TV-OUT preto & branco (solução)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

TV-OUT preto & branco (solução)

Mensagempor SuperMegaMau » Terça Ago 31, 2004 15:19

Boas...

Reparei numa grande quantidade de posts acerca deste tema e também já houve quem explicasse mais ou menos o problema. Mas como parece que ainda restam dúvidas, decidi escrever isto.

Para aqueles que configuraram bem a sua placa gráfica (sistema PAL por exemplo) e mesmo assim não obtêm cor, está na altura de adquirir um conversor s-video/composite (vídeo composto). Este pequeno mas caro adaptador, é necessário para televisões sem suporte s-vídeo, como já foi explicado em outros posts. Daí que tenha que se adquirir este adaptador, de forma a usar a entrada de vídeo composto da TV, por exemplo usando uma ficha SCART.

O referido adaptador custa aproximadamente 5€ (grande roubo), e pode adquirir-se numa qualquer loja de electrodomésticos ou electrónica.

Resumindo, um cabo s-video que liga ao PC, ligado a um adaptador s-video/composite, que por sua vez liga ao adaptador SCART. Ao dito adaptador SCART pode ligar-se ainda um cabo de som stereo, (um cabo com duas bananas e um jack).

Boa sorte no assunto.

PS: para quem não quiser gastar os 5€ no adaptador, a única coisa que precisa para construir um, são as fichas, e um condensador de 630pf, o esquema de montagem é muito simples, e pode encontrar-se facilmente na Internet.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor alfatek » Terça Ago 31, 2004 15:39

Boas,

Muito obrigado pela boa resposta a uma questão realmente muito colocada neste forum.

Acho que o problema será adquirir o conversor, não sabes nenhuma daquelas "grandes lojas" que vendam esse conversor? Pelo menos na Worten, penso não haver! [não é k tenha procurado mt em outras lojas mas enfim ;) ]
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 31, 2004 21:24

Boas,
as vezes nao é assim tao simples, o problema reside nas televisoes e nao dos adaptadores, por exemplo, a minha tv tem 3 entradas, scart, svideo e RGB, se ligo a minha placa a ficha scart obtenho imagem a preto e branco pk? visto que a minha tv tem entrada svideo propria ela nao faz video composto na entrada scart da mesma maneira que se tentar ligar o cabo a ficha RGB com o respectivo adaptador ela tb nao manda imagem a cores pelo mesmo motivo, temos de ter atencao as tvs que temos e aos cabos que compramos, todos os cabos que testei tive problemas ate que um dia (por acaso era noite) fui a fnac e por espanto meu havia la um empregado que sabia do que dizia e explicou-me o pk de tal coisa acontecer, mostrou-me o que havia e o que nao devia de ser comprado e explicou exactamente o pk das coisas (nao querendo desacreditar o que ele disse ainda procurei um pouco mais na net e confirmei o que me tinha sido explicado).

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SuperMegaMau » Terça Ago 31, 2004 23:27

Por acaso, na loja em que comprei o meu adaptador, pedi ao vendedor que me deixasse testar numa das tvs dele, era uma televisão cuja marca não reparei, mas bastante recente. O dito aparelho tinha 3 entradas SCART, as quais testei de todas as formas possíveis.

Depois de uns 15 min de testes, só consegui obter a imagem a preto e branco com e sem o adaptador que lá fui comprar. Inda por cima tive o azar de encontrar lá um tipo (cliente) que tinha o dom de se armar em sabidolas, fartou-se de falar como se fosse o maior entendido em pcs e electrónica, quando na verdade possuia um conhecimento escasso. É destes que a mim me enervam de morte!

Bem.. continuando... Penso eu, e não dou certezas, que todas as televisões (com menos de 15 anos) suportam vídeo composto (composite) ligando directamente o cabo à ficha RCA da TV, e casso não a possua, usando um adaptador SCART. Nessas tais televisões com umas quantas fichas SCART, não sei o que se passa, como já referi, também não consegui que funcionasse. Mas como o Tretabyte já disse, cada cabo/adaptador, para cada sistema!

PS: eu comprei o meu adaptador numa loja de electrónica...
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scrat » Terça Ago 31, 2004 23:42

eu fiz o meu proprio cabo e funciona em todas as tvs.
numa altura cheguei a experimentar varios cabos e adaptadores q uma loja tinha e nenhum funcionava, vai dai e peguei no cabo svideo e no cabo avi e cortei juntei os dois e ta uma maravilha.
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor N_G » Quarta Set 01, 2004 10:29

scrat Escreveu:eu fiz o meu proprio cabo e funciona em todas as tvs.
numa altura cheguei a experimentar varios cabos e adaptadores q uma loja tinha e nenhum funcionava, vai dai e peguei no cabo svideo e no cabo avi e cortei juntei os dois e ta uma maravilha.

x2. mas eu foi com scart . aproveitei e ainda liguei ao scart um jack para o som. de modo que no mesmo cabo tenho som e imagem. ate hoje ainda n experimentei em nenhuma televisao que nao funcionasse.
N_G
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 04, 2004 21:51

Mensagempor NetSynnas » Quarta Set 01, 2004 14:46

De valor eram umas imagens dos referidos adaptadores... para completar este excelente tópico! Para não deixar dúvidas... :wink:

P.S.: É que eu também ando atrás de uma cena destas e não consigo arranjar isso! :?
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor SuperMegaMau » Quinta Set 02, 2004 14:46

Eu não queria, mas... la vão as fotos os meus cabos e adaptadores:

adaptador SCART:
ImagemImagem

adaptador s-video/composite
ImagemImagem

cabo s-video:
Imagem

cabo som
Imagem

Pode notar-se o banho a ouro dos adaptadores, que faz com que sejam 2 ou 3 vezes mais caros do que deviam... (aconselho os normais sem ouro, se possivel).

Estes são os cabos e adaptadores que uso, no entanto pode haver outros que façam o mesmo, sejam mais baratos ou caros, em menor ou maior numero...
Editado pela última vez por SuperMegaMau em Quinta Set 02, 2004 17:50, num total de 1 vez.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor NetSynnas » Quinta Set 02, 2004 14:55

SuperMegaMau Escreveu:Eu não queria, mas...

Eu obriguei!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Thanks! :wink: :D
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor mpc650 » Quinta Mar 17, 2005 5:07

Boas

Onde adquirir esses cabos alguem me pode informar? Tenho o mm problema na ligação a tv, por svideo aparece a preto e branco :(

Obrigado e Cumprimentos
Andy
mpc650
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 22, 2004 1:20

Mensagempor p0p4z » Quinta Mar 17, 2005 7:46

As saidas s-video tem 2 sinais separados k é a luminance e a crominance, quando se liga esses adaptadores se a televisão não suportar s-video e só video composto ele vai buscar o sinal ao pino da luminance (penso eu de que) k é só p/b.. Para se ter imagem a cores com a qualidade de s-video é precisso que a tv suporte.. até pode suportar pela mesma entrada scart, tipo na minha tv tenho 2 canais para 1 entrada scart k depende do modo do video tipo av-1 e s-video.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Mensagempor Halaster » Quinta Mar 17, 2005 8:17

alfatek Escreveu:Boas,

Muito obrigado pela boa resposta a uma questão realmente muito colocada neste forum.

Acho que o problema será adquirir o conversor, não sabes nenhuma daquelas "grandes lojas" que vendam esse conversor? Pelo menos na Worten, penso não haver! [não é k tenha procurado mt em outras lojas mas enfim ;) ]

O adaptador que eu tenho scart foi comprado na worten. Agora se há em todas, n sei, mas no Maiashopping tem.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Nabais » Quarta Mai 11, 2005 17:03

Boas! Já consegui pôr bem o TV-Out, mas apenas com um problema...

O ecrã além de parecer um pouco inclinado, ainda fica com as partes de lado tortas, tipo em S, apesar de não desviarem mais de 1cm (o que já é demais...). Alguma solução? Obrigado :)

Nota: Tou com o TVTool, mas com o nview dá o mesmo. Tenho uma Sparkle Geforce 6800.
Super-Flower SF-201T3-S w/ Enermax Noisetaker 475AX
AMD XP-M 2600+@2200 - Cooled by Zalman 7000B AlCu
DFI LanParty Nforce 2 Ultra B 400 @Default
2x512MB AquaPC TCCD PC3200 CL2@2-3-3-11
Sparkle 6800NU@16x1,6vp - Cooled By Zalman VF700 AlCu
Nabais
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Abr 12, 2004 20:00

Mensagempor Netyon » Segunda Jun 06, 2005 13:30

Desculpem lá a minha ignorância, mas como é que se configura a placa gráfica na TV.

Tenho um Acer 2023 com saída S-video para ligar a uma Tv que tem entrada Scart e S-Vídeo.

Já arranjei os cabos s-vídeo->s-video, o adaptador e os cabos para o som, mas imagem....népias :cry: :cry: :cry:

Julgo (tenho a certeza) que o problema é a configuração da placa gráfica no portátil....mas o quê?????? :roll: :roll:
Netyon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 29, 2004 14:27

Mensagempor Gugul » Quarta Jun 08, 2005 15:56

Eu na minha tv com o adaptador para av, às vezes ficava sem cor.
Só que mexendo na ligação da tv a cor lá voltava. Só k tanto mexi lá atras da tv k às tantas ouço um rostilho e a pg foi à vida! :(

Para minha sorte ainda tá na garantia e vao-me dar uma nova. :D
Já li em vários sitios k usar a pg em tv out força mto a pg. E até k se usar um cabo mto comprido tb força a pg...
Gugul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 24, 2003 16:36

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes