Opcao RAM

Mensagens especificas sobre portáteis Acer

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor notebook_fan » Domingo Abr 03, 2005 12:06

No seguimento do debate anterior sobre a utilização de dois ou um SO-DIMM, realmente também não sei o motivo pelo qual acontece mas terá possivelmenete a ver com a forma como a motherboard e o próprio SO faz o endereçamento da memória pelos dois slots disponiveís... (teoria).

Experimentalmente já verifiquei que os acessos ficam realmente mais rápidos com dois SO-DIMM's com a mesma latência etc... do que apenas com um único SO-DIMM com a mesma memória total e caracteristicas idênticas... Verifiquei isso com a marca Infi***n.

Mas isso são daquelas coisas muito especificas não contempladas sequer nos programas curriculares de muitos cursos superiores de informática (pelo menos no meu nunca aprendi nada sobre isso), portanto nalgumas situações as experiências são o melhor que se pode discutir...
Aqui ficou a minha experiência, quem já tiver experimentado as coisas na prática ou souber mais sobre o assunto pode sempre se manifestar :wink:

Cumprimentos.
Clasus More C450-03: Centrino® M755 2,0GHz Display 1400x1050 80 GB 5400rpm 2GB RAM DDR333 GRAVADOR DVD 4X (+/-) ATI M11 Mobility Radeon 9700 128MB Wireless Mini PCI 802.11g
notebook_fan
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Mar 09, 2005 0:12

Mensagempor Lusitano » Domingo Abr 03, 2005 14:48

chikenbuster Escreveu:Cá para mim o ignorante és tu.
Mandas uma bocas mas não explicas nada com factos.
Por isso, é melhor também tirares uma curso de intelegência para poderes compreender melhor o que os outros dizem.

Curso de "intelegência"? Deves estar-te a referir ao mesmo que tiraste concerteza. :roll:

O que quiz dizer é a lata como algumas pessoas chegam aqui e quase que "exigem" informações detalhadas esquecendo-se que isto é tudo de "borla", ninguém é pago para andar aqui nestas coisas, por isso um pouco mais de humildade e tacto a pedir as coisas ajuda, caso contrário em vez de ajuda recebes "boquinhas".
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor chikenbuster » Domingo Abr 03, 2005 15:34

Da tua parte agradeço-te que simplesmente me ignores e não te esforçes por comentar as minhas opiniões e sugestões no forum.

Desculpa lá o tempo que te ocupei.
chikenbuster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 21, 2005 18:48

Mensagempor pissos13 » Segunda Abr 04, 2005 17:15

o forum não é p andarem a atacar uns e outros, eu apenas disse aquilo por experiencia e comentários que já ouvi, é claro que para uma explicação mais detalhada é só procurando.
Mas imagina este caso, q a uma memoria de 512mb so consegue processar 100 registos de cada vez, chegando aos 100 registos os restantes ficam em espera. Se tiveres 2 memorias de 256 que processam cada 1 também 100 registos, qd uma memoria fica "cheia", a outra processa os restantes, ou seja há uma maior distribuição, pelo menos a meu ver é isso que provoca uma "maior rapidez"...
Não preciso de assinatura!
Ass. Pissos13
pissos13
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 02, 2004 22:27

Mensagempor red_bad » Quinta Abr 07, 2005 7:46

pessoal so mais uma pergunta.. eu posso usar uma 256 333 e por uma de 512mb a 400? funciona?
DFI LANPARTY UT NF4 ULTRA-D (BIOS 6/23/05)
AMD ATHLON 64 X2 3800+ @ 2500(250*10)
LC POWER SUPER SILENT V2.0 550w PRETA
GSKILL PC3200 ZX Dual Channel 1 Gb (2 x 512) 2-3-3-6
XFX 7600 GT 256 MB DDR3
MAXTOR 250 GB 16 MB DE CACHE SATA II
red_bad
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 23, 2003 10:23

Mensagempor lights_on » Quinta Abr 07, 2005 10:10

A meu ver computadores que suportem dual channel RAM têm muito a beneficiar, com a instalação de dois DIMMS. Pois tal como o processador temos de ver um dimm de memória como um único recurso.
E a memória num determinado instante ou está a ser escrita ou a ser lida! Como exemplo, se tivermos dois dimms a memória pode ser lida e escrita em simultâneo, daí teoricamente o tamanho da banda da memória duplica!
O Front Side Bus determina a velocidade com que o processador comunica com as memórias, e como os processadores actualmente são bastante rápidos é muito fácil termos o processador idle (parado) à espera de enviar ou receber informação. Se beneficiarmos do DUAL CHANNEL será mais fácil manter o processador permantentemente ocupado, pois não estamos apenas dependentes de um único recurso. É como usufruir de uma estrada ao lado de outra estrada, ou seja teoricamente pode passar por lá o dobro do tráfego!
Uma outra analogia e podem experimentar! Imaginem o processador como um garrafão de água e o Barramento como um funil e a memória o recipiente que está a receber a água. Se conseguirmos manter o funil cheio temos de esperar que esvazie um bocado para tornar a colocar lá água, caso contrário excediamos a capacidade do funil! Se tivermos duas memórias ou seja dois recipientes e dois funis quando um funil está cheio podemos continuar a deitar àgua no outro funil! Mantendo os dois funis cheios podemos deitar o dobro de água!

São livres de me corrigir e agradeço que o façam contudo, na minha ignorância, é esta a percepção que tenho do DUAL CHANNEL.

Fiquem bem e boas discussões....
lights_on
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 10, 2004 1:30

Mensagempor jim-lamego » Domingo Abr 17, 2005 20:36

Aproveitem para por logo 1ghz de ram de inicio
Eu tenho 2 de 256 e já estou arrependido
Agora quero meter 1ghz e só tenho 1 hipotese deitar as 2 de 256 fora ou vende las a uma m**** de um preço!!!
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Secutor » Segunda Abr 18, 2005 11:26

Boas

Numa certa loja(frac) perguntei quanto custava passar dos 512 (2x256) para 1G (2x512) nos acer e disseram-me: 100€ mais o custo de instalação.
Secutor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 11, 2005 14:44

Resposta

Mensagempor gherme » Segunda Abr 18, 2005 16:38

Eu contacti a loja referida acima via e-mail e recebi a seguinte resposta:

"Estimado Cliente,

Informamos que o portátil em questão é apenas disponibilizado com a configuração 256+256MB, sendo necessário adquirir 2 módulos de 512MB posteriormente para proceder à expansão da memória para 1GB.

DIMM MEMORIA 512MB PC333 P/PORTATIL
http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalog ... 0010892642

Com os melhores cumprimentos,"

??? agora fiquei baralhado !!!
gherme
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 13, 2005 15:27

Mensagempor pinhopedro » Segunda Abr 18, 2005 17:23

Também tive a ideia de mudar para um dim de 512, mas disseram-me que 2x 256 também era mais rápido, e isto porque?
A resposta foi a seguinte, tornasse mais rápido porque primeiro utiliza um dim de 256 depois deste estar cheio passa para o outro, ou seja, a informação nele armazenada é mais rápida do que o de 512, porque este põe toda a informação no mesmo local, logo quando vai aceder a esta de mora mais tempo.
Isto foi o que disseram.

Já agora que tal o portátil 1694? Vou compra-lo sábado.
Tem alguma sugestão melhor?
pinhopedro
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 16, 2005 11:54

Mensagempor funkstar » Domingo Out 22, 2006 13:10

Boa tarde,

Possuo um Acer 1694wlmi com 2x256Mb DDR 333Mhz, estou a pensar trocar estes módulos por 2x512Mb DDR.

Consegui um contacto que tem 2x512 DDR 400Mhz, acham que haverá algum problema em utilizar estas memórias no meu portátil?

Visto que as existentes serem a 333Mhz.

Cumprimentos a todos!
Desktop - P4 3,2Mhz@3,7Mhz
Laptop - Acer Aspire 1694WLMi
Mobile - Nokia 6600
funkstar
Novato
Novato

Registado: Domingo Mai 08, 2005 13:19

Anterior

Voltar para Portáteis Acer

Quem está ligado: