alfatek Escreveu:descontinuado desde agosto... yep, isso parece-me uma informação realmente credível.... tirando o pequeno pormenor que eles foram colocados à venda no final de agosto em portugal devem ter sido descontinuados 2 dias depois ou o caraças...
nos eua o x1000 ainda vende mesmo com o zt3000 à venda, que é basicamente a mesma coisa numa caixa diferente.
quanto ao nx7k realmente é melhor mas a diferença de preço não justifica para ter o xp pro e mais umas coisas melhores, mta da diferença é pelo «status» de ser dirigido a bizness man's
O que eu te disse, foi-me dito por uma pessoa que trabalha na HP, que inclusivamente me disse o preço a que os x1010 saiem da hp... para teres uma ideia, 800 do que tu pagaste, foi para revendedores e afins. O que quer dizer é que em agosto, já se sabia que não iam continuar o portátil durante um ano ou valores desta ordem. Vieram uns milhares para portugal com a configuração do x1010 (na america, os x1000 são customizados, o zt3000 é uma marketing stunt para ganhar $, uma questão e marcas apenas, pq ha' quem n goste de comprar compaq e já goste de comprar HP) e depois disso não vieram mais. Isto é o que quer dizer que foi descontinuado. Obviamente que se venderam muitos, mas foi tudo do stock inicial, que, neste momento, está a acabar e os preços mais baixos que neste momento surgiram, são concerteza de limpezas de stocks dos revendedores, para os novos x1k que vão surgir, tal como em outros países (australia, canada, etc). Agora deve surgir o x1020, e os x1010 vão ser cada vez mais raros, até pq os novos x10xx vão ser na prática ao preço dos x1010. Ou seja, pelos tais ~2k, vais ter um x1020 que é melhor que o x1010 ao mesmo preço.
O volume de vendas de portáteis não compensa eles terem soluções x1k com há na américa para outros países. 1º é a questão do teclado, depois é o numero de vendas. Penso que nem o canadá tem x1k totalmente customizáveis. Na europa, então, nem pensar. O x1k não vai acabar em portugal como é óbvio, o x1010 é que vai dar lugar a outros portáteis melhores, ao mesmo preço. Como em tudo na informática
Quanto ao nx7k... há diferenças na versão em Portugal que justificam totalmente o seu preço. A começar pelo centrino 1.6 que é muito mais caro que o 1.5 (infelizmente). Depois, não é 2x256, é um stick de 512 pelo que me dá a perceber, o que é muito melhor. Daqui a um ano metes outro stick de 512 e tens logo um gig. A versão portuguesa, ao que parece, tb tem um gravador de DVD, do site:
"DVD+RW/R e slot Secure Digital (SD) integrada"
Depois tens um 60gig a 5400 rpm em vez de um 40 a 4200... é uma grande diferença.
Mas o que justifica totalmente o preço para mim é poder ter 1680x1050 para trabalhar, o que pessoalmente me dá muito jeito. Estive (e estou caso demore mto o preço a baixar em portugal) para encomendar o portátil de espanha só pela resolução.
Não sei se a nossa versão tem bluetooth, mas é o que menos me importa. Relativamente ao OS, sinceramente, é-me irrelevante. Infelizmente, não posso comprar o portátil sem OS, se não, era o que faria.
A primeira coisa a fazer ao portátil vai ser formatar para criar uma partição windows e outras para freebsd.
O chato é ter mesmo que pagar por um SO, quando não dão hipótese de comprar sem OS, ou mesmo por outro mais barato.