Toshiba - M30X-144

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Muad'Dib » Terça Abr 26, 2005 16:08

Queria perguntar algo mais sobre o Toshiba M30X-144 ... a imagem do disco ...

Há uns tempos atrás, vinham uns CDs com portáteis, que se colocavam na drive, fazia-se boot para CD, mais uns cliques, e era feita automáticamente uma re-formatação e re-instalação da imagem de origem de todo o disco. A funcionalidade era realmente boa.

Hoje em dia, pelo que me consta, já não há CD nem DVD ... apenas uma partição com a tralha toda para a imagem.

O que eu pergunto é o seguinte:

1) Entro no sistema operativo (win xp) vou a essa partição e corro um executável para o efeito? É isso? Funciona da mesma forma?

2) Posso assim colocar a informação num DVD, e utilizar o espaço dessa partição para algo mais útil? O DVD não será bootable, certo, ou tem algum executável para copiar a imagem para um DVD e que o faz bootable?

3) No meu caso, o portátil toshiba virá (se o comprar) com o win xp home. Eu preciso do xp pro, pelo que vou ter de instalar essa versão ... e os drivers de todo o hardware? Vêm nessa partição também, tenho e posso fazer download, ou vem num CD/DVD na caixa?

4) Quanto espaço é ocupado por essa partição?
Muad'Dib
Novato
Novato

Registado: Terça Abr 26, 2005 14:02

Mensagempor bintoito » Terça Abr 26, 2005 16:52

´só uma curiosidade..pq é que precisas do Pro?
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Helderus » Terça Abr 26, 2005 21:10

Boas,

Muad'Dib, respondendo á tua 1º questão:

Muad'Dib Escreveu:Já agora, posso perguntar qual é o tipo de aplicações que utilizas? Jogos? Programação (em que linguagem)? Bases de Dados? Edição Gráfica?

Só para ter uma ideia.

O meu tipo de aplicações no portátil actualmente resume-se a Office (Word, Excel, Powerpoint, e Access - uma pequena BD) e por enquanto apenas a um jogo: Rome - Total War.

A minha programação (se é que se pode chamar :oops: ) resume-se a um pouco de VBA em Excel e Access, mas nada de mais.

O jogo Rome corre sem qualquer tipo de problemas e tenho-o jogado intensivamente (também com uma ATI9700 128Mb ai dele que não corresse bem! :x )

Já estou é um pouco arrependido do meu comentário relativo ao "defeito" de o disco ser de 4200Rpm... posso induzir as pessoas menos conhecedoras em erro, mas assim ainda vou a tempo de procurar esclarecer alguma coisa.

Eu qd iniciei a minha procura do portátil a comprar pesquisei sempre no pressuposto de se possivel fazer um upgrade ao portátil nos componentes onde se pode fazer isso: disco e memória.
Visto que o M30x-144 tem uma slot livre para a memória, não constituiu problema e coloquei logo 1 Giga de memória (+ 512Mb). Para o disco não conheço em PT loja para fazer isso para Toshiba sem comprar disco novo (na Alemanha sim: + 99€ pelo 7200 Rpm 8Mb Buffer 60Gigas, + 89€ 5400Rpm 16Mb Buffer 80G). Pelo que me fiquei pelo de 4200Rpm e estou satisfeito!

Um disco de 7200Rpm é indicado para um determinado tipo de aplicações especificas de uso intensivo do disco como seja edição de video, ou grandes bases de dados com muitos Mb (tenho o Football Manager para instalar - tem uma grande BD- e estou curioso para ver o seu comportamento) ou qualquer aplicação onde o disco tenha uma utilização intensiva na leitura e escrita.

Para aplicações "normais" não vais notar diferença a não ser que tenhas pouca memória fisica e aí é usada "virtual memory" do disco. Eu com 1 Giga de memória não tenho qualquer problema e mesmo com 512Mb apenas em aplicações muito "pesadas" a correr no XP é que o sistema pode recorrer ao disco.

Tirando isso, só para te dar um exemplo genérico, as diferenças ao nivel do tempo para abrir uma aplicação "normal" num disco de 4200Rpm que seja de 3,5segundos, demora 3segundos no 5400 Rpm e 2,6s no de 7200Rpm. O que é isto para o utilizador comum ?

Eu referi o de 5400Rpm 16Mb pois para mim e tb como referiu o dfm é aquele que na minha opinião é o mais indicado para portáteis pois tem uma boa relação entre (performance / aquecimento e gasto de energia).
Mas nunca iria investir num disco novo de 5400Rpm ou 7200Rpm para um ganho de performance minimo (no tipo de aplicações que corro) e ficar com o de 4200Rpm na mão.

Podes ver aqui mais detalhes das comparações 4200Rpm Vs 5400 Rpm Vs 7200 Rpm para portáteis:
http://www.tomshardware.com/storage/200 ... ks-06.html
http://www.powernotebooks.com/articles/ ... lnews&id=5

2º questão:
Muad'Dib Escreveu:Hoje em dia, pelo que me consta, já não há CD nem DVD ... apenas uma partição com a tralha toda para a imagem.

Estás mal informado, pelo menos relativamente á Toshiba e a este modelo... tenho aqui o DVD de recuperação á minha frente... óbvio que é com o XP Home, o SO de origem.

Cumpts,
Helderus
Editado pela última vez por Helderus em Quarta Abr 27, 2005 8:16, num total de 1 vez.
Helderus
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jan 20, 2005 16:09

Mensagempor argon » Terça Abr 26, 2005 23:59

Boas... sou novo neste forum e estou a considerar comprar um portátil também ;)

Só um pequeno reparo e corrigam-me se estiver errado! Mas facto do processador do acer ter um fsb a 533 mHz é perfeitamente indiferente pois a memória que vem de origem funciona a 333 mHz! Claro que isto não invalida um futuro upgrade... just my 2 cents!
argon
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 25, 2005 23:04

Mensagempor rome » Quarta Abr 27, 2005 0:29

argon Escreveu:Boas... sou novo neste forum e estou a considerar comprar um portátil também ;)

Só um pequeno reparo e corrigam-me se estiver errado! Mas facto do processador do acer ter um fsb a 533 mHz é perfeitamente indiferente pois a memória que vem de origem funciona a 333 mHz! Claro que isto não invalida um futuro upgrade... just my 2 cents!

os teus 2 cents não teem qualquer razão, em nenhum dos argumentos
rome
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 24, 2005 15:23

Mensagempor argon » Quarta Abr 27, 2005 2:33

Hum, então mas se a memória e o processador não puderam comunicar á mesma velocidade, estando neste caso a memória a impedir a utilização total dos 533 mhz qual é a vantagem de ter esse mesmo fsb?

Fiz o post no fundo para responder á questão do Muad'Dib sobre a diferença entre o fsb a 400 e a 533!

Mas como disse, nada invalida um upgrade claro...
argon
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 25, 2005 23:04

Mensagempor Muad'Dib » Quarta Abr 27, 2005 9:58

bintoito Escreveu:´só uma curiosidade..pq é que precisas do Pro?

Necessito de me ligar a domínios ... só isso já é uma razão.

Mais razões incluem:
Remote Desktop
Access Control
Roaming User Profiles (não tão importante, no meu caso específico)

Helderus Escreveu:
Muad'Dib Escreveu:Hoje em dia, pelo que me consta, já não há CD nem DVD ... apenas uma partição com a tralha toda para a imagem.

Estás mal informado, pelo menos relativamente á Toshiba e a este modelo... tenho aqui o DVD de recuperação á minha frente... óbvio que é com o XP Home, o SO de origem.

Cumpts,
Helderus

Isso é ao que eu chamo uma boa novidade! Realmente estou mal informado ... a minha experiência a esse nível (imagem de recuperação) prende-se com portáteis compaq, que já não se vendem. Na f**c fui informado (erradamente, está visto) de que hoje em dia é raro encontrar um CD/DVD à parte ... os fabricantes estariam a optar por imagens numa partição.

Sinceramente, não via razão para tal ... um DVD-R custa dois cafés, e para um fabricante com certeza que a prensagem em massa não ficará mais que a chatice de a mandar fazer ...

O teu toshiba M30X-144 trazia um DVD, já li. E trazia também alguma partição? ou o disco tem apenas uma partição?

argon Escreveu:Hum, então mas se a memória e o processador não puderam comunicar á mesma velocidade, estando neste caso a memória a impedir a utilização total dos 533 mhz qual é a vantagem de ter esse mesmo fsb?

Fiz o post no fundo para responder á questão do Muad'Dib sobre a diferença entre o fsb a 400 e a 533!

Mas como disse, nada invalida um upgrade claro...

Pois aqui a questão é que vou mesmo necessitar de 1Gb, portanto vou ter sempre de mexer na memória ... se a que vem não tem performance suficiente, poderia pensar inclusivé em substituir toda por um 1Gb com performance adequada.

Outra questão: Alguém me pode relembrar qual seria o factor de conversão aproximado (já que não há conversão directa, eu sei), para poder comparar velocidades de processadores Pentium M com Pentium 4?

Tenho uma vaga ideia de que seria qualquer coisa como 1.3 ...
Muad'Dib
Novato
Novato

Mensagempor Muad'Dib » Quarta Abr 27, 2005 10:14

Helderus Escreveu:Boas,

Muad'Dib, respondendo á tua 1º questão:

Muad'Dib Escreveu:Já agora, posso perguntar qual é o tipo de aplicações que utilizas? Jogos? Programação (em que linguagem)? Bases de Dados? Edição Gráfica?

Só para ter uma ideia.

O meu tipo de aplicações no portátil actualmente resume-se a Office (Word, Excel, Powerpoint, e Access - uma pequena BD) e por enquanto apenas a um jogo: Rome - Total War.

A minha programação (se é que se pode chamar :oops: ) resume-se a um pouco de VBA em Excel e Access, mas nada de mais.

O meu tipo de aplicações são programação principalmente ... WebSphere (Java) e Microsoft .NET.

Claro que terei BD instalada na minha máquina: SQL Server, MySQL, DB2 e Oracle ... embora as ligue manualmente, consoante a necessidade. Serão utilizadas na programação, e não para servirem como base de dados de "produção" ou com muita carga de acesso.

Quanto a jogos, claro que enquanto a performance for aceitável, quero dar uma joga ou outra para descontrair ... LAN parties tornam-se interessantes com portáteis ... :)

Agora a placa gráfica também será uma vantagem quando (eventualmente em tempo útil) sair o Longhorn, mais as suas extensões 3D para o interface (Avalon, se não estou em erro). Aceleração gráfica no windows parece uma ideia brilhante, que já cá devia estar ... e deve aparecer no XP antes de no Longhorn.
Muad'Dib
Novato
Novato

Mensagempor Muad'Dib » Quinta Abr 28, 2005 23:09

Alguém tem experiência deste portátil com programação? Nomeadamente WebSphere ou .Net ... na realidade ambientes que puxem pelo processador e precisem de memória ...

Alguém me sabe dizer se o factor de "conversão" de Centrino para P4 é 1.3? Do tipo P 1.8 M Centrino * 1.3 => P4 2,34 GHz (factor de conversão não directa, apenas uma forma de fazer uma "ponte" de comparação teórica)

Obrigado
Muad'Dib
Novato
Novato

Mensagempor dfm » Sexta Abr 29, 2005 14:21

Muad'Dib Escreveu:Alguém me sabe dizer se o factor de "conversão" de Centrino para P4 é 1.3? Do tipo P 1.8 M Centrino * 1.3 => P4 2,34 GHz (factor de conversão não directa, apenas uma forma de fazer uma "ponte" de comparação teórica)

... não é de facto muito prudente fazer uma comparação directa P4 Vs Centrino .... diria que um Sonoma 1.8, "genéricamente" terá a performance de um P4 2.8-3.0, (numa confirguração semelhante).

Mas já existem outros tópicos que discutem essa questão ( exuastivamente ) aqui no fórum ....

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor fallen » Domingo Mai 01, 2005 11:11

Bem comprei ontem o M30X 144. Estou agora a formata-lo e a meter o Windows XP pro, de seguida o auto patcher de Abril, drivers etc etc.

No entanto estive ainda ontem a instalar o Doom3 e tambem o Visual studio .net só para ver como se portava e parece-me bem #) agora depois de formatar e arranjar tudo vou ver se corro mesmo uns testes para poder comparar.

P.S. -> Já encontrei um "defeito", o só ter um ctrl do lado esquerdo #) e a disposição das teclas ser bem diferente do meu antigo compaq #) Lá vou eu andar a carregar em teclas erradas durante uns dias até me habituar :P
fallen
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 04, 2004 0:12

Mensagempor Muad'Dib » Segunda Mai 02, 2005 9:36

fallen Escreveu:Bem comprei ontem o M30X 144. Estou agora a formata-lo e a meter o Windows XP pro, de seguida o auto patcher de Abril, drivers etc etc.

No entanto estive ainda ontem a instalar o Doom3 e tambem o Visual studio .net só para ver como se portava e parece-me bem #) agora depois de formatar e arranjar tudo vou ver se corro mesmo uns testes para poder comparar.

P.S. -> Já encontrei um "defeito", o só ter um ctrl do lado esquerdo #) e a disposição das teclas ser bem diferente do meu antigo compaq #) Lá vou eu andar a carregar em teclas erradas durante uns dias até me habituar :P

Pois também eu reparei nesse pormenor do Ctrl ... mas vi-o antes de comprar, é um menos para mim, mas terei de me habituar. Infelizmente não existe uma disposição standard como nos teclados de desktop ...

Já formatei a minha máquina com o XP Pro SP2, e instalei a maioria do software que vem no CD "Tools & Utilities". Não instalei tudo, porque nem tudo me interessa ... também instalei o router wireless em minha casa, e aparentemente, consegue-se ligar sem problemas. Até agora, tudo andou bem ... mas não tinha conhecimento de nenhum "Auto-Patcher" ... é oficial da toshiba? O que é que ele actualiza?

Andei no site da toshiba, e só encontrei drivers separados ... manda-me um link se tiveres, entretanto vou procurar de novo. Parece-me, no entanto, que desde 2004 que não há drivers de novo, a não ser para BIOS e Bluetooth (que não há neste modelo). Assim sendo, o que vem no CD estaria perfeitamente actualizado.
Muad'Dib
Novato
Novato

Mensagempor fallen » Segunda Mai 02, 2005 10:02

Não o autopacher é só para o windows e podes sacar do emule. Contem todos os updates do windows até ao final de Abril e tambem dezenas de extras como os power toys e opções para eleminares/actualizares/etc certas funções do windows.

http://www.autopatcher.com/

Os drivers de som e da placa gráfica tb usei os do CD porque as oficiais não são reconhecidas, no entanto tenho que tentar os drivers do Omega.

Quando chegar a casa vou fazer alguns testes mais exaustivos #)
fallen
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Muad'Dib » Segunda Mai 02, 2005 11:30

fallen Escreveu:Não o autopacher é só para o windows e podes sacar do emule. Contem todos os updates do windows até ao final de Abril e tambem dezenas de extras como os power toys e opções para eleminares/actualizares/etc certas funções do windows.

http://www.autopatcher.com/

Os drivers de som e da placa gráfica tb usei os do CD porque as oficiais não são reconhecidas, no entanto tenho que tentar os drivers do Omega.

Quando chegar a casa vou fazer alguns testes mais exaustivos #)

LOL ... pensava que te estavas a referir a um auto-patcher para toshiba ... :)

Para o windows, instalei a partir de um WinXP SP2, e depois corri o "windows update" ... portanto estará maravilha.

Hoje vou instalar o Office2003 Pro, Firewall e Anti-Virus. Depois começa então o trabalho ...
Muad'Dib
Novato
Novato

Mensagempor fallen » Segunda Mai 02, 2005 11:47

O autopacher tem todo o conteudo do windows update e ainda uma porrada de melhoramentos para o windows XP, desde visuais até desempenho. Eu já instalei todas as aplicações que preciso só falta mm fazer os testes.
fallen
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes