Garantia da Asus - passou a ser mais restritiva?

Mensagens especificas sobre portáteis Asus

Moderadores: Administradores, Moderadores

Garantia da Asus - passou a ser mais restritiva?

Mensagempor gcc » Quinta Abr 14, 2005 0:07

Olá a quem ler isto. Este parece ser o melhor fórum sobre portáteis em Portugal, por isso queria perguntar se alguém aqui está a par de eventuais mudanças recentes nas condições da garantia internacional da Asus para seus portáteis.

Estava a pensar comprar um W3N, e há dias reparei num comentário que apareceu num fórum americano sobre mudanças na garantia internacional da Asus (vejam o 1º e o 5º comentário dessa página). Basicamente a Asus terá anunciado (de acordo com a discussão nesse fórum) que qualquer alteração a um portátil da marca invalida a garantia internacional. Incluindo uma coisa tão simples como mudar a memória.

Não liguei muito, mas quando fui comprar o portátil (a uma loja directamente ligada a um dos 3 importadores portugueses) perguntei se podiam fazer alterações (memória de 512MB para 1GB). Há um mês faziam. Agora recusaram-se absolutamente a fazer qualquer alteração, devido a algumas novas instruções que tinham.
Como pretendia 1GB de memória, adiei a compra até perceber o que se passa com as garatias.

Se de facto houve alteração nas condições da garantia também para Portugal (como me parece que pode ter havido) o que é que significa para quem agora comprar um portátil e posteriormente alterar a memória instalada (já nem digo o disco)? Duvido seriamente que a Asus possa, à luz da nossa legislação, recusar-se a garantir os seus produtos desta forma - a menos que os revendedores assuma por sua vez a responsabilidade, o pior é se também não quiserem depois assumir! Alguém sabe o que se passa em Portugal quanto a estas (supostas) alterações nas garantias? Na loja soube nada mais concreto, só que não assumiam responsabilidade por qualquer alteração...

Pretendo telefonar à Asus Ibérica amanhã para ver se tenho um esclarecimento, mas por enquanto tenho a confiança na marca seriamente abalada. O que é um bocado irónico, porque tinha preterido o LG LM50-DHVP por a LG não ser uma marca com "nome" em Portugal, nem uma presença tão grande como a Asus. Talvez ainda mude de idéias. Se a Asus está mesmo a fazer isto pode ser um grande tiro no pé (e nos revendedores!).
gcc
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 13, 2005 23:29

Mensagempor Lusitano » Quinta Abr 14, 2005 0:55

Em todos os portáteis de marca se mexeres neles perdes a garantia, qualquer alteração tem que ser feita logo no distribuidor oficial (no caso dos Asus) ou à posteriori nos centros de assistência autorizados da marca (para Asus e todas as outras marcas). É normal que os revendedores se recusem a fazer alterações a não ser que sejam feitas logo de origem na distribuição da Asus. Claro que há lojas que fazem as alterações na mesma sem avisar o cliente das consequências, mas depois é o cliente final que se lixa...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Lusitano » Quinta Abr 14, 2005 1:03

De qualquer forma essa quebra na garantia refere-se apenas à garantia internacional, mesmo num portátil modificado podes sempre recorrer à garantia no país onde o aquiriste.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor www.mobi.com.pt » Quinta Abr 14, 2005 11:53

Esta é a que vem nos portáteis mais recentes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

Mensagempor gcc » Quinta Abr 14, 2005 14:42

Ok, obrigado pela informação. Pelo que pude perceber (também depois de lhes telefonar) a Asus está apenas a tentar evitar receber portáteis com problemas em componentes que já foram trocados e não são da responsabilidade deles.

Em princípio, pelo que perebi, não irão levantar qualquer problema a quem substituir componentes, desde que não danifique com isso o computador, e usem memória apropriada. Enfim, o que stá escrito na cópia que a mobi (obrigdo!) agora mostrou. Mas também fiquei com a impressão que podem querer que quem faça a troca assuma a responsabilidade pelo portátil, daí em diante...

Como não quero chatices mais tarde e ainda não tenho a situação clarificada, por escrito, pela Asus (e aquele ponto 6.3 da garantia deles ainda pode dar para várias interpretações), vou experimentar um LG. É mais barato e o que me tinha justificado procurar um Asus, a confiança na assistência da marca, ficou abalado.
gcc
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 13, 2005 23:29

Voltar para Portáteis Asus

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes