Se muita gente se queixa que perde dinheiro, em especial a industria discografica, temos de ver os negocios paralelos q a pirataria alimenta, a saber... CD/DVD (re)gravaveis, drives para gravação dos mesmos, Discos, Pens e tudo o que for relacionado com armazenamento.
Temos ainda a explosão dos ISP de banda larga cujo mercado seria bem mais limitado se n houvesse a possibilidade de utlizar programas tipo emule e afins... Se fosse só pela navegação e downloads esporadicos, n havia tanta procura de ligações de 1Mbit ou mais como há agora.
Um caso curioso q me aconteceu foi ter recebido um telefonema da netcabo (o meu ISP) a tentar vender-me o pacote Mega e um dos argumentos que usaram foi justamente ter a possibilidade de copiar filmes da net... (n disseram como, nem incitaram explicitamente à pirataria, mas....)
E qto aos direitos de autor penso que as perdas não serão assim tão graves pois muitas bandas (especialmente as mais desconhecidas/recentes) ganham bastante em termos de promoção. A maioria dos concertos que tenho ido ver, só gastei o dinheiro do bilhete porque tive a oportunidade de conhecer essas bandas pela internet.
As consagradas acabam sempre por vender nºs astronomicos ('tadinhos dos Metallica q tanto lutaram contra o Napster... devem andar a pedir na rua).
As redes P2P vão sobrevivendo graças ao argumento da fotocopiadora... n se vai processar a Xerox por haver pessoas que a usam para copiar livros... eles são só um meio... coitados
cumprimentos