Pergunta semântica webDeveloper

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

O q significa para ti WebDeveloper?

Programador Web - q inclui HTML, PHP, ASP, etc.
9
69%
WebDesigner, programador web, flash developer.
4
31%

Total de votos : 13

Pergunta semântica webDeveloper

Mensagempor gimbras » Sexta Abr 08, 2005 15:06

Uma pergunta básica e simples:

para um projecto meu preciso da vossa opinião em relação a esta palavra:

WebDeveloper, qdo a lêem ou ouvem pensam, em quê?

Programador Web - q inclui HTML, PHP, ASP, essas linguagens de programação/formatação todas

ou:

WebDesigner, programador web, flash developer.

Isto é a minha questão é a seguinte será que vcs consideram que a palavra webdeveloper contém no seu significado tmb um indivíduo que programa em flash (flashdeveloper)

ou são coisas distintas para vcs, tipo se ouvissem "webdeveloper" pensariam q era só programação ou flashdeveloping tmb?

se visitassem um site com esse nome webdeveloper pensariam só q iam encontrar programação web e/ou tmb flashdeveloping.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor xirix » Sexta Abr 08, 2005 15:23

Bom, o conceito Developer implica sempre Progra,mação, seja ela feita na linguagem que for.

Se for ASP, pode ser VBScript ou JScript, em Flash é o ActionScript, etc etc etc

Não é porque programas para uma aplicação que começou por ser unicamente para design, que deixas de ser um Programador.

Agora o que não se pode misturar é um WebDesigner, que copia umas funções de Javascript da web, e se denomine Developer, porque "programou" essa função de validar um form.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor gimbras » Sexta Abr 08, 2005 15:51

a minha intenção era escolher um nome de domínio e se webdeveloper inglobava web e flash developer, só isso.

esquece a parte do webdesigner :-)

ou será k deva manter o k já está escolhido (ver gif animado da minha signature)
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Creative Byte » Sexta Abr 08, 2005 18:17

Boas,

Concordo com o Xirix em relação ao developer, o developer é mais virado para a parte da programação (PHP, ASP, JAVA,...) enquanto que o Designer tem mais a ver com o aspecto visual.

O que acontece hoje em dia é que a mesma pessoa faz as duas funções mas os conhecimentos são muito diferentes um do outro, o developer tem que ter conhecimentos a nível de programação, BD, segurança, ... o designer é mais do estilo layout, funcionalidade e simplicidade, jogos de cores, enfim tornar o site o mais agradavel possivel e distinguir da concorrencia.

Acontece que existem situações em se torna dificil distinguir um do outro como é o caso do Flash, o flash permite fazer animações simples mas tb animações mais complexas em que utilizando o actionscript a animação cada vez mais se torna uma aplicação, em ambiente web claro. Neste caso é um developer ou um designer?
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor xirix » Sexta Abr 08, 2005 20:00

Creative Byte Escreveu:Boas,

Concordo com o Xirix em relação ao developer, o developer é mais virado para a parte da programação (PHP, ASP, JAVA,...) enquanto que o Designer tem mais a ver com o aspecto visual.

O que acontece hoje em dia é que a mesma pessoa faz as duas funções mas os conhecimentos são muito diferentes um do outro, o developer tem que ter conhecimentos a nível de programação, BD, segurança, ... o designer é mais do estilo layout, funcionalidade e simplicidade, jogos de cores, enfim tornar o site o mais agradavel possivel e distinguir da concorrencia.

Acontece que existem situações em se torna dificil distinguir um do outro como é o caso do Flash, o flash permite fazer animações simples mas tb animações mais complexas em que utilizando o actionscript a animação cada vez mais se torna uma aplicação, em ambiente web claro. Neste caso é um developer ou um designer?

Pois, só que eu por exemplo, sei programar em action script, sei mexer em photoshop e afins, mas não tenho o minimo senso de bom gosto. Não posso ser considerado designer não é? Por isso a ideia de WebDeveloper.
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor gimbras » Domingo Abr 10, 2005 14:09

permitam-me k vos diga k tirei um curso de webdesign: dreamweaverm fireworks, flash.

smp pensei k webdesigner era so um tipo k fazia graficos e imagens para a web, o webmaster mandava pedia o k keria e o designer passava a ser webdesigner pq criava/editava gráficos para a web.

mas as coisas ja n sao assim um wedsigner ja sabe mexer em html, dhtml como dom, css, javascript, e dps trabalhar imagens.

num curso d webdeveloper conheci um colega k era webdesigner mas percebia bem de html, dom e css.
As coisas cada vez mais se misturam.

penso k webdeveloper sera um gaijo k crie scripts php, asp etc.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Creative Byte » Domingo Abr 10, 2005 17:30

Boas,

Na minha opinião html e css não são linguagens de programação, mas sim, uma linguagem para formatar um documento. Por exemplo, enquanto estou aqui a escrever este post posso colocar link's, texto em bold, italico, ... mas não estou a programar. Nos tempos dos primeiros processadores de texto em DOS a unica forma de colocar palavras em bold ou italico era inserindo códigos especificos tal como acontece hoje com o html.

Já no que toca a javascript ai sim, estás a programar um script que tem condições que são verificadas, ciclos, variaveis, enfim.

Por uma pessoa fazer uma pagina web não significa que seja um programador, tal como um programador que crie um interface entre uma BD e uma pagina web, préviamente criada por um webdesigner, não o torna um webdesigner.

Não estou a dizer que um é melhor do que o outro, eu pessoalmente sou um programador, mas tal como o xirix tambem sei trabalhar com o photoshop, html, css, mas a minha veia artistica não me permite criar um site que seja apelativo sem ter de ficar horas a fazer alterações, a ver outros exemplos e a pedir a opinião a outras pessoas.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor alfatek » Domingo Abr 10, 2005 22:23

webdeveloper é programador de tecnologias para a web.

webdesigner é webdesigner :)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor gimbras » Segunda Abr 11, 2005 9:59

como diz o Creative Byte html e css são linguagens n de programação mas de formatação de texto e tmb de imagens. width heigth e até podemos colocar efeitos como alpha e o caraças.

mas a minha pergunta era outra, n era sobre o k ker dizer webdesigner mas sim se a palavra WEBDEVELOPER inclui no seu signficado tmb flash developer.

ou seja quero comprar um dominio q inclua no seu nome o conteúdo do site (o nome actual é red code studio= red (do meu outro nick) + code (código, óbvio) redcode (é a cor do código php qdo editado no dreamweaver) + studio (é mais para animações = flash 3D, etc).

n sei se mantenha este nome pk comprei-o a pensar em ter um site para fazer sites como freelancer, mas para fazer pub ao serviço decidi criar um fórum de webdeveloping e flashdeveloping (outros 2 cursos k tmb tirei).

mas o ideal é mesmo ter o nome do conteudo do site no dominio, se vcs forem ao google e procurarem redcodestudio aparece logo em primeiro (é obvio pk é o unico), se procurarem paginas de portugal por hardware aparece logo o HCP.

ou seja tem mta importância o conteudo estar resumido no dominio. mas a questao é k ter um dominio webflashdeveloper.xxx seria mto comprido ou nao?

:)

ajudai-me almas caridosas.
:D
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes