Fedora Core 3 com modem USB IceData500

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor SuperMegaMau » Quinta Mar 17, 2005 21:51

não me estranha que não consigas instalar isso, tás a sacar o source em vez do kernel já compilado, não é esse ficheiro que tens ke sacar. O interessante no assunto é que já não estão lá os rpms que estavam na altura em que escrevi a explicação. E isso é um problema para quem não o sacou a tempo.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Fenrir » Sexta Mar 18, 2005 17:14

ahh , pois , bem me parecia que não podia ter sido por culpa minha, ando debruçado sobre isso á demasiado.

nao sabes como posso arranjar então ?
ou podes disponabilizar no emule/amule !!!

ou servir um ftp :) ...
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor SuperMegaMau » Sexta Mar 18, 2005 23:50

Aproveita o horário entre as 3 e as 13 que isso está mais rápido, eventualmente posso desligar o apache caso me pareça necessário. De qualquer forma, numa meia horita sacas isso.

http://mau.gotdns.com/~cenas/
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Sábado Mar 19, 2005 21:13

obrigado, já saquei.
entao é só instalar os pacotes, e seguir o resto do howto ??
e correr o adsl start :) ? é , e voilá :)

como meto as luzes do modem acesas ?

estou quase a mete lo a funcionar em slack, mas tb queria em fc3 , e faço dois howto's para newbies.
ou melhor crio um script :P
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor SuperMegaMau » Sábado Mar 19, 2005 23:54

just do what i told you to do earlier!
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaomt » Domingo Mar 20, 2005 23:33

boas
bem... também instalei o linux hoje, em particular o mandrake 10.1.
e tenho justamente o icedata500 que não vejo como instalar.
já tive a ler estes links:
http://www.startux.org/index.php?article=10054&visual=2
http://comunidade.caixamagica.pt/index. ... 2&visual=2
mas não percebo nada do que estão para lá a dizer. precisava de uma tradução. é assim tão dificil instalar um modem em linux? a impressora ainda conseguiu reconhecer mais ou menos mas o modem é que não há maneira de ligar.
se percebi, as explicações neste topico são para o Fedora.
queria saber instalar o modem mas não faço ideia sobre o que seja compilar ou um kernel. não serve o kernel que veio com a distro? não é assim tão antigo.
as boas notícias é que também tenho um alcatel speedtouch que é reconhecido automaticamente pelo mandrake mas quando chega a altura de configurar escolho portugal, aparece-me a PT (penso que seja portugal telecom?) e eu queria oniduo.
joaomt
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 11, 2004 17:58

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Mar 21, 2005 3:20

segue os passos que indiquei neste mesmo tópico, um dos sistemas em que testei a instalação foi no mandrake 10.0. Segue o caso 2 que referi...
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaomt » Segunda Mar 21, 2005 16:10

que complicação... sem querer abusar do topico queria pedir um pouco mais de ajuda. acho que me está a escapar qualquer coisa fundamental e por causa disso nem consigo começar a perceber as instruções.

SuperMegaMau Escreveu: inicialmente no que já tinha instalado (mandrake 10.0) que não dei trabalho nenhum, apenas saquei a ultima versão dos drivers da pagina da unicorn, compilei aquilo e funcionou logo.

então seguiste também o passo 2. parece ser trabalhoso hehe

sacas o Kernel-2.6.10, o source dele, e o módulo do modem (USB-ATM). Presumo que isto funcione para qualquer distribuição

é do fedora mas funciona até no mandrake? lol

Caso 2 (kero usar o meu kernel):
Para quem quiser compilar o módulo do modem, tem que instalar os seguintes RPMs e suas dependências:

será aquilo de ir ao painel de instalação de software e escolher os pacotes para depois meter o CD1 do mandrake e instala-los? se não for isso então não sei compilar nem onde se fazem os comandos tipo make, tar, rpm, etc..

Depois de feito o download dos drivers, o ficheiro bast-0.9.0.tgz deve ser descomprimido usando o comando:

tar zxvf bast-0.9.0.tgz

também serve clicar com o botão direito e escolher "extrair aqui"?

depois desta operação, ficamos com a directoria "unicorn" no nosso disco. Agora podemos então compilar o módulo, entramos na dir do driver que descomprimimos, portanto "unicorn", de seguida escrevemos:

make

escreve-se make na janela de comandos em modo root com o nome da localização da pasta que temos os ficheiros certo? aparecem-me muitas linhas, quase todas de erros.

vamos rezando para não haver nenhum problema pelo caminho.

tenho de acender uma vela...oops

E pronto, o módulo está pronto para ser usado. Agora é aconselhavel usar o script de ligação à net que vem com o driver do modem, se não estiver incluido no rpm do caso 1, pode sempre encontrar-se no source do driver.

qual script?

ainda não percebo a outra metade dos passos de configuração mas isso só mesmo quando estiver a ver o resultado à minha frente.

desculpa estar sempre a bater na mesma tecla. se calhar escrevi tantas asneiras que é melhor nem responder. as aulas de Z80 até parecem simples comparado com o kernel hehe
joaomt
Novato
Novato

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Mar 21, 2005 23:57

(...)
é do fedora mas funciona até no mandrake? lol

esquece isso, essa cena faz parte do caso 1

será aquilo de ir ao painel de instalação de software e escolher os pacotes para depois meter o CD1 do mandrake e instala-los? se não for isso então não sei compilar nem onde se fazem os comandos tipo make, tar, rpm, etc..

sim, podes fazer isso pelo rpm manager no X em vez de usar comandos

também serve clicar com o botão direito e escolher "extrair aqui"?

serve...

escreve-se make na janela de comandos em modo root com o nome da localização da pasta que temos os ficheiros certo? aparecem-me muitas linhas, quase todas de erros.

na consola como root entras na directoria dos drivers, que se chama unicor (cd unicorn) e aí sim, escreves make. Se tiveres instalado tudo que disse com o rpm manager não deve aparecer erro nenhum.

qual script?

esquece o script até compilares correctamente o módulo, e se lesses tudo que já se disse neste topico, já sabias qual era.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaomt » Terça Mar 22, 2005 20:01

foi uma experiência engraçada mas vou ter de desistir.
lá consegui instalar a maioria dos RPMs e todos os que tivessem um nome parecido porque não consegui achar alguns.
depois compilou tudo sem acabar em erro, apenas warnings. só na altura de fazer "make install" em "unicorn_usb" apareceu um erro: "sem regra para processar 'install'. Pare."

ainda tentei escrever só "make" e aí apareceu:

entering directory 'usr/src/linux-2.6.8.1-12mdk'
building modules stage 2
MODPOST
leaving directory 'usr/src/linux-2.6.8.1-12mdk'

parecia-me bom sinal mas mesmo assim o configurador de hardware não reconhece o modem. Diz que o módulo é desconhecido.
vou pesquisar o alcatel speedtouch ou entao ver o que acontece se ligar a linha de telefone à placa de rede interna do pc que também é reconhecida devidamente :p

obrigado pelas respostas.
joaomt
Novato
Novato

Mensagempor tandre » Quarta Mar 23, 2005 6:38

Viva,
são 6.37 am, isto quer dizer que estive 13 horas non stop a tentar instalar e configurar o meu modem. Como me considero um verdadeiro newbie dou-te os meus parabens SuperMegaMau (apesar axar esse nick um pouco estranho :)).

Pois bem após martelar a solução no CD fornecido pelo Sapo, e apos ter lido 1001 threads, encontrei esta vossa conversa que me ajudou bastante, para não dizer que foi essencial... Estou com FC3, e posso dizer que quase tudo funcionou como tu explicas num post lá para traz. Contudo tive que inventar um pouco para conseguir por isto a funcionar:

1)Tentei tambem o download da source do novo kernel, tal como foi induzido em erro o Fenrir, lá continuei a ler, e... fui parar ao teu servidor. Uma vez mais agradeço ainda la teres os ficheiros.

2)depois adei á novo a procura do ppp-pppoatm, era dito que tinha de o ter instalado... pois é eu nao o incontrei, mas sim o rp-pppoe (creio k seja esta a vertente FC3 em vez de Mandrake)

3)Emperrei outra vez no ficheiro options, onde tens a opção 0.35, no meu sistema isto dá erro, mas como já aparece por defeito (man pppd) tentei retirar e resultou.

4)Depois ainda estive um tempo a perceber o k fazer ao script unicorn-pppoatm... mas logo me lembrei de o "./unicorn-pppoatm" (é para veres como sou mesmo novo nestas andanças).

5)Fikei a resar que as luzinhas acendecem.. e voilá resoltou mesmo!!!

6)Logo descubrir outro problema.... O sistema não me estava a resolver os nomes, apesar da resposta do servidor da sapo me indicar o ip deste. Isto é normal?? Resolvi colocar à força no ficheiro /etc/resolv.conf a configuração deste:
nameserver x.x.x.x

E pronto esta foi a minha odiceia... menos uma noite mas FC3 com internet!!
Mais uma vez te agradeço SuperMegaMau, pela atenção que tens para explicar o caso mais simples...

Tiago Camilo

PS1: existe alguma forma de o DNS ser actualizado dinamicamente?
PS2: agradecia tambem que me enviasses o acrescento que fizeste a script unicorn-pppoatm
Editado pela última vez por tandre em Quinta Mar 24, 2005 0:15, num total de 1 vez.
tandre
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 23, 2005 2:59

Mensagempor SuperMegaMau » Quarta Mar 23, 2005 14:17

[quote]2)depois adei á novo a procura do ppp-pppoatm, era dito que tinha de o ter instalado... pois é eu nao o incontrei, mas sim o rp-pppoe (creio k seja esta a vertente FC3 em vez de Mandrake)[quote]

não, não é a versão FC3, tanto o mandrake como o fedora têm os dois pacotes, pelo menos no meu caso (ONI) consigo usar os dois tipos de protocolo para me ligar à net, no sapo não sei. O ppp-pppoatm é Point-to-Point Protocol Over Asynchronous Transfer Mode e o rp-pppoe é Point-to-Point Protocol Over Ethernet. São protocolos diferentes para a mesma coisa, se bem que o ATM é ligeiramente melhor e o Ethernet é muito mais barato para o ISP.

Se usaste o rp-pppoe, tens também que usar o modulo correspondente, e o script diferente. A minha explicação é para o pppoatm não para o pppoe

Quanto ao resolv.conf, sempre que te ligas à net, é criado um ficheiro aqui: /var/run/ppp/resolv.conf <- este é o resolv.conf que é dinamico, para que consigas actualizar o /etc/resolv.conf automaticamente, basta criar um symbolic link para ele:

cd /etc
rm -rf resolv.conf
ln -s /var/run/ppp/resolv.conf

e já está.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pmfg » Quarta Mar 23, 2005 14:54

Boas,
Segui a opção 1 do tuturial do SuperMegaMau,fiz o download dos dois rpm e instalei-os. Até aqui sem problemas de maior!!Depois segui p/ a parte final do tuturial: fiz
-depmod -ae
-adicionei unicorn_usb_atm a /etc/hotplug/backlist
-Fui aos driveres do modem /unicorn/scripts/ unicorn-pppoatm e fiz as modificaçoes necessarias. para o carregar é só perciso fazer ./unicorn-pppoatm dentro da diretoria?
Diz-se que e necessario ppp e ppp-pppoatm como/onde se encontram? Finalmente fiz as alteraçoes nos 3 ficheiros em /etc/ppp/
Conclusão: Segui isto à regra, mas n tenho ligação.
Será que me esqueci de alguma coisa? Quais os comandos que se usam para fazer a ligação? Sou mesmo mt inexperiente, mas estou a utiliar um programa no fedora e por vezes tenho de ir a net procurar informação.Actualmente tenho de sair e ir ao windows o que é muito aborrecido.
Pedia ajuda p resolver este meu problema !!
Obrigado
Pedro Goncalves
pmfg
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 06, 2004 12:18

Mensagempor tandre » Quarta Mar 23, 2005 15:25

Kem sou eu para dar ajudas a alguem mas aqui vai:

Diz-se que e necessario ppp e ppp-pppoatm como/onde se encontram?

fazes por exemplo
>rpm -qa | grep ppp
e ves quais os resultados que te dá, muito provavelmente irao aparecer estes os ficheiros, contudo nao te aflijas pois se tens o mais recente FC muito provavelmente terás já instalado..

Outra dica... acho que fizeste algo ao contrário 1º mudas o ficheiro e só depois inicializas o script com ./unicorn-pppoatm start (dentro da diretoria)

se por acaso vires as luzes do modem um pouco estranhas deves fazer
./unicorn-pppoatm stop
tiras o usb ... esperas um pouco, e voltas a ligar e
./unicorn-pppoatm start

Pelo menos comigo resulta, é questão de experimentares...
agora é assim se não correr bem tens de indicar o que aconteceu, para nós percebermos.
Boa Sorte...
Tiago
PS: Que raio de modem....
tandre
Novato
Novato

Mensagempor tandre » Quarta Mar 23, 2005 15:30

SuperMegaMau , mais uma vez obrigado pela explicação..
mas
não, não é a versão FC3, tanto o mandrake como o fedora têm os dois pacotes, pelo menos no meu caso (ONI) consigo usar os dois tipos de protocolo para me ligar à net, no sapo não sei. O ppp-pppoatm é Point-to-Point Protocol Over Asynchronous Transfer Mode e o rp-pppoe é Point-to-Point Protocol Over Ethernet. São protocolos diferentes para a mesma coisa, se bem que o ATM é ligeiramente melhor e o Ethernet é muito mais barato para o ISP.

Se usaste o rp-pppoe, tens também que usar o modulo correspondente, e o script diferente. A minha explicação é para o pppoatm não para o pppoe

Eu não tenho nenhum pacote instalado relativo ao ppp-pppoatm, (acho eu)
quando faço
rpm -qa | grep ppp

apenas aparecem dois ficheiros o ppp e o rp-pppoe, foi por isso que tinha xegado à conclusão que era devido a versoes linux diferentes.
Tiago
tandre
Novato
Novato

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante