modem speedtouch 330 usb + router linksys

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

modem speedtouch 330 usb + router linksys

Mensagempor queiroga » Quarta Abr 27, 2005 20:38

boas

nao sei se alguem ja pos aqui esta duvida, mas andei a procura, e nao encontrei...

eu pus agora clix 4mb, e veio o modem speedtouch 330 usb, mas acontece que tinha ja 1 router da linksys, e parece que os 2 sao incompativeis.

o modem so tem saida usb, e o router so tem entrada rj45 (acho que eh assim, eh as normais de cabo de rede...) o que faz c/ que nao consiga ligar os 2...

ha alguma maneira de contornar isto? que eh q posso fazer pra por isto direito? ja algum de voces teve na mesma situaçao?

obrigado
queiroga
Novato
Novato

Registado: Segunda Jul 05, 2004 19:35

Mensagempor vitormsm » Quarta Abr 27, 2005 21:30

Penso que só te safas se usares um dos pc como "router internet". Para isso tem que ter placa de rede e ter instalado o modem USB.

Neste caso a placa de rede alimentaria o interface de rede do router - penso que precisarás de um cabo cruzado - e depois liga o resto da rede ao router.

Caso sejam Winnoze :) no interface USB tens que configurar como estando a partilhar a ligação com outras máquinas. A interface da placa de rede ficará com o IP 192.168.1.1 e com DHCP activo (para dar IP's à restante rede).

Neste caso tens que dar umas marteladas na configuração do router e das outras máquinas, mas que já dependerá muito do modelo que tenhas.

Resumindo com IP's:
USB - Rede internet
Placa LAN do PC - IP 192.168.1.1/mask 255.255.255.0
Interface WAN do router - obter por DHCP (será da rede 192.168.1.0)
LAN do router - rede 192.168.2.0/mask 255.255.255.0 gerida por DHCP
Placa LAN de PC2 - obter automaticamente/DHCP
etc etc.

No entanto isto é teoria... ;) Quando mudei de cabo para ADSL também tive o mesmo drama existencial e não consegui por o router a trabalhar. Chateei-me e comprei um router já com interface ADSL! Saía mais barato o router que as horas de trabalho que tava a gastar :lol:
vitormsm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 12, 2004 21:51

Mensagempor queiroga » Quarta Abr 27, 2005 22:11

eu nao percebo muito disto, ou seja a 2a parte passou-me ao lado...=/

pelo que percebi, ligo o modem ao pc, e o pc ao router, pela entrada onde devia tar o modem ligado (onde ta por exemplo agora ligado o modem da netcabo), e os outros pc's normalmente...

eh isto? c/ 1 cabo normal nao da, tem que ser cruzado? e assim o pc serviria de servidor pos outros, precisando sempre d estar ligado? desculpa la ser chato, e nao perceber nepia disto....=(
queiroga
Novato
Novato

Registado: Segunda Jul 05, 2004 19:35

Mensagempor jc » Quinta Abr 28, 2005 20:22

Se queres ligar outro pc à net tendo esse router. tens de ter um cabo RJ45 não cruzado do pc1 ao router e do router ao pc2 mais outro cabo RJ45 não cruzado,

O pc1 tem de estar ligado p/teres internet no outro.

A outra solução é comprar um router com adsl, nesta altura andam por menos de 40€
jc
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:30

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes