Ajuda - WXGA, WSXGA+, WUXGA !!!!!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda - WXGA, WSXGA+, WUXGA !!!!!

Mensagempor Turbolento2 » Quinta Mar 24, 2005 19:57

Olá malta
todos estes termos encerram em si resoluções ~máximas diferentes de um ecran de determinado portátil;
WXGA (1280x800)
WSXGA+ (1680x1050)
WUXGA (1920x1200)

As minhas perguntas são as seguintes:

1- Num ecran de por exemplo 15,4'', qual a necessidade de resoluções tão grandes, dado que a resolução nativa não passará de 1280x800? (digo eu, claro)

2- Em todos estes tipos de matriz, haverá diferenças de qualidade quando o TFT se encontra na sua resolução nativa?

Obrigado
Turbolento2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 20:22

Mensagempor deusinho » Sexta Mar 25, 2005 1:45

Não percebi a parte de dizeres que a resolução nativa não passa dos 1280x800.....aquelas resoluções são as resoluções máximas suportadas pelos monitores

O facto de ter ou não ter uma resolução maior é questão de opções. Por exemplo se fores como eu que detesto resoluções pequenas nas quais o espaço da área de trabalho é diminuta, é obvio que uma resolução maior ajuda. Agora se por outro lado isso n se apresentar como um grande problema com certeza q não irás notar grandes diferenças na qualidade de imagem (até pq nos jogos nunca usarias resoluções tão grandes).
deusinho
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 14, 2005 13:41

Re: Ajuda - WXGA, WSXGA+, WUXGA !!!!!

Mensagempor Gak » Sexta Mar 25, 2005 2:10

Turbolento2 Escreveu:
2- Em todos estes tipos de matriz, haverá diferenças de qualidade quando o TFT se encontra na sua resolução nativa?

Obrigado

Só respondo a isto porque é o que sei.

Sim há!

Eu uso um portátil com um ecrâ configurado para uma resolução nativa de 1400*1024 ou kk coisa parecida... Sei que é 1400x.... Em termos de aspecto fica melhor a esta elevada resolução do que a 1024. Mesmo a nível de detalhes.

Por isso, acabo precisamente por usar uma resolução tão alta. Fica em tudo mais bonito. Até mesmo a vista "gosta" mais.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor Turbolento2 » Sexta Mar 25, 2005 3:17

deusinho Escreveu:Não percebi a parte de dizeres que a resolução nativa não passa dos 1280x800.....aquelas resoluções são as resoluções máximas suportadas pelos monitores

Expliquei-me mal talvez. Todos os TFT's, de acordo com o seu tamanho, apresentam melhor os seus gráficos em determinadas resoluções, que geralmente são as designadas nativas. Abaixo ou acima dessa resolução, apresentam alguns problemas de visualização (facto geralmente bem visível nas letras). Este factor têm-se esbatido com a evolução técnica, claro. Os monitores convencionais não sofrem desse problema, pois apresentam bons resultados em qq resolução.
Agradeço a tua resposta. Já percebi que as resoluções maiores servem mais para o caso de querer ligar o portátil a monitores maiores
Turbolento2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Fev 22, 2005 20:22

Mensagempor deusinho » Sexta Mar 25, 2005 12:13

As resoluções maiores do monitor não servem para ligar o portátil a monitores maiores. As resoluções maiores é para tu teres de facto uma maior resolução no ecra do portátil.
Tal como te disse é tudo uma questão de gosto da forma como vais trabalhar com o portátil. Há quem prefira WXGA por ser wide, mas tb há quem (como eu) acho que essa resolução é limitada e prefira maior.
Com disse o Gak, notas alguma diferença ao nível de detalhes e aspecto, mas com o aumento da área de trabalho as coisas ficam substancialmente mais pequenas, e há muito quem não goste.
É tudo questão de gostos
deusinho
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Sexta Mar 25, 2005 19:47

Para um ecrã de 15'' acho que a resolução WXGA é a ideal. Mais que isso fica demasiado pequeno e dá cabo da vista. Resoluções de 1400x1050 ou maiores só para TFT's de 17'', 19'' e para aí acima.

Há pessoas que precisam mesmo de uma resolução grande para efeitos de trabalho, mas são uma minoria, para o utilizador comum as resoluções normais são mais do que suficientes, aliás, são as ideias. Mas cada um tem os seus gostos claro.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor deusinho » Sexta Mar 25, 2005 20:52

Tal como eu disse é tudo uma questão de gostos.
Eu já vi WXGA e SXGA e sem duvida que prefiro n ter um monitor wide e ter uma maior resolução, mas isso é exactamente pela forma que eu gosto de trabalhar e pelo tipo de ferramentas que ás vezes uso.
Agora para o utilizador comum WXGA é capaz de chegar perfeitamente.
deusinho
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark_Angel » Terça Mar 29, 2005 0:49

WUXGA em 17" fica que nem uma luva....

Desde que experimentei nao quero outra coisa..
Tenho area de trabalho que nunca mais acaba!!!

Ja para ano falar quando tivermos algo do nivel de HDTV...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor rome » Terça Mar 29, 2005 1:11

quando tiveres algo do tipo hdtv já o teu portatil de 17'' foi reciclado ah ah :)
rome
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 24, 2005 15:23

Mensagempor Dark_Angel » Terça Mar 29, 2005 9:31

rome Escreveu:quando tiveres algo do tipo hdtv já o teu portatil de 17'' foi reciclado ah ah :)

Sera?? Eu ja me deliciei a ver trailers de WMV-HD...ja ha HDTV por Satelite disponivel na Europa, o conteudo nao e grande coisa mas...

Depois HD-DVD e Blu-Ray nao estao assim tao longe para substituir o DVD e para alem disso ja podes compra rum ou outro DVD com WMV-HD.

Aconselho verem o trailer do Alexander (1920x1080) que esta no site do WMV-HD da Microsoft num ecra WUXGA e depois falamos...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Lusitano » Terça Mar 29, 2005 9:56

Dark_Angel Escreveu:Aconselho verem o trailer do Alexander (1920x1080) que esta no site do WMV-HD da Microsoft num ecra WUXGA e depois falamos...

Mas quem é que tem uma resolução parva dessas?? Eu não tenho concerteza, para que raio quereria uma resolução tão grande num ecrã de 15'' ou 17''. Uma resolução dessas ficava bem era num LCD de 23'' no mínimo.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Tretabyte » Terça Mar 29, 2005 11:12

Boas,
o meu monitor do portatil que faz 1440x900 é um mimo, no entanto usar resolucoes inferiores torna logo as coisas pessimas, a nivel de resolucao nativa, penso que neste momento, deve-se de usar sempre a resolucao maximo nativa que cada monitor suporta devido mesmo ao aspecto da qualidade, lembrem-se que um tft de um portatil suportamente somente 60hz logo, imaginem terem de ler coisas num monitor com resolucao de 800x600 ou 1024 a 60hz, fica tudo "borrado" e da cabo dos olhos que é uma coisa parva.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Onyros » Terça Mar 29, 2005 12:07

Por acaso uso 1400x1050 e nem consigo conceber outra resolução agora. No início ainda passei por uma fase de adaptação, em que usava 1024x768... mas depois de experimentar 1400x1050 (que é a resolução nativa, num TFT de 15 polegadas), dei conta que é ideal para mim. Nem adaptei tamanhos de ícones, nem tamanho de letra.

Mas sinceramente, acho que qualquer coisa acima disso num TFT 15" já é capricho.

Estive mesmo rés-vés Campo d'Ourique para comprar um portátil de trabalho (um chaço pelo qual eu tenho um fétiche idiota, o Acer 292 LMi), mas só o facto de pensar que a resolução máxima seria de 1024x768 estragou tudo. E sim, eu experimentei no 292 LMi aumentar a resolução para 1400x1050 e ficou merdosíssimo, era um castigo pr'ós meus olhinhos (por muita cenoura que eu comesse).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor dfm » Terça Mar 29, 2005 18:43

Lusitano Escreveu:
Dark_Angel Escreveu:Aconselho verem o trailer do Alexander (1920x1080) que esta no site do WMV-HD da Microsoft num ecra WUXGA e depois falamos...

Mas quem é que tem uma resolução parva dessas?? Eu não tenho concerteza, para que raio quereria uma resolução tão grande num ecrã de 15'' ou 17''.

... eu tenho .....

em relação à 2ª pergunta: área de trabalho.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor notebook_fan » Terça Mar 29, 2005 19:09

Eu sou outro dos que consideram que os portateís devem ter como resolução de trabalho standard a resolução máxima (penso que seja essa a definição de "resolução nativa") de forma a garantir que não há perda de qualidade de imagem.

Sendo que para tft's de 15" e 15,4" as resoluções máximas que recomendaria seriam 1400*1050 e 1680*1050. Resoluções superiores só fazem sentido para monitores de dimensões superiores (como aqueles que integram certos modelos ditos "transportavéis" como certos toshiba topo de gama, por exemplo...) ou então para pessoas com requesitos de trabalho muito especiais.

Do ponto de vista de um utilizar "comum" não existirão vantagens em utilizar num portátil que se queira realmente portátil e para ser usado como tal, na utilização de elevadissimas resoluções que por exemplo as placas gráficas da geração anterior/actual se limitam nalgumas circunstãncias a apresentar uma lenta sequência de frames (o exemplo mais tipico são alguns FPS's do ano passado...).

Para quê ter num monitor com cerca de 15" resoluções que ao não "poderem" ser usadas, não aparecerão tão bem bem definidas e nitidas como apareceriam na resolução nativa :?:
Resposta: Não faz sentido.

Cumprimentos.
Clasus More C450-03: Centrino® M755 2,0GHz Display 1400x1050 80 GB 5400rpm 2GB RAM DDR333 GRAVADOR DVD 4X (+/-) ATI M11 Mobility Radeon 9700 128MB Wireless Mini PCI 802.11g
notebook_fan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 09, 2005 0:12

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes