nós :D

Depois o k condeno é pessoas a vender CDs piratas, essas sim é bem feito k sejam apanhados, andam a ganhar dinheiro com o trabalho dos outros.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes