Yakumo HyperSound XR - 256MB, expansível com SD/MMC (Review)

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Yakumo HyperSound XR - 256MB, expansível com SD/MMC (Review)

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 14, 2005 13:09

Pois é, às vezes lá fazemos um mimo às nossas namoradas e decidimos comprar-lhes uma prenda espontânea.

Todas as noites adormeço a ouvir música no meu iPod, que é daqueles acessórios sem os quais eu pura e simplesmente não sobrevivo. Inclusivamente, se passar um dia inteiro sem ouvir música, é certo que chego ao fim do dia cheio de dores de cabeça. Este fenómeno clínico estranho (lol) será um dia explicado pela ciência ;)

Andei à procura de leitores de mp3 dentro de um plafond máximo (100 euros), comparei características, capacidade de armazenamento, qualidade de som... Li reviews de todos e mais alguns, e houve um que se destacou por uma série de características: Yakumo Hypersound XR.

- Memória interna de 256MB;
- Serve como pendrive, com interface USB 2.0;
- Qualidade de som muito razoável, especialmente tendo em conta o preço;
- Alimentado com uma pilha AAA (1,5V), oferece uma autonomia entre 12 a 15 horas - ainda não testei com pilhas AAA recarregáveis, mas suponho que perca alguma autonomia;
- Entrada para dois headphones (para partilhar a música que estamos a ouvir, e assim o usufruto da música deixar de ser uma experiência solipsista);
- Gravador de voz, com possibilidade de escolha da frequência em que se gravam os ficheiros WAV;
- Expansível através de cartões de memória SD e MMC.

Já tinha testado Creative Muvo's, testei outros leitores de marca branca que por aí abundam e outros afins... e por um preço mais reduzido, este nunca perdeu consideravelmente em nenhuma das características essenciais e ainda ganhava por ser expansível através de cartão de memória.

A interface do leitor é simples e eficaz, o display tem uma backlight, com fundo azul, com duração configurável. A navegação é bastante simples, para carregar as músicas basta carregar numa patilha "OPEN" e sai disparado um pinchavelho USB para o ligar ao computador (com um cabo de extensão que é incluído na embalagem, para quem tem as portas USB apenas atrás) - e depois... drag & drop-, tem equalizador com várias configurações base, e é bastante pequeno e muito leve.

Como ponto negativo, mas não inesperado, a fraca qualidade dos headphones fornecidos na embalagem. Nada que uns bons Sennheiser MX-500 por 15 euros não corrijam.

No cômputo geral, por aproximadamente 80 euros, penso que seja uma compra muito recomendável, com uma excelente relação preço/qualidade. Com um cartão de memória SD de 512MB, fica-se com um leitor com 768MB por cerca de 120 euros (80 do leitor+40 do cartão de memória)... ou seja, pouco mais do que custam os Creative Muvo de 256MB.

My rating: ***** ;)

Review com imagem --> http://www.lordpercy.com/yakumo_hypersound_xr.htm
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Mique » Quinta Abr 14, 2005 13:20

só lhe falta radio...motivo pelo qual prefiro o muvo. dizem também que em termos de som os creative são imbativeis.

outra coisas...esse headphones seihneiser não são os que foram testados pela fnac e que tiveram pessimos resultados??? eu continuo a preferir os sony EX71...claro que custam 40 euros...mas o que é bom paga-se
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 14, 2005 13:35

Bem, como nem eu nem ela ouvimos rádio, isso é um mal menor, nós gostamos de escolher aquilo que ouvimos e na rádio só se ouve música que nós nunca na vida ouviríamos ;)

Relativamente à qualidade de som, de facto, concordo que os Creative sejam imbatíveis, mas houve mais características que fizeram a escolha pender para o lado do Yakumo... e em comparação a diferença não é tão brutal quanto isso.

Sobre os headphones... Li muitas reviews sobre os Sennheiser e já vi de tudo. Por experiência própria, quando os comprei e testei só me apeteceu devolvê-los imediatamente. Mas recomendaram-me sempre usá-los por, pelo menos, um espectro de 12 horas de utilização. No fim, fiquei convencido. Têm uns graves se bem que não propriamente potentes, muitíssimo bem definidos - ao contrário dos stock headphones do iPod, que tem baixos fortes, mas "lamacentos"; os médios e agudos são muito definidos, o que para mim também é essencial. Mas sim, também ando a namorar os MDR EX-71 da Sony :D

Para um plafond máximo de 100 euros, continuo a recomendar o Yakumo, que relembro, comprei por 80 euros ;)

edit: ainda por cima, num leitor de 256MB há sempre que fazer um compromisso entre a quantidade de dados que ele pode levar e a qualidade dos mp3 que lá metemos. Para mim, a qualidade mínima (mesmo mínima) aceitável é 128 kbps. No computador nunca uso menos de 192 kbps. Ora, os Creative têm melhor qualidade de som (um facto inegável), mas a 128 kbps (o padrão para leitores mp3 com memória flash) as diferenças para o Yakumo esbatem-se, porque o próprio ficheiro já tem menor qualidade, logo as diferenças notam-se mais em ficheiros de maior qualidade - que ocupam mais espaço. Num leitor com 256MB não se vai artilhar aquilo com ficheiros a 192 kbps, porque depois leva pouca música - e depois tinha que se ouvir rádio para não estar a ouvir as mesmas músicas o dia inteiro :P
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Mique » Quinta Abr 14, 2005 14:02

bem...eu irei comprar um muvo de 1Gb (a capacidade minima para o tipo de uso que lhe dou). Para mim, e isto é apenas a minha opção pessoal, um leitor mp3 tem de ser muito leve (para o levar para qualquer sitio sem notar inclusive para o estadio), ter radio (para ouvir o relato no estadio - sim, sou maluquinho :) ), ter bom som e finalmente ter uma capacidade para vários cds (para quando for de ferias ter discos para varios dias). A minha escolha natural recairia no Zen Micro com os seus 5Gb mas infelizmente para o tipo de uso que pretendo é demasiado pesado (108g contra cerca de 35 dos muvo) e grande. (basta olhar para os 2 e comparar)

Também o facto de ser a pilhas é importante. De vez em quando dá-me uns desvaneios mentais e vou pela europa fora com a tenda de campismo atrás. Assim tenho dificuldades em carregar baterias (já estive 2 horas sentado à porta de uma casa de banho a carregar um telemovel :( ) já que não tenho tomadas excepto em parques de campismo. Assim é só trocar de pilha e andar.

Mas isto dos leitores depende para quem se destinam.
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 14, 2005 14:19

Claro, é uma óptima escolha! Mas o preço... upa, upa ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Mique » Quinta Abr 14, 2005 15:02

o preço dos 1Gb actuais são cerca de 140 euros (já se arranja a este preço). Eu pessoalmente ainda acho caro, motivo pelo qual ainda não comprei. Estou à espera que desça para lá ir comprar um. Mesmo assim desde 30 euros nos ultimos 30 dias. Mas sinceramente o preço comparativamente aos outros semelhantes nem está nada mau. Basta pensar que um sony de 128 custa mais que um creative de 1Gb. Philips, Samsung, Thomson é tudo mais caro...

A unica coisa que acho mal é que um de Muvo de 1Gb custa 140 euros e já se vêem Zen Micro de 5Gb a 179 euros...não faz sentido que 5x mais capacidade custe só mais 39 euros...

Eu gostava de ter o micro mas de facto pelos motivos que ja expliquei a mim o Muvo dá-me mais jeito...sou obrigado a ser roubado...:)
Editado pela última vez por Mique em Quinta Abr 14, 2005 15:58, num total de 1 vez.
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Quinta Abr 14, 2005 15:35

Eu acho alguma piada ao Zen Micro, confesso. Mas também acho piada aos mini iPod e já se conseguem comprar (por portas e travessas) a +/- 150 euros.

Achas a diferença de peso e tamanho assim tão fulcral? É que é mesmo muito pouco peso, de qualquer forma! 100 gramitas... Quanto ao outro argumento, aí estou inteiramente de acordo. Era muito bom se desse para usar pilhas nesses leitores, quando acaba a bateria. É um argumento que se coloca também quando se compra uma máquina fotográfica digital: carregador ou pilhas? Os pro's preferem sempre pilhas, assim se acabar a carga... toca a meter umas novas e 'tá a andar ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Mique » Quinta Abr 14, 2005 15:56

eu sofro desse mal também. a minha maquina digital é a bateria e nas ferias é um ai jesus...sempre a desligar para durar o mais possivel.

mas voltando aos mp3...sim, 108g é muito para mim, prefiro um que ande no bolso e eu nem note.

por falar nisso, onde comprei a minha maq digital, um site frances mas com secção portuguesa, já se vende o Muvo 512mb a 85 euros...aposto que não consegues bater esse preço...:) de portes são apenas mais 10 euros...mas se escreveres para lá e disseres que arranjas melhor preço eles eliminam os portes (com a minha maquina fizeram isso e nem checaram se eu arranjava mesmo melhor preço ou nao)

na altura comprei lá a minha maquina por menos 150 euros do que custava cá.
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes