cpuidle.exe usa 99% dos recursos

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

cpuidle.exe usa 99% dos recursos

Mensagempor Visitante » Quinta Jun 05, 2003 19:14

Olá
Tenho um problema, o processo cpuidle.exe usa 99% dos recursos do processador.
Isto torna o pc um bocado lento (nota-se principalmete na gravação dos cds porque o nível do buffer está constantamente a baixar).
Se o desactivar o sistema fica muito mais leve, mas a questão é: será que não faz mal desactivá-lo?
Já ouvi dizer que o cpuidle é um programa que impede o processador de atingir temperaturas demasiado elevadas, é verdade?

O meu pc é um Athlon XP 1600+ e tenho o Windows XP Pro PT (sem service pack).

Agradeço se me puderem ajudar :)
Visitante

Mensagempor alfatek » Quinta Jun 05, 2003 19:27

Boas,

Para informações sobre esse programita vai a:
http://www.cpuidle.de/

Para mim parece-me mais um programa para apenas encher a memória... não estou a ver a grande diferença em o utilizar... sublinhe-se GRANDE diferença, ele até pode funcionar mas não me parece que valha a pena.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ]Birika[ » Quinta Jun 05, 2003 21:10

EU aki a tempos tinha um q era o WINET.exe q tb ocupava muito e punha o pc muito lento!! Alguem sabe o q era?
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 04, 2002 22:10

Thanx

Mensagempor Visitante » Quinta Jun 12, 2003 15:56

Obrigado a todos por ajudar

Depois de passar uns dias a desactivar o cpuidle de cada vez que reiniciava o Windows houve um dia em que deixou de aparecer. Tanto melhor :)
Agora tenho um "processo inactivo do sistema" que também diz que me ocupa de 90 a 100 do CPU mas no gráfico de desempenho o cpu está somente a 5%, acho que isto já é normal (com o cpuidle o gráfico mostrava o cpu a tabalhar constantemente a 100%!).

]Birika[, quanto ao WINET se não me engano é um daqueles spywares manhosos... Podes apagá-lo com programas antispyware tipo o Lavasoft Ad-aware ( http://lavasoft.element5.com/purchase/ )
Visitante

Mensagempor Taxus » Quinta Jun 12, 2003 20:27

Nao tenho nada disso no meu task manager!
estranho
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor kmolazz » Quarta Set 10, 2003 13:18

permitam-me que reanimem uma velhas thread... que para mim é nova ;)

Já usei o CpuIdle em 2 dos meus pcs anteriores (um K6-2 500 e um XP1600+, ambos com boards com chipstes da via), sempre com resultados "reais", ou seja, baixando a temperatura uns 10ºC ao cpu.

Fiz um copy/paste do site deles onde explicar como funciona:

Under normal circumstances the CPU isn't always active but spends much time waiting for the keyboard, harddisk or CD-ROM. What would be more logical than to turn off the CPU for that period? That's exactly what the HLT machine instruction (Opcode F4) does. Whenever the CPU encounters a HLT instruction the clock is halted and the CPU enters suspend mode until an interrupt, NMI, or reset happens. With the advent of power saving microprocessors like the Cyrix Cx486S the HLT instruction elicits an additional benefit. When "Suspend on HLT" is enabled in the configuration register the processor not only stops on HLT but also enters the power saving suspend mode.

O facto de ocupar (uma palavra melhor seria controlar) todos os recursos disponiveis do cpu é normal, é como se o estivesse a "desligar" e isso é que faz temparatura baixar. Em termos de performance não faz diferença, em teoria, e pelo menos é que o me diz a minha experiência e de muita gente, uma vez que ele disponibiliza os recursos logo que algum programa/processo precise. Onde isto funciona melhor é mesmo em pcs usados para trabalho de escritório, onde a utilização o pcu é baixa , e fica quase tudo disponivel para o cpuidle "desligar". Em jogos por exemplo, onde a utilização do cpu elevada, as diferenças de temperatura são quase inexistentes porque o programa não tem nada para colocar em "halt".

O programa não devia diminuir em nada a performance do pc, até porque é possivel fazer o mesmo através de outros processo directamente no chipset da board (sem nada a correr no background do windows). Podias era ter alguns tipo de conflito que fizesse o programa funcionar mal..
kmolazz
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 10, 2003 11:26

Mensagempor oc_nightmare » Quarta Set 10, 2003 16:36

btw alguem tem alguma info sobre o system idle process? tb me ocupa 99% do cpu...
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor kmolazz » Quarta Set 10, 2003 17:27

isso é normal, quer dizer que 99% do cpu não está a ser usado = idle
kmolazz
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 10, 2003 11:26

Mensagempor metralha761 » Sexta Set 12, 2003 10:50

Regra numero 1, o CPU nunca pode estar parado, tem k ser entretido com alguma coisa. E assim utiliza-se pastilhas po CPU mascar ;) .
O que podem fazer é deminuir o seu consumo ou mesmo a velocidade de processamento, tipo nos portáteis.
Existem varias técnicas pro fazer.

Hoje em dia dos CPU teem a gestão de consumo, se se não era possivel fazer com k o CPU deminua a temperatura em Idle. Esse programa deve usar essa função mais eficientemente, levando a baixa de temperaturas mais elevadas.

Por exemplo no meu portátil ja vi o CPU perto dos 500 Mhz, mas pode ir até os 1800 Mhz (AMD2400+), isto leva a 1 menor consumo do CPU, podendo baixar o Vcore, a ventoinha quase que para, podendo mesmo parar, poupando-se em muito a bateria.
O futuro também aponta po mesmo, hoje em dia o k está em moda é poupar recursos.
Exemplo: neste momento que estou a escrever este post não é preciso muito recursos, bastava uns 300 Mhz pa fazer o mesmo. Eles a dizer que não há impacto com esta gestão de recursos, é mentira, na realidade existe impacto. Não é a mesma coisa o CPU tar sempre a 100% funcional e ter em modo de poupança. Como a fisica diz, nada passa do 0 po 1 sem passar por outras fazes, pode ser mt rapidas e imperceptiveis, mas existem. O que quero dizer com isto é k da faze idle até estar pronto a trabalhar em Full perde alguns ciclos de relogio, o que quer dizer que uma alicação k demorava 1 min a fazer demora 1 min e 1 seg ou 1 min e meio seg. Nada perceptivel, +1 seg -1 seg em 1 min é indeferente pa nós, mas existiu o impacto.

E p anao ir mais loge penso k tá td :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Set 12, 2003 12:07

É mais ou menos como os carros, vais em 5 a 2000rpm mais ou menos a 120km, n tas a usar os 115Cv que o carro tem, mas tas a usar tipo 90Cv naquele momento ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes