Novas Regras para o fórum

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Novas Regras para o fórum

Mensagempor gimbras » Sexta Mai 06, 2005 23:37

Estive noutro fórum (dsc a traiçao mas gosto d ser um boemio) e as regras sobre a escrita são bem simples:

para evitar "x" "k" "h" existe uma regra simples, FIM DAS ABREVIATURAS!!!

assim a pitarada ja n escreve axim tah k fika feio xim?

peço a vossa opiniao pra incluir esta regra do bom portugues aqui no forum.

temos de defender a nossa lingua, dps da aprovação passo a por acentos e escrever por extenso

k pensais?
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Andre_Oliveira » Sexta Mai 06, 2005 23:45

Uhm e quando escreverem o que acontece?
Moderar isso vai dar muito trabalho... :?
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Pboavida » Sábado Mai 07, 2005 0:07

Toda a gente gozou e riu quando leu:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=11120

Mas nem as m@rda nem as moscas mudam. Ficam todos na mesma com um grande sorriso amarelo.

Gimbras. Estás com o meu apoio a 100%

E parafraziando um user mais antigo:

"Nukke.

Posts bem escritos atraem boas respostas!!!"

Viva a língua Portuguesa :!:
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor fastben » Sábado Mai 07, 2005 0:18

Concordo plenamente em que se bana o mau Português que ás vezes por aqui se lê, não assassinem mais a nossa língua, pois já bastou a porcaria do acordo Luso-Brasileiro em que nos querem obrigar a escrever de maneira a meu ver surreal :evil:
8/12/1943 - 3/7/1971
Imagem
" I'm the Lizard King, I can do any thing " Jim Morrison
fastben
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jan 12, 2005 18:17

Mensagempor PapaGigas » Sábado Mai 07, 2005 0:21

FIM DAS ABREVIATURAS??? :roll:

LLLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL..

"Abreviar" é uma coisa (tá nas regras da lingua portuguesa).. no entanto o "Pitaguês" é outra lingua.. e essa sim pode ir com os porcos.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor MAXLD » Sábado Mai 07, 2005 1:35

Eu tenho a ideia de que há umas opções/mods ou lá o que é para o phpBB que substituem automáticamente algumas palavras...
Era uma opção...assim mesmo que alguém escrevesse "xim" ou outra coisa do género era apresentado no forum com a palavra certa, neste caso: "sim".

O pior é que o "pitês", "pitarolês", "pitol", como quiserem chamar, parece ser uma "língua" variável, cada um inventa novas palavras...seria difícil criar um "dicionário"/lista de palavras a substituir. :lol:
Imagem
MAXLD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 05, 2005 0:50

Mensagempor gimbras » Sábado Mai 07, 2005 15:57

papagigas é claro q tirar as abreviaturas tmb é um exagero!

mas pelo o pitanes tem de ser abolido, e as abreviaturas a exisitirem tinham de ser abreviaturas existentes da lingua portuguesa, ou seja qdo em vez d kdo, fds em vez de fim de semana, em de x e k e y e h, inventados.

n é preciso os moderadores andarem atrás dos posts todos, simplesmente os membros chamam a atencao as regras, e dizem q n respondem se houver pitanes excessivo no post.

existe sim um censor de palavras no phpBB, q censura palavras como mer** e altera-as para cócó. Mas n era bom ir por ai pq senao 1 gaijo escreve xim e aquilo muda para sim, e assim o membro nunca se emenda e vai para aula de português escrever xim a pensar q aquilo muda sozinho.
As folhas de ponto ainda não têm PHP ;)

vcs têm de apoiar esta nova regra para o bem do fórum e dps o mestre alfatek adicioná-la ao livro de regras.

A BOLA sempre se distingou dos demais jornais pelo seu correcto português, pelo menos há uns anos, vamos primar por um português bonito no HCP.

Senao n tarda ng sabe falar. Eu pelo menos qdo falo com alguém q se exprime em pitanes, dá-me nojo por tar a falar com mente-captos e ignorantes.
E olhem que sou uma pessoa humilde.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor nitropt » Sábado Mai 07, 2005 16:11

Eu acho que escrever portugues correcto depende apenas do bom senso dos users.
Quem escrever mal sujeita-se a ser discriminado pelos restantes membros do fórum, mas nao acho que seja necessario criar esse tipo de regras.
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Ago 23, 2004 11:17

Mensagempor Mique » Sábado Mai 07, 2005 18:22

eu curti essa da discriminação :)
e sim, sou a favor de acabar com os "axim ta bem" ou "kkr dia ixcrevo bem". por mim podem banier esta pitarada toda
Desde 1975...
Mique
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Fev 11, 2005 18:52

Mensagempor Stu3s » Sábado Mai 07, 2005 18:48

Isso para mim n pode ser considerado uma regra!
Para mim escrever bem, faz parte do bom senso, e n me parece necessário ter q obrigar as pessoas a escrever bem, elas proprias devem faze-lo.
Alem disso o uso de bom senso já esta contemplado nas regras e n estamos propriamente nos estados unidos q temos de explicar tudo se n inda corremos o risco de ser processados por ocultar informação primitiva a seres racionais e ditos inteligentes.

Eu parece-me q este forum nem tem grandes problemas a respeito da escrita.
Existe um ou outro caso, mas tb n vamos exagerar. Se o rapaz ou rapariga quer escrever "kero ou poix" é problema dele, desde que n afecte a leitura global do tópico.

Uma coisa é escrever e ser ilegivel, outra é escrever mal mas desde q n cause problemas aos outro em ler, tudo bem, n acho correcto proibir as pessoas de o fazer. Este forum n é uma ditadura!

Os moderadores estao cá para isso, e quado um de nos achar q a escrita impregue num determinado tópico n tem o minimo de condições entao actuamos.

Colocar mods automáticos de correcção de erros, tb sou completamente contra!
Iriamos reduzir drasticamente o numero de post diário se tal coisa existisse, pois havia muita gente q ia perder a paciencia.

Eu uso abrev, raramente coloco assentos, mas n uso os K, Y e X.
De qq forma se quem os usar, realmente os usar no sitio certo para poupar tempo em escrita tudo bem, agora algo tipo esse exemplo da ciberpita é q não! Mas ai os moderador actuam mesmo q isso n esteja nas regras!

De qq forma n custa nada colocar nas regras: Tentar escrever correctamente português!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor PsicoPete » Domingo Mai 08, 2005 10:07

Já disse isto num outro tópico mas volto a dizer: Se encontrarem um tópico aberto com esse tipo de escrita chamem a atenção do seu "dono" que ou muda a linguagem ou não lhe respondem.
Tornar a escrita em bom Português obrigatória era fantástico mas dificilmente exequível.

VAMOS DESCRIMINAR OS CROMOS QUE "XCREVEM AXIM". :D e pode ser que eles mudem.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Luisa Novo » Domingo Mai 08, 2005 13:01

Já que estamos numa de ortografia, aqui vai.

Apesar de conseguir ler a maioria das mensagens com k e x, e com abreviaturas, não é coisa que considere agradável à vista (pelo menos à minha). :D

Raramente, para não dizer nunca, utilizo esse tipo de escrita, já que como professora não me quero habituar a escrever dessa forma. No entanto, em termos de ortografia, o problema passa também pelos erros ortográficos que por aqui se vê.

Ainda pensei em enviar MP aos seus autores mas desisti devido ao seu grande número. :D :D

No entanto há, pelo menos, dois erros que tenho observado em várias mensagens:

gaijo/gaija - deveriam escrever gajo/gaja

comesse/come-se (o verbo comer é um simples exemplo)

Já agora, quando tiverem dúvidas, podem consultar http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default.asp (sem ofensa) :wink:

Continuação de bons posts.
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Mensagempor Raudulfr » Domingo Mai 08, 2005 13:18

Damos-lhe um título «especial» :twisted: hehehe

Orgulho-me de sempre ter escrito português correcto quer nos e-mails, chats, fóruns, etc desde a primeira vez que utilizei a Internet :P
Raudulfr
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Jun 29, 2004 19:10

Mensagempor gimbras » Segunda Mai 09, 2005 11:55

Stu3s Escreveu:Alem disso o uso de bom senso já esta contemplado nas regras e n estamos propriamente nos estados unidos q temos de explicar tudo se n inda corremos o risco de ser processados por ocultar informação primitiva a seres racionais e ditos inteligentes.

Bem foi a primeira vez que vi uma definição com todas as palavras da palhaçada que se vive nos USA.

Luisa Novo Escreveu:No entanto há, pelo menos, dois erros que tenho observado em várias mensagens:

gaijo/gaija - deveriam escrever gajo/gaja

comesse/come-se (o verbo comer é um simples exemplo)

Obrigado por termos aqui uma professora! :)
já agora um reparo pelo menos da minha parte, eu escrevo bem o "come-se" é um verbo reflexo por isso o "-se" separa-se, "comesse" é o conjuntivo do verbo "comer" --> "que eu comêsse" (n tem acento, é como se lê); "cóme-se" --> (como se lê) é diferente.

Qto ao "gaijo" eu escrevo mal de propósito (sei q é gajo), mas à crosta (ou mitra) diz-se gaija gaiiijo.
;)

De qq das formas abri este tópico porque fui a um fórum onde me disseram que as regras não só daquele fórum mas sim da maneira de falar em fóruns explicavam que nem abreviaturas sem podiam usar...

Tmb será demais, mas qto ao "pitanês" podemos dar-lhes nas orelhas, chamando a atenção dos prevaricadores.

Peço dsc por usar "k" às vezes mas às vezes dá jeito. Já é hábito, mas considero que o "x" é bem pior.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor FreakDaHouse » Segunda Mai 09, 2005 12:02

Bem, eu por mim pegava numa duzia de utilizadores deste forum e colocava-os de novo na primária a aprender a escrever. Bah... Mas cuidado, há foruns mt piores, tudo o que meta jogos e telemoveis...meu Deus... aí sim, assassinam e de que maneira a nossa bela lingua portuguesa :P
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Out 25, 2003 17:02

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes