Rede doméstica: só me aparece um pc nos locais da rede...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede doméstica: só me aparece um pc nos locais da rede...

Mensagempor blitza » Domingo Abr 03, 2005 13:52

Olá!

É o seguinte:

Tenho um pc e comprei um portátil pelo k comprei um router Linksys WRK54G wireless com o objectivo principal de partilhar ficheiros entre computaores, além de partilhar a net.

Pronto instalei o router e fiz akeles assistentes de configuração de rede e o assistente de rede sem fios do painel de controlo, inclusive aquilo de por as definições da rede numa pen drive e dps por no computador a adicionar à rede. Bem, criei um grupo de trabalho com o nome "rede blitza", tendo dado nomes diferentes a cada computador como é óbvio. Bem o k se passou foi k depois disso deixei de ter net no portátil, só no pc se fosse ligado com o cabo usb como era antes, pelo k liguei para a assistência da netcabo e disseram-me para fazer algumas alterações relacionados com o endereço de ip, para voltar a net no portátil.

Bem, o k se passa agora é k em relação á rede, consigo aceder no pc aos ficheiros partilhados do portátil, mas não o contrário (que até era mais a minha intenção pois o portátil está quase vazio). Ou seja nos meu locais na rede apenas aparece o portátil no grupo de trabalho k eu criei e nem sinais de que o outro, o pc, está na rede, apesar de ter feito os assistentes. E ao tentar entrar no grupo de trabalho através do portátil diz k não tenho permissão.

Uso o xp home sp2 em ambos os computadores com as firewalls do xp ligadas. No pc tenho ainda a firewall sygate. Terá alguma coisa a ver com isto?

Perguntei ao técnico da netcabo kd telefonei para lá como resolvia isto ele disse k n era com a netcabo, mas k se fizesse de novo os assistentes k o ip alterava-se, ficando estático ou dinâmico não sei, e k voltava a ficar sem a net pelo router. Que devo fazer? Já pesquisei no fórum e não me ajudou muito... Agradecia sugestões!

Obrigada
blitza
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 25, 2005 15:20

Mensagempor NinaByte » Domingo Abr 03, 2005 14:12

Boas,

O facto de os pcs não comunicarem um com o outro pode realmente ter a ver com a firewall, até a do Windows bloqueia.

Tentar configura-las de modo a permitirem a comunicação.

De qq das maneiras, há aqui pessoal mais perito do que eu que de certeza te pode dar uma maozinha.

cumps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor JotaM » Domingo Abr 03, 2005 14:42

O XP Home não permite a partilha de ficheiros em rede, simples :)
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor NinaByte » Domingo Abr 03, 2005 16:52

Boas,

Jotam, nem me tinha lembrado desse pormenor. É verdade, só com o Pro é que consegues.

Cumps
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Domingo Abr 03, 2005 17:40

JotaM Escreveu:...O XP Home não permite a partilha de ficheiros em rede...
8O 8O 8O ??? Explica lá isso melhor , por favor.
De facto a versão Home Edition do windows XP é um pouco diferente da versão profissional.
Acho que seria rídiculo haver um sistema operativo lançado este século , que não permitisse partilha de ficheiros.
O problema das partilhas é não se conseguir defenir as permissões das mesmas.
Mas exitem duas alternativas , que são:

1º - Pressionar o [F8] e escolher [SafeMode] , depois defenir as permissões da partilha
2º - Usar o comando cacls /? e defenir as permissões da partilha
Código: Seleccionar todos
.....>cacls

Apresenta ou modifica as listas de controlo de acesso (ACLs) dos ficheiros

CACLS nomeFich [/T] [/E] [/C] [/G utilizador:permissão] [/R utilizador [...]]
               [/P utilizador:permissão [...]] [/D utilizador [...]]
   nomeficheiro      Apresenta as ACLs.
   /T            Altera as ACLs de ficheiros especificados no
                 directório actual e todos os subdirectórios.
   /E            Edita a ACL em vez de a substituir.
   /C            Continue apesar de erros de acesso negado.
   /G utilizador:permissão  Conceder permissões específicas de utilizador.
                 Permissão pode ser: R  Leitura
                              W  Escrita
                              C  Alterar (escrita)
                              F  Controlo total
   /R utilizador             Revogar permissões de acesso do utilizador especificado
                              (apenas válido com /E).
   /P utilizador:permissão  Substituir permissões de acesso do utilizador especificado.
                 Permissão pode ser: N  Nenhuma
                              R  Leitura
                              W  Escrita
                              C  Alterar (escrita)
                              F  Controlo total
   /D utilizador       Negar o acesso ao utilizador especificado.
Podem ser utilizados caracteres de substituição para especificar mais de um ficheiro num comando.
Pode especificar mais de um utilizador num comando.

Abreviações:
   CI - Herança de contentor.
        O ACE será herdado pelos directórios.
   OI - Herança de objecto.
        O ACE será herdado pelos ficheiros.
   IO - Herança apenas.
        O ACE não é aplicado no ficheiro/directório actual.

****EDITADO*****
Esqueci-me deste link:
How to Set Up a Small Network with Windows XP Home Edition ( PART 1 of 8 )
****EDITADO*****
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor blitza » Domingo Abr 03, 2005 17:56

Epah eu n tenho grandes conhecimentos destas coisas, mas ja tenho lido topicos de users k montarem redes domesticas em win98 ou 95 por isso nao acredito k o xp home nao dê. Senão para k havia de ter um assistente de rede?

Gostava de alguma resposta mais concreta... Tipo sera da firewall sygate? Se sim como resolvo isso? E se voltar a fazer o assistente de rede perco os ips dos pcs deixando de ter net pelo router de novo?

Help please!
blitza
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor s3ntry » Domingo Abr 03, 2005 18:04

O XP Home permite a partilha de ficheiros. Tenho duas redes, ambas têm quase sempre pelo menos 1 XP Home ligado e não tenho quaisquer problemas de partilhas.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor NinaByte » Domingo Abr 03, 2005 19:27

Boas,

Permite partilhas de ficheiros; mas nao permite certas e determinadas opções, por exemplo partilha de impressoras.

Eu vou ver isso melhor pois tenho esse material em casa, acho que tem qq coisa a ver com WorkGroup.

A ver se faço um edit quando verificar melhor.

cumps
Membro de Prata

Mensagempor s3ntry » Domingo Abr 03, 2005 19:54

Também permite partilha de impressoras, montei uma rede na casa do meu pai onde a impressora está ligada a um desktop com XP Home e ele imprime apartir do portátil, sem probs.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor blitza » Domingo Abr 03, 2005 20:27

Bem então só espero k me digam mais ou menos o k devo fazer para resolver isto pk keria passar certos ficheiros para o portatil.

Qualquer ajuda é bem vinda!
blitza
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dr » Segunda Abr 04, 2005 0:47

Isso é simples. Acho...
O que tens que fazer é desactivar as firewalls.
Dito assim, parece masoquismo, mas é verdade. Obviamente, não vais desactivá-las completamente, mas apenas nas ligações internas. A firewall que uso é a ISA Server 2000, mas já experimentei as internas do XP (com e sem SP2) e a Outpost. O que eu reparei é que a maior parte delas filtra todas as ligações, quando não deveria ser assim. Regra geral (não universal), uma firewall numa rede doméstica deve estar a filtrar o tráfego que passa pela ligação à internet. No teu caso, essa firewall deve estar configurada no router. Se a configurares também nos computadores, vais perder recursos da rede, porque a firewall não vai distinguir um computador da rede doméstica de um computador qualquer na Internet. Há firewalls que permitem criar excepções para determinados conjuntos de IPs. Essa é a melhor opção a tomar. Imaginando que o teu portátil tem um IP do género 192.168.0.x (0<x<255), deves ter alguma opção na sygate que autorize qualquer tipo de tráfego vindo da rede 192.168.0.0/24, que é o endereço da tua rede privada. Mas, para configurar isto decentemente, é preciso ter noções básicas de TCP/IP, o que não me parece ser o caso (sem ofensa). Daí, o que considero ser mais adequado é configurar uma firewall no router e desactivar as outras.
De outro modo, só tendo a pachorra de desactivar as firewalls quando precisares de compartilhar recursos, e voltar a activá-las quando deres essa tarefa por concluida.
Cumprimentos.

PS - O XP Home não deixa compartilhar ficheiros?!? Não pode ser adicionado a um domínio, mas tem todas as funções de rede de um computador em workgroup.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor blitza » Segunda Abr 04, 2005 19:31

Obrigada pela resposta Dr.
Bem estive a ver melhor nas opções da firewall Sygate e tinha la uma opção para permitir o acesso de outros computadores na rede. Essa opção não estava selecionada mas para aceder a outro pc estava, tanto mais k do portátil consigo aceder a este. Assim penso k a parte da firewall esta resolvida pk pus para permitir partilha de ficheiros.

Mas parece-me k se calhar a configuração da rede não esta bem pk continua a não me aparecer este pc nos meus locais de rede. Então a pergunta é: se fizer de novo o assistente perco os ips dos pcs dexando de ter net partilhada pelo router nos pcs? K devo fazer? Foi o k o tecnico da netcabo disse k ia acontecer fazendo o assistente de novo. Tou em pulgas para ver isto resolvido!
Thanks
blitza
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Piratagnan » Segunda Abr 04, 2005 21:21

Também nao tou a conseguir configurar a minha rede domestica pra imprimir noutra impressora,ou seja neste pc onde tou uso uma ligaçao sem fios com o linksys network adapter e no outro pc tá ligado o router e o modem.

Ja usei o assistente de configuraçao,ja pus a opçao de partilhar impressoras mas nada.
Piratagnan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 30, 2004 13:51

Mensagempor bintoito » Segunda Abr 04, 2005 23:21

...a mim os assistentes do xp nunca me resolveram ponta de corno..pra fazer redes, e já consegui pôr duas a dar, uma cu server xp pro e outra cu server ME 8O, teve de ser td à unharapa...e o pouco qu percebo de redes foi de tanto esbrugar e peskisar pla net (claro que mtas duvidas foram tiradas aqui eheh)
boa sorte com isso
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Tretabyte » Quarta Abr 06, 2005 20:17

Boas,
por acaso usar o assistente do xp para fazer esse tipo de coisas é pura perda de tempo, configura-se as coisas manualmente, que ate é bastante simples, tem-se muita atencao às firewalls existentes e pronto, rede a funcionar.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes