Façam o mesmo aos vossos discos

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Façam o mesmo aos vossos discos

Mensagempor metralha761 » Sexta Out 10, 2003 0:18

Puz uma ventoinhas da pequenas, 5x5 cm, a bufar contra o disco duro foi uma maravilha :D

Passou dos 41ºC para os 33ºC, registados. Antes de ligar a fan tava nos 41ºC e passados uns 2/3 minutos tava nos 33ºC, podendo chegar mesmo menos de 30ºC, principalmente no inverno.

40ºC é o limite pos HD, por isso se metem a mão em cima do disco em funcionamente e notam uma alta temperatura, façam o mesmo. Vai aumentar a logevidade do disco, sem sonbra de duvida.

Ultimo registo 31ºC, ambiente + de 20ºC.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Out 10, 2003 8:50

? Como puzes-te a bentoinha a buffar ? bem, o meu deve tar quente, mas quando a temp ambiente vier para 0ºC isto é k vai ser :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Sexta Out 10, 2003 16:05

Foi meio arcaico, com fita adesiva.
Mas o que interessa é k dá :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Moebius » Sábado Out 11, 2003 18:42

Bem fazer isso num portatil já é mais dificil, mas ainda lembro me bem de pegar numa ventoinha e por a soprar sobre a superficie do teclado para arrefecer o meu bicho que estava com problemas de sobreaquecimento.

Devo ter andado pelo menos 2 semanas assim, até conseguir por o portatil a reparar.... mas isso é outra história :wink:
Moebius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 06, 2003 18:28

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Out 11, 2003 20:54

Metralha761 , podes postar picks ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 12, 2003 16:01

Logo k tenha a maquina digital.
Mas já vi na chiptec 1 cooler pos discos a 6/7 eur, por isso compensa e vou comprar 1, para alem k é mt mais sielncioso k esta varinha barulhenta :P

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alatakontigu » Domingo Out 12, 2003 19:26

sao da akasa metralha? se forem axo k som bons... é o k ouço...
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor metralha761 » Domingo Out 12, 2003 19:49

Sim é da akasa, e existem em várias cores, e o que me agradou mais foi mesmo o ruido 29 dBa, contra os 40 k devo ter paki, argh.

Diz assim Akasa Top Fitting Azul/Amarelo/vermelho

Tb teem um cooler por 9.5€ k só tem 20 dBa, debita mais ar k o k tenho aki com o ruido de 39 dBa

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor FireBlade » Quarta Out 22, 2003 21:21

Eu tenho um da akasa e faz muito pouco barulho.
Aconselho a comprarem!!
FireBlade
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 15, 2003 12:15

Mensagempor metralha761 » Quarta Out 22, 2003 21:39

Até me eskise deste post lol :P

Já tenho o cooler po disco, é mt silencioso, infelizmente, fica com 1 u 2ºC acima da outra :( mas penso k seja má eficácia, porque faz mais "vento" k a outra, mas em compensação é mt mais silenciosa.

Também comprei 1 Akasa 40mm, po mei chipset, meti a funcar 1 cadito de tempo, acho k era mt carga pa 1 UPS de 250 W, e fez algum efeito :D.

No total destes 2 equipamentos paguei 8,50 eur :D

Mesmo tendo tudo a funcar acho k o do CPU é k faz mais barulho :(

PS: Temp do HD 30ºC minimo registado 27ºC

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wasabii » Quinta Out 23, 2003 13:57

metralha761 Escreveu: 40ºC é o limite pos HD, por isso se metem a mão em cima do disco em funcionamente e notam uma alta temperatura, façam o mesmo

Ontem instalei um prog para ver a temp do hd e o maxtor q tenho tinha 60 ºC. isto deve ser mau. tenho um wd por cima do maxtor. Como é q meto mais ventoinhas na caixa? uma ajudinha please!! :oops:
wasabii

Mensagempor metralha761 » Sábado Out 25, 2003 2:49

Num metas ventoinhas quaisquer, existem cooleres próprios pa discos, custam uns 6 eur, claro que ocupam o espaço de 2 discos, mas tb nao é bom os discos estarem proximos.

Eu num diria que 60ºC mau, mas algo péssimo ou catastrófico, o disco pode começar a originar erros por tao altas temperaturas, para além, como é sabido, os corpos teem tendência a dilatar kando estão quentes, isso leva em risco as cabeças tocarem no disco provocando dano irreversiveis.

A melhor solução e imediata é comprares coolers para disco, 1 para cada 1, pode ser boa ideia comprares 1 transformador só para as ventoinhas.

Foi o que fiz, como tinha 1 CPU cooler, outro CPU FAN adaptado á placa grafica, na qual já postei pics, 1 Fan chipset e 2 fans incluidas no cooler do HD, pensei k seria mt para uma fonte de 250wts, ainda por cima acabou de chegar o outro disco, tive mesmo k o fazer, paguei mais 6 eur pelo transformador, posso controlar a velocidade das ventoinhas, reduzindo os Volts, e não sobrecarrego a fonte.

Com isto tudo consegui, baixar as temperaturas dos discos, do chipset e da placa grafica, agora só vou comprar mais uma fan para extrair o ar de dentro pa fora e assim fechar a caixa.

PS: Caso só tenhas espaço pa 3 discos, 1 deles ocupado com a disket, faz um chasi adicional para os discos, nas de complicado, algo k já o fiz, só precisas de 4 chapas, se tiverem furadas melhor se não fazes os furos, assim os discos ficam mais distantes não levando com o bafo de calor do outro.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor wasabii » Sábado Out 25, 2003 19:35

o pc tem uma fonte de 300 ou 350 wts nao sei bem. entretanto já troquei a posição dos discos e pus um por baixo do gravador.agora tao mais afastados, mas nao queria q fosse essa a solução. vou ver se faço o tal chasi :) achas q a fonte chega para os coolers?(já agora podes indicar aí uns sitios para comprar isso) já vi em cima :D ?desculpa lá tar a chatear-te com isto. obrigado e fica bem
Editado pela última vez por wasabii em Sábado Out 25, 2003 19:51, num total de 1 vez.
wasabii

Mensagempor wasabii » Sábado Out 25, 2003 19:38

só mais uma pergunta. o dissipador com a ventoinha do cpu devem estar fixas? isto é sem mexer? é q o dissipado do pentium 3 abana um bocadito. fica bem
wasabii

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Out 25, 2003 19:44

bem eu acho que deve estar fixo, pelo menos arrefecerá melhor se assim estiver !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante