Estou a desesperar - Problema Disco Externo Iomega

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Estou a desesperar - Problema Disco Externo Iomega

Mensagempor Luisa Novo » Sexta Abr 01, 2005 18:51

Comprei recentemente um External Hard Drive USB/FireWire® Iomega® 120GB, que me está a partir a cabeça. Está ligado ao portátil através de firewire. O que me aconteceu foi o seguinte:

O disco veio formatado com o sistema FAT32. Tentei copiar pastas dos meus documentos (já fiz usando cortar/colar e tb arrastando a pasta para a janela do disco). No entanto quando estou a meio, ele diz que houve um erro, e a janela do disco simplesmente se fecha. Quando vou ver no meu computador a drive desapareceu.

Tentei converter para sistema NTFS através do Dos, mas dava um erro qualquer.

Decidi então formatar o disco externo para o sistema NTFS através do windows (cliquei com o botão direito do rato em cima da drive do disco externo e cliquei em formatar).

Depois de apanhar uma seca com a formatação, decidi experimentar passar a pasta das minhas imagens para o disco, e voltou-me a acontecer o mesmo, a drive do disco desapareceu.

Será algum problema do disco ou serei eu que estou a fazer alguma asneira??? :roll: :roll: :roll:

Ajuda precisa-se urgente, please!!!!!!!!!!!!!!
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Re: Estou a desesperar - Problema Disco Externo Iomega

Mensagempor God_Like » Sexta Abr 01, 2005 19:41

Luisa Novo Escreveu:Comprei recentemente um External Hard Drive USB/FireWire® Iomega® 120GB, que me está a partir a cabeça. Está ligado ao portátil através de firewire. O que me aconteceu foi o seguinte:

O disco veio formatado com o sistema FAT32. Tentei copiar pastas dos meus documentos (já fiz usando cortar/colar e tb arrastando a pasta para a janela do disco). No entanto quando estou a meio, ele diz que houve um erro, e a janela do disco simplesmente se fecha. Quando vou ver no meu computador a drive desapareceu.

Tentei converter para sistema NTFS através do Dos, mas dava um erro qualquer.

Decidi então formatar o disco externo para o sistema NTFS através do windows (cliquei com o botão direito do rato em cima da drive do disco externo e cliquei em formatar).

Depois de apanhar uma seca com a formatação, decidi experimentar passar a pasta das minhas imagens para o disco, e voltou-me a acontecer o mesmo, a drive do disco desapareceu.

Será algum problema do disco ou serei eu que estou a fazer alguma asneira??? :roll: :roll: :roll:

Ajuda precisa-se urgente, please!!!!!!!!!!!!!!

Isso acontece kom o facto d estar sempre a puxar o cabo firewire da porta firewiresem 1ª remove-lo do pc com segurança... pah! e isso k da as pressas...
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor Luisa Novo » Sexta Abr 01, 2005 19:44

God_Like Escreveu:Isso acontece kom o facto d estar sempre a puxar o cabo firewire da porta firewiresem 1ª remove-lo do pc com segurança... pah! e isso k da as pressas...

8O 8O 8O

Comprei recentemente um External Hard Drive USB/FireWire® Iomega® 120GB

Recentemente = 15 dias.

Desde que o formatei para NTFS não voltei a desligar o cabo.

Já agora, tens alguma solução? Agradecia.
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor God_Like » Sexta Abr 01, 2005 20:03

entao tenta-o desligar e depois, liga- o...
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor Luisa Novo » Sexta Abr 01, 2005 21:53

God_Like Escreveu:entao tenta-o desligar e depois, liga- o...

Pois, não adianta. Para ele voltar a aparecer tenho que reiniciar o computador. E o problema continua: a drive desaparece a meio de estar a passar para lá uma pasta.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Luisa Novo » Segunda Abr 04, 2005 14:25

Então, não há mais soluções para resolver o problema? :(

Acham que se o levar à loja me poderão resolver o problema, ou não será problema do disco em si, mas de alguma asneira que eu esteja a fazer??? :oops:
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor vik_formil » Segunda Abr 04, 2005 14:38

ja tentas-te ligar noutro PC, que tenha o mesmo ou outro SO? pode ser alguma inconpatiblidade. Com o equipamento na mao e uma mao cheia de paciencia e mais facilresolver. pode ate ser que o disco nao esta bom.
vik_formil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 15:18

Mensagempor Cognome » Segunda Abr 04, 2005 23:27

Luisa Novo Escreveu: No entanto quando estou a meio, ele diz que houve um erro

Consegues ler a mensagem do erro?

Luisa Novo Escreveu:Comprei recentemente um External Hard Drive USB/FireWire® Iomega® 120GB, que me está a partir a cabeça. Está ligado ao portátil através de firewire.

Já experimentas-te com o interface USB?

E já agora, quais são as especificações desse portátil?

Luisa Novo Escreveu:Decidi então formatar o disco externo para o sistema NTFS através do windows (cliquei com o botão direito do rato em cima da drive do disco externo e cliquei em formatar).

A Iomega não recomenda o uso do sistema de ficheiros NTFS, como se pode verificar nesta página onde, mesmo assim, explicam como proceder para utilizá-lo.

Luisa Novo Escreveu:O disco veio formatado com o sistema FAT32. Tentei copiar pastas dos meus documentos (já fiz usando cortar/colar e tb arrastando a pasta para a janela do disco). No entanto quando estou a meio, ele diz que houve um erro, e a janela do disco simplesmente se fecha.

O problema poderá ser devido a esta situação.

Luisa Novo Escreveu:Pois, não adianta. Para ele voltar a aparecer tenho que reiniciar o computador. E o problema continua: a drive desaparece a meio de estar a passar para lá uma pasta.

Duas páginas que poderão ter informação sobre essa situação , .

Também aqui tens a página do suporte da Iomega sobre esse disco externo.
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor Luisa Novo » Terça Abr 05, 2005 11:38

Cognome Escreveu:Consegues ler a mensagem do erro?

Sim, consigo. Diz qualquer coisa como não consegue localizar a o destino.

Cognome Escreveu:Já experimentas-te com o interface USB?

Ainda não. A diferença em termos de tempo de transferência de ficheiros não é muito???

Cognome Escreveu:E já agora, quais são as especificações desse portátil?

Especificações? É um Mobile AMD Athlon(tm) XP 2500+ 779Mhz, 448 MB de RAM.

Cognome Escreveu:A Iomega não recomenda o uso do sistema de ficheiros NTFS, como se pode verificar nesta página onde, mesmo assim, explicam como proceder para utilizá-lo.

Pois, tentei formatar assim mas dava erro. Formatei, clicando com o botão direito do rato na drive do disco.

Cognome Escreveu:O problema poderá ser devido a esta situação.

O ficheiro que tento enviar nem sempre é o mesmo, nem tem 4 MB nem pouco mais ao menos. E o mesmo problema acontece quer em FAT32 quer em NTFS.

Cognome muito obrigada pela explicação pormenorizada.

Aconselhas a voltar a formatar para FAT32? E o que faço depois aos ficheiros com mais de 4 MB???

O que eu pretendo com o disco externo é ter todos os meus documentos no disco externo, para que cada vez que precise de mandar o computador para o técnico, ele não ter nada que ver os meus ficheiros, e não demorar mais tempo com as limpezas de disco devido aos meus mais de 10 GB de documentos, mais de 23000 documentos distribuidos por mais de 1134 pastas.

:lol:
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Cognome » Sexta Abr 08, 2005 14:16

Luisa Novo Escreveu:Aconselhas a voltar a formatar para FAT32? E o que faço depois aos ficheiros com mais de 4 MB???

Não é 4MB, mas sim 4GB, esta situação é uma limitação do sistema FAT32, no entanto acho que para a tua situação não deverás ter problemas com essa limitação.

Luisa Novo Escreveu:O que eu pretendo com o disco externo é ter todos os meus documentos no disco externo, para que cada vez que precise de mandar o computador para o técnico, ele não ter nada que ver os meus ficheiros, e não demorar mais tempo com as limpezas de disco devido aos meus mais de 10 GB de documentos, mais de 23000 documentos distribuidos por mais de 1134 pastas.
:lol:

Luisa Novo Escreveu:
Cognome Escreveu:Consegues ler a mensagem do erro?
Sim, consigo. Diz qualquer coisa como não consegue localizar a o destino.

Tendo em conta a mensagem de erro penso que o preblema deve-se a um/vários ficheiro(s) corrompido(s) ou que estejam a ser utilizado(s) por processo(s) a correr.

Se a mensagem de erro especificar o(s) ficheiro(s) em causa, copia todos os outros e depois tenta descobrir qual das duas hipóteses, referidas no parágrafo anterior, é verdadeira.

Se a mensagem de erro não especificar o(s) ficheiro(s) podes sempre copiar pasta a pasta, ou grupos de pastas, até descobrir qual o(s) ficheiro(s) que estão a criar problemas.

Outras hipóteses são:
  • utilizar o software de backup da Iomega
  • Se utilizas o Windows XP, utilizar a opção de "Files and Settings Transfer Wizard", 1ª página, 2ª página
.
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor neobite » Sexta Abr 08, 2005 22:25

Boas,

olha normalmente nos portateis os recursos de alimentação de USB têm uma corrente fraca pk funkam a bateria e os discos externos trazem um cabo adicional para ligares noutra USB somente para alimentação, o k por vezes acontece o k dizes,ou seja, ele reconhece mas dp kuando arranka para eskrever ou pra ler ele desliga por falta de alimentação. Agora no firewire deve de acontecer o mm, se tiveres esse cabo adicional é liga-lo e exp. Quanto a diferença de velocidade o firewire400(que provavelmente é o que tens) e um pouco mais lento que o USB2, pois o USB2 tem 480Mb/s(60MBytes/s) e o Firewire é 400Mb/s(50MBytes/s). Só o Firewire800 é k bomba + que o USB2, mas ainda não é mt usual.
Penso eu de k!!?
neobite
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 05, 2005 19:21

Mensagempor Luisa Novo » Domingo Abr 10, 2005 21:42

Pior a emenda que o "cianeto" :D .

Agora utilizando o disco com o cabo USB não aparece a drive no "meu computador".

Só me apetece mandar esta m... pela janela. :roll:
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 12, 2005 16:02

Boas

o teu disco não tem alimentação externa?
um tranformadozeco e um cabo... :?
penso que sim.... (ou pelo menos tem lá o sitio para o encaixar...)

penso que a drive desaparece porque o windows deixa de detectar a drive...
valida no site se têm drivers novos para a tua drive externa....

pode ser uma bugzito.... :?

mas por aquilo que li, só acontece com ficheiros grandes... não é?
deve ser falta de corrente..

verifica se no hardware manager aparece a drive com 1 ponto de exclamação... quando falha...
podes tentar um refresh...
a ver se torna a aparecer...

quanto a aparecer em USB, às vezes necessita de um driver tb....

8)
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Luisa Novo » Terça Abr 12, 2005 16:24

O problema da drive desaparecer acontece com (pasme-se) com ficheiros de 2KB.

SIm, o disco tem um transformador que está sempre ligado.

Esuqeci-me de dizer que quando liguei o cabo USB, além da drive não aparecer em "o meu computador" bloqueia-me o portátil, quando vou encerrar.

Há outra questão que surgiu. Tenho sempre uma drive F fantasma (disco amovível) que não consigo remover. Deve ter sido alguma pen que usei e que não retirei com segurança. Agora cada vez que coloco outras pen's estas aparecem com a drive E.

Outra coisa que reparei é que me aparece uma série de portas USB no hardware, quando só tenho...3

Imagem

Quando copiei esta imagem so tinha a multifunções e o adaptador wireless ligado.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Quinta Abr 14, 2005 12:18

Boas

:?
por aquilo que vejo...
parece ser um conflito de drivers...
essa drive fantasma deve-se a algum driver teimoso que não quer desactivar-se...
já foste ao hardware wizard (ou mesmo nos devices) ver se consegues alguma coisa..

a maioria das controladoras USB suporta mais do que duas portas USB, embora fisicamente elas lá não estejam... são enumeradas na mesma...
se fores à bios és capaz de ver uma entrada para desactivar portas USB...
às vezes desactivando as portas não necessárias consegue-se eleminar alguns problemas e libertar recursos....

não sei bém como é com a tua drive externa mas geralmente devem-se desligar(com segurança) antes de fazer shutdown ao sistema... vê no manual... e em algumas só depois do sistema estar activo é que se deve ligar... valida isto com o teu..

mas tu estava a usar originalmente a porta ieee 1394....
não sei se a iomega tem alguma recomendação para não se instalar os drivers de usb e firewire simúltaneamente....
sei de alguns casos em que não se pode...

SOs em portugues baralham-me... estou habituado só em ingles..
por aquilo que noto tens um para a impressora em USB, multifunções (leitor de cartões???), dispositivo de armazenamento de massa - disco externo ou o pendisk fantasma?? penso que este último pode ser apagado...
desligas primeiro os dispositivos USB como deve ser e depois tornas a ir aí... e se este último ainda aparecer o de massa.. apagas...
(quando ligares os dispositivo torna aparecer...)

tenta falar com álguem que saiba melhor do Win XP.... eu não gosto dele por isso não uso...

8)
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes