Duvida sobre rede interna/acesso internet

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida sobre rede interna/acesso internet

Mensagempor Manu » Terça Mar 22, 2005 15:09

Gostaria de tentar perceber a opção tomada por um gabinete para configurar a rede interna e acesso a internet. Não estou a por em causa a capacidade de quem montou a rede mas sim a tentar perceber o porquê! 8)

Existe um servidor, todos os "clientes" tem IP fixo e depois foi introduzido na rede um PC com duas placas de rede (IP fixo) uma para acesso á rede interna outra para ligar directamente ao router e obviamente aceder a Internet.Mas depois vem o pior, nas configs das duas placas deste PC estão abertas as partilhas de ficheiros e impressoras :?
Se era para partilhar aquele posto não era preferível ter uma só placa de rede com dois IPs um p/ o Router outro para a intranet e utilizar as configs do router ou de uma firewall no PC de acesso para dar maior segurança. Porque segundo o que me foi dito tudo isto foi por uma questão de segurança.
Fiquei curioso e gostaria de saber a opinião de alguém que perceba + disto que eu (não é preciso mto :lol: )
Obrigado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 13, 2004 13:20

Re: Duvida sobre rede interna/acesso internet

Mensagempor xirix » Terça Mar 22, 2005 15:19

Manu Escreveu:Gostaria de tentar perceber a opção tomada por um gabinete para configurar a rede interna e acesso a internet. Não estou a por em causa a capacidade de quem montou a rede mas sim a tentar perceber o porquê! 8)

Existe um servidor, todos os "clientes" tem IP fixo e depois foi introduzido na rede um PC com duas placas de rede (IP fixo) uma para acesso á rede interna outra para ligar directamente ao router e obviamente aceder a Internet.Mas depois vem o pior, nas configs das duas placas deste PC estão abertas as partilhas de ficheiros e impressoras :?
Se era para partilhar aquele posto não era preferível ter uma só placa de rede com dois IPs um p/ o Router outro para a intranet e utilizar as configs do router ou de uma firewall no PC de acesso para dar maior segurança. Porque segundo o que me foi dito tudo isto foi por uma questão de segurança.
Fiquei curioso e gostaria de saber a opinião de alguém que perceba + disto que eu (não é preciso mto :lol: )
Obrigado

O que fizeram não está mal feito.

A ideia é de ter o servidor como "policia de transito" em que ele determina o percurso que o pacote de informação deve tomar.

Tipo, o PC1 manda um pacote para um endereço IP que corresponde à tua rede interna. Esse pacote chega ao Servidor (que é mais um Gateway) e o servidor vê que o Ip destino é interno à rede, então manda para a placa de Rede 1(se for esta a da rede local). Se o pacote tiver um endereço IP que não corresponda ao IP interno, então é para mandar para a placa de rede 2 (para a web).

Em vez de usares um PC com duas placas de rede, poderias usar um router para o mesmo efeito.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor Manu » Terça Mar 22, 2005 16:05

Pois .... Se estou a pereceber bem a ideia concordo plenamente, mas o táfego web supostamente não passa pelo servidor. Esse PC com duas placas é quase que como um ponto de acesso unica e simplesmente para esse PC. Quanto ao Router ele existe está pendurado nesse PC e na linha Telefónica e serve apenas esse PC, o mesmo não serve de Gateway mas sim e apenas para aquela máquina ter acesso a net suostamente para estar isolado o tráfego web do tráfego intranet, mas se está tudo partilhado não sei se serve de grande coisa.
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xirix » Terça Mar 22, 2005 16:19

Ok, o router está ligado nesse PC. Mas se os outros computadores acedem à web, eles o fazem através desse computador.

Experimenta executar um comando em DOS chamado tracert

Faz
Código: Seleccionar todos
tracert www.sapo.pt

e vais ver se não encontras o ip da tua máquina, ip do gateway (esse pc servidor), ip do router, ip de outros gateways a seguir ao router, até chegar ao ip do www.sapo.pt

Se esses pcs internos não forem para ter acesso à web, não vale a pena estarem ligados a esse pc "servidor". O melhor até seria retirar esse servidor da rede para evitar alguma falha de segurança que possa compremeter a tua rede local.

Abraços
Editado pela última vez por xirix em Terça Mar 22, 2005 16:20, num total de 1 vez.
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mercy_PT » Terça Mar 22, 2005 16:20

Não terá esse pc sozinho instalado um proxy server?
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Manu » Terça Mar 22, 2005 16:30

Provavelmente expliquei mal .
Ninguém tem acesso á web a não ser esse pc! ou seja quem quer surfar vai para o cantinho da net :lol: .
Chego a pensar que tem mais a ver com opções do patronato do que por questões de segurança, mas não me atrevo, por isso é que gostava de perceber a existência daquele "apêndice"
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xirix » Terça Mar 22, 2005 16:47

Áhhh. Se esse "servidor" é o cantinho de acesso à net e só tem essa função, então podes tirar a placa de rede da rede local. Que assim evitas problemas eventuais de segurança que possam ocorrer.

Abraços
X|r|X
=================
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Manu » Terça Mar 22, 2005 17:07

Eu não estou a tentar configurar esta rede, estou a tentar perceber a necessidade desta config, quando tudo poderia a meu ver ser mais simplificado. No entanto não sou dono da verdade e sou extremamente "curioso" ao ponto de querer entender o porquê das coisas.
Poderia estar a escapar-me algo importante, que me poderia ser util em termos de segurança.
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante