Obrigado, Mercy pelo comentário...
Pois, não sei... se calhar sou eu que configuro mal isto... mas se ponho protecção... o gajo fica-me com a net lenta...
já agora como configuras-te o teu?
Pex: os passos que fiz foi:
fui "ao site" de configuração que o gajo mandava...
configurei o basic setup pacifico para o adsl do sapo...
depois na segurança... coloquei wep... 128bits... (já agora, 64 não chegará? 128 não irá prejudicar a navegação?)
coloquei uma "Passphrase".. se bem não sei qual a utilidade disto! eu tenho que meter o código 1 gerado para entrar via windows...

, quando quero re-ainicializar a ligação, logo, para que serve o passphrase?...
se calhar vou experiementar meter agora 64bits... será que ajudará a velocidade da net? Ou não tem nada a ver?
e as outras cenas, tipo na janela "security" - "firewall"?
Eu deixei lá o firewall protection enable... mas tenho que também colocar um pisco nos filtros, tipo "Filter Java Applets " e por aí fora?
Pá não sei se será isso que me estava a bloquear o trafego.
A distância não se aplica pq eu tenho, para ja o portátil ao lado do router/modem.
Mas em questões de segurança há uma dúvida que me assola... teremos mesmo que colocar o wep? Ou se no "Wireless Security" colocarmos o Restrict Access para o os pcs que quisermos, isso não chegará?
Já agora, eu para já só quero ter dois portáteis ligados via wireless, e nada ligado com fios...
Ambos os portateis são wireless. como eu configuro para os dois estarem em rede wireless e ambos ligados à net? para já so um, onde estou a configurar modem/router é que está conectado...
Pa, eu sou noob qb quando a wireless, mas este setup poderia serr mais intuitivo.
(começa logo por ter no manual deles que para a portugal telecom a configuração é - 1483 routed... ora isso não é verdade, mas sim pppoe... só mais tarde é que descobri... entretanto andei ás cabeçadas...
mas quem é que me manda lêr as instruções?!
Obrigado pela ajuda.