Aqui vai o meu pequeno contributo para o fórum, espero que possa ajudar alguem indeciso..
A review não veio mais cedo porque tive um problema.. que passo a explicar. Quando o portátil chegou à cerca de 2 semanas (+/-) abri a caixa do portátil e tal, liguei portátil todo radiante, até aqui tudo bem.. como tinha a máquina nova pensei logo nos bench's da gráfica.. então passei os 3D Mark do PC para o portátil e siga lá com os testes. O primeiro teste que corri foi com o 3D Mark 03'.. o teste ia em cerca de 2 minutos e o portátil reinicia-se.. eu fiquei calmo, porque pensei.. ok isto deve ser dos drivers da gráfica ou assim.. instalei outros drivers e acontecia a msma coisa.. fosse com 3D Mark 01, 03 ou 05'. Foi então experimentar um jogo, experimentei o Need For Speed: Underground 2, o jogo estava a correr às mil maravilhas e eu foi por os gráficos tudo no máximo e em resolução máxima, começo uma corrida e em 30 segundos o portátil foi abaixo novamente.
Ok, o portátil tinha mesmo um problema, fiz montes de testes, formatei o disco instalei tudo de novo, bem tentei montes de coisas e o problema era sempre com aplicações 3D, não havia duvida que era da gráfica. Liguei então para a loja a explicar a situação, como moro nas ilhas mais propriamente a Madeira tinha que o enviar por correio como é lógico.. enviei então o portátil. Quando este chegou a loja fizeram os testes 3D Mark, a máquina aguentou o primeiro teste e ao segundo já reiniciou. O que fizeram a seguir foi trocar a gráfica por outra X700 esta com 256MB, fizeram 6 testes 3DMark 03' e tudo bem a placa aguentou-os todos sem qualquer tipo de problema, não havia dúvida era mesmo da gráfica. Como a loja não tinha mais o modelo SXGA+ em stock, foi me proposto a hipotese de mudar para o modelo UXGA com a gráfica de 256MB ou então esperar pelo fornecedor deles. Como eu já sei como são os fornecedores optei por trocar pelo UXGA senão nunca mais tinha a máquina e até que assim fico com mais 128MB na gráfica se bem que isso não faça uma grande diferença (cerca de mais 100Marks no 3DMark 03).
Bem, explicado o problema que se passou vamos então à review. Devo mencionar que a loja foi espectacular comigo, o senhor com quem falei foi bastante atencioso mesmo, até me ofereceu uma base de refrigeração para ver como o portátil se comportava (antes de o enviar de volta, claro), claro que não resolveu o problema como devem calcular. Mas fica aqui uma nota para a loja, que foi 5 estrelas comigo.
Características
-TFT 15'' UXGA (1600x1200)
-Intel Pentium M 760 (2.0GHz)
-Memória RAM 2GB DDR 333MHz
-ATI Mobility Radeon X700 256MB
-Disco 60GB 7200 RPM (Hitachi)
-Drive DVDRW Dual Layer 8.5GB (Toshiba)
-Azalia High Definition Audio
-LAN 10/100/1000Mbit
Chassis
Nada a apontar, o portátil não é nenhum Sony FS, falo da gama FS porque para mim é a que tem mais estilo e beleza. No Clevo o chassis é normal nada de mais, um simples design de portátil. Em qualidade de construcção está muito bom é robusto, de resto não tenho mais nada a dizer em relação ao mesmo.
Aquecimento
A parte do portátil que aquece mais, é a do lado esquerdo em redor das teclas QWE, ASD e um pouco mais acima. É nesta parte que a X700 e o disco se encontram, agora percebo porque não há X800 para Centrino.. se a X700 já aquece um bocado imagina-se uma X800. Como eu disse, aquece um bocado, a mim não me incomoda, mas pode haver alguem que fique incomodado. Mas esta é a unica parte do portátil em que se nota mais aquecimento, de resto tudo normal.
Processador
Não há muito a dizer sobre o processador é o Pentium M 760 a 2.0GHz, a performance é muito boa, ao nivel de um Pentium IV 3.4GHz ou mais.
Placa Gráfica
Como já devem ter lido em cima, a gráfica é a ATI Mobility Radeon X700, é claramente a melhor placa gráfica na gama Centrino. Vou descrever a placa com uma só palavra, brutal. Ver o Need for Speed: underground 2 a correr fluentemente com as opções gráficas do jogo todas no máximo e a 1024x768 (não dá mais), é simplesmente espectacular, quem diria que à um ano atrás iria ser possível ter a qualidade gráfica que temos hoje em dia num portátil. Mais abaixo estão os benchmarks em que vão poder comprovar a potencialidade deste "bixo"
Disco
O disco como poderam ver nas características é um Hitachi de 60GB a 7200RPM, tendo eu já tido 2 portáteis e sei o tempo que demorava a entrar no windows com discos lentos, optei desta vez por um mais rápido, mesmo sabendo que este aquece um bocado. O disco tem um desempenho fantástico, se bem que como já referi o disco aquece um bom bocado, anda sempre à volta dos 50ºC.
Monitor
O monitor como já tinha referido acima é o UXGA com uma resolução nativa de 1600x1200, tem uma área de trabalho enorme, eu pessoalmente preferia os SXGA+ cuja resolução é 1400x1050 porque achava que 1600x1200 ia ser muito "pequeno" mas afinal de contas não é assim tão pequeno como pensei e está muito bom. Em relação à qualidade do monitor nada a apontar tem bom brilho, cores vivas, nada comparado a um ecrã X-Black ou TruBrite.. mas está muito bom. Em relação aos ângulos de visão devo dizer que são muito baixos na horizontal, mas também isso não me incomoda minimamente porque estou de frente do portátil e não ao lado
Drive DVD
Não há muito a dizer sobre o gravador DVD, ainda não testei a gravação em Dual-Layer 8,5GB, mas acho que se vai comportar muito bem, a drive é da marca Toshiba.
Audio
Bem, já se sabe como são os portáteis, o audio é razoável, não é aquele som fino que mal se ouve, se bem que o melhor som que já vi num portátil foi dos Compaq que vêm com colunas JBL, este é idêntico. Em termos de som (output) o portátil vem com o sistema (ñ sei se é sistema ou não) "Azalia High Definition Audio", tem saída 7.1 (ainda não testei), parece-me bastante boa a placa de som, mas só a testando.
Teclado
O teclado! É altamente, tem um toque muito soft e "fofo".. de resto mais nada a apontar, não passa de um teclado
Bateria
Ainda não a testei devidamente, o portátil vem com bateria de 6 Células que dá uma autonomia de cerca de 3 Horas, com a bateria de 12 Células ele tem um autonomia de 5-6horas (informação vista num fórum internacional).
Peso
O portátil tem 3,3Kg com bateria não é pesado, mas também não é super leve, como por exemplo o Samsung X30 do meu patrão que é super leve. Digamos que está bom e equilibrado nem muito leve, nem muito pesado.
Agora, deixamos o "blá blá" e vamos à parte que "vos" interessa mais (a maioria
3DMark01SE - Stock Clock 350/330 (Catalyst 5.4)
3DMark03 - Stock Clock 350/330 (Catalyst 5.4)
3DMark03 - Overclock 370/360 (Catalyst 5.4)
3DMark03 - Overclock 410/390
Com os drivers originais os scores foram de menos 200 marks +/- em todos os benchmarks.
Fotos (foram tiradas com o telemovel por isso a qualidade não é a melhor)
Espero que tenham gostado da review, se tiverem alguma pergunta é só colocarem terei todo o gosto em responder.
Foi a minha primeira review, por isso pode não estar muito boa. Críticas construtivas são bem vindas.
Fiquem bem