de facto este é um problema em Portugal. O culpado de veres a imagem a preto e branco deve ser (digo deve porque há vários problemas que o podem causar) porque o adaptador que usas não modifica o sinal s-video para composite, a tua televisão como só reconhece o sinal composite/rca (vindo da entrada scart) não interpreta em o sinal e não junta os 2 canais separados que o s-video tem para a cor e por isso ficas com essa imagem.
Experimenta ver se a tv não tem um modo de video que diga s-video, nesse caso funcionaria, senão o que necessitas é de um cabo adaptador bem feito, nem precisa de ser de 7 pinos, apenas precisa de converter não só as portas s-video para scart como o próprio sinal transmitido de s-video para composite/rca.
Eu estive a fazer experiências de ligar o portátil à minha tv através da entrada composite/rca da tv e verifiquei que fazendo um adaptador "à mão" consegui obter imagens a cores, que a placa gráfica detecta que a tv está conectada e todo o mais. No entanto tenho cabos que vinham noutras placas gráficas que fazem basicamente o mesmo que o meu cabo caseiro faz: s-video para composite e esses cabos não fazem o serviço correctamente.
Daí que a minha conclusão é que a culpa serão dos cabos conversores que não fazem o serviço correctamente. eu ainda não experimentei comprar um cabo novo s-video-> rca a ver se resolvo o problema mas pelo menos com o "meu cabo caseiro" não tenho nenhum problema nas várias televisões.
Caso tenhas uns fios de cobre por aí e tempo livre se quiseres indico.te como fiz o meu cabo experimental... Agora não tenho aqui os meus apontamentos mas penso que era algo do género: os 7 pinos do portátil n interessam usas só os 4 de fora:
- Código: Seleccionar todos
. .
. .
No meu caso tentei ligar s-video -> rca, precisei de uns cabos de cobre e um cabo rca-> rca.
juntas o sinal dos 2 pinos debaixo e ligas na parte de fora da porta rca, aquilo tem 1 pino e por fora é o ground. Os 2 pinos de cima juntas tmb o sinal e ligas ao pino central do cabo rca.
Só com isto obtens uma imagem de boa qualidade e a cores, ainda tentei meter um condensador num dos sinais que vinha de um dos pinos da parte de cima, não me lembro agora qual, para obter uma côr um pouco mais real, isto é, fica um pouco mais claro.
em teoria um cabo s-video -> rca deveria fazer este trabalho, como já referi, só testei com cabos de gráficas k aki tinha, não fui comprar um cabo s-video -> rca, daí que talvez se comprares um s-video -> rca ele faça o serviço bem.
p.s. - depois de teres o sinal bem feito em rca é mto fácil arranjar conversores para scart por isso o que disse também serve para ti.
Os fabricantes podiam poupar trabalho e incluir um cabo que lhes custa uns poucos euros ou pelo menos vendê-lo, mas enfim... A única loja que vende cabos de 7 pinos e/ou cabos de 4 pinos s-video que garantem que funcionam é nos EUA e n me apetece pagar taxas aduaneiras e etc's... por mim quando tiver tempo compro 2 portas s-video e rca, faço as ligações tal como já referi e fico com o problema resolvido.