O novo processador AMD64 ( Opteron )

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

O novo processador AMD64 ( Opteron )

Mensagempor Speed Dragon » Terça Set 16, 2003 21:54

Gostava de saber, por curiosidade, o que acham destes preços, se são justos, e se são para descer e pensar neles...

Processador AMD Opteron 240 - 362€

Processador AMD Opteron 242 - 566€

O que acham dos preços em PT ?

Acham que o Althon 64 Será mais barato ou mais caro ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Quarta Set 17, 2003 0:55

Ja nem me lembro se o opteron é o topo, se for é provável k baixem os preços, se o fizerem só teem a ganhar fasquia no mercado.

Se o 3000+ custar 350 eur é um caso a pensar. Tou ansioso :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor crash » Quarta Set 17, 2003 9:44

os produtos quando surgem são sempre mais caros, o melhor é esperar a ver no que dá a tecnologia dos 64bits. Normalmente um produto novo sofre sempre depois revisões
crash
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 05, 2003 19:32

Mensagempor Grimlock » Quarta Set 17, 2003 12:17

o Opteron 242 ta um bocado caro.

não estejam a comparar preços do Opteron com o Athlon64, pq são processadores pra mercados completamente diferentes.
os varios Opteron vão ser mais caros ke os Athlon64 a mesma velocidade de relogio. mas mesmo mto mais. especialmente os 8xx :)
o Athlon64 3200+, ke é a 2Ghz vai custar a volta de $400.
o Opteron 240 custa 362€, mas é "apenas" a 1.4Ghz. i é pra sistemas com 2 processadores.
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 18, 2003 0:36

Mensagempor alfatek » Quarta Set 17, 2003 13:29

estou assim tão desactualizado ou o Opteron é tipo... um processador para servidores ou gajos malucos/ricos?

É que estou um bocado farto de futurologia sobre Athlon 64 e sinceramente «i don't care about it».

É obvio o Athlon 64 tem de ser mais barato porque o mercado não é o dos servidores mas a parte que eu gostava de discutir é: a) para que raio servem 64 bits excepto para um marketing à-lá-intel b) com as novidades da amd vamos começar a achar que os cpus da intel é que são os mais baratos? é que o aumento da arquitectura para 64 bits tem custos que tenho sérias dúvidas que tragam uma bom aumento de performance.

E sim sou um céptico, depois de o ver adiado uns bons meses não me importava nada que a AMD deixasse os 64 bits para quem os quer e fizesse o cpu rápido E barato.

P.S. - sim, estou a afastar-me do tópico da conversa mas sobre o tópico o que havia a dizer já foi dito.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 17, 2003 19:04

Comcordo quando dizes que a AMD, podia desemvolver um CPU rapido e barato. Pois podia atacar com esse, com o 64Bits, e com os normais, que também estam a dar luta. Podia atacar em varias frentes!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor oc_nightmare » Quarta Set 17, 2003 20:47

o opteron é um processador criado para fazer concorrencia ao itanium..... o amd64 é que será um processador pa desktops...
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Set 17, 2003 21:29

Pois, acho que isso é obvio, mas o motivo de criar o topico, foi mesmo por causa dos preços, obviamente que não os vou comprar, nem vou comprar nada para o meu pc tam cedo :D, mas tava a dizer, que se é processadores para server, os AMD Athlon 64 devem ser mais baratos ....
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor metralha761 » Quarta Set 17, 2003 22:45

A tecnologia 64 bits nao tás só + desempenho, não se equeçam k á velocidade k avançam as coisas, duplicando, as tecnologia 32 bits tá a chegar ao limite, tal como a tecnologia 16 bits tb teve o seu limite, nascendo CPU's hibridos.
Exp. o 486 é 1 hibrido de 16 pa 32 bits, penso k o 386 tb era hibrido. Estes novos CPUs levaram ao suporte de endereçamento de mais memória. Não sei se sabem mas penso k a tecnologia 32 bits tá limitado aos 32 GB, mais nao duraria muito tempo a chegar la, lembrem-se k ja vamos nos 512 MB/1 GB, á 1 ano atrás era 256/512 MB, daki a 8 anos ja tamos nos limites banais de 32 GB e os discos em TB, é muita informação, sao pacotes gigantes de info.

Para além k tamos perto do limite fisico do ficheiro, k são 2 GB, com a tecnologia 64 bits (por meus calculos suportas ficheiros de 1048576 TB).

Claro que explicar isto aos ingorantes da informatica é complicado, tendo k haver a estrategia de markting.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor alfatek » Quarta Set 17, 2003 23:59

ng está a falar em lançar o athlon 64 só daqui a 8 anos, mas gostava que alguém me explicasse o que vai acontecer para que daqui a 2 anos alguém não muito maluco e utilizador doméstico tenha necessidade/consiga comprar 4GB de memória que os 32 bits limitam.

Actualmente a norma ainda é 512MB de memória, já há gente com 1GB mas mais que isso n há nada e em menos de 1 ano não estou a ver ng com 4GB de memória e a dizer que queria mais ;)

Para além que isto leva a outras questões: não sei se os Windowzes estão preparados para fazer uma boa gestão de tanta memória pk estão bastante habituados a fazer os truques de gestão de memória/disco rígido. E não estou a falar de estarem preparados para 64 bits k por agora n estão, é mesmo habituados a lidar com 4GB de memória.

o limite físico do ficheiro de 2GB não é por causa dos 32 bits mas do OS.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor o_TAL » Quinta Set 18, 2003 3:21

Ok, vou tentar ser berve - n vou conseguir ;-)

Em principio vai haver 3 familias de processadores Athlon 64, mas ao lançamento só deve haver 2. O Athlon 64 e o Athlon 64 FX sendo a diferença que o FX tem 2 canais de memoria, sendo por isso mais caro e muito mais potente. O Athlon 64 FX será uma espécie de Opteron para mercado de consumo. Uso uma socket com 940 (em vez dos 750) e as boards para este preocessador vão ser mais caras pois precisam do dobro das linhas de memoria (2 canais).

Quanto às vantagens da extensão AMD 64 são muitas e já as referi várias vezes mas volto a repetir uma coisa importante de que as pessoas se esquecem frequentemente. O limite de 4 GBs n é só um limite de memória física. É um limite de endereçamento, i.e, a memória virtual/paging file estão tb limitados. Isto faz com que o limite seja atingido muito mais rapidamente. O limite fisico ainda está a mais de 3 anos de distância (supondo que se mantém a evolução dos ultimos anos), mas o paging file costuma andar bem acima dos valores de memoria fisica, principalmente em determinadas aplicaçoes (CADs, bases de dados industrias e muitas outras... até os jogos...).
Esse limite pode ser atingido já em 2005 com a saída do Longhorn... E qd se chega a uma parede, mm que n seja vitalmente necessário ultrapassa-la imediatamente, as pessoas tendem a sentir-se apertadas... afinal os upgrades de memória são os mais importantes. Alguém comprava hoje um computador que n pudesse ter mais de 512 MBs de memória física? Quase ninguém os compra com tanta memória pois 512 chegam bem, mas toda a gente quer a hipotese de a aumentar qd necessário.

Abraços
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Set 18, 2003 8:39

Agora baralhas-te-me ....

Atam o Athlon FX, não era uma especie de "Duron" ?
É que tas a falar em Athlon 64 FX, e acho que isso não existe, pois os unicos AMD64, que vi no filme de apresentação foram: Opteron, Athlon 64 e Athlon FX. Corrigem-me se eu tiver enganado...

Quanto aos 64Bit's n percebi aquele topico que fizeram com 32vs64, mas aqui n vai ser para discutir, mas pelo que estou a perceber, os 32Bit's limitam 4Gb de RAM, se os programas do futuro encherem mais RAM, o 64Bit's ja vai ser muito utilizado.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor bcunha » Quinta Set 18, 2003 9:57

alfatek Escreveu:o limite físico do ficheiro de 2GB não é por causa dos 32 bits mas do OS.

Podes explicar isto 1 pouco melhor ?

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor [Nik0n] » Quinta Set 18, 2003 10:53

o athlon fx e o rei da familia n e um duron e ele fex um erro n e athlon 64 fx mas so athlon fx :) e dps de verem os resultados vao ver pa k servem os 64bits um portatil com um amd 64 a correr ut 2003 a 97fps e mt tentador :) se procuraxem ancontravam mt informaxao sobre performance nos grandes sites de imformatica
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor o_TAL » Quinta Set 18, 2003 12:47

nikon: toda a gente se engana, mas neste caso não fui eu a enganar-me... já vi várias referencias ao Athlon 64 FX em sites crediveis e fores a ver faz todo o sentido... é uma especie de Athlon 64 Ultra (como nas gráficas).
se alguém se enganou foram eles, que me induziram em erro... (parece-me pouco provavel...)

Numa busca rápida:
http://www.xbitlabs.com/news/cpu/displa ... 13104.html
http://www.xbitlabs.com/news/cpu/displa ... 80030.html
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes