Partilha de Internet entre 3 computadores

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partilha de Internet entre 3 computadores

Mensagempor Paulolion » Domingo Ago 01, 2004 21:01

Boas,

Tenho ligação à Internet via ADSL do Sapo.

Gostaria de partilhar a ligação à Internet entre 3 computadores (de preferência Wireless).

Os computadores são 2 portáteis e um desktop, sendo que 1 portátil e o desktop têm placa de rede, no entanto o outro portátil não tem placa de rede, embora tenha infravermelhos (neste caso é a única das 3 máquinas que tem infrevermelhos).

Aconselharem-me usar este aparelho, Router Modem ADSL SMC 7804WBRA, que custaria 137 Euros já c/ Iva.

No entanto tenho algumas dúvidas:

1º - Será mesmo suficiente? Sempre pensei que os Routers precisavam de que todos os computadores tivessem placas de rede.

2º - Existe alguma outra forma de fazer esta partilha da ligação à Internet a uma velocidade aceitável e mais económica?

Obrigado desde já pelas vossas respostas
Paulolion
Novato
Novato

Registado: Sexta Jul 30, 2004 23:17

Mensagempor scrat » Domingo Ago 01, 2004 23:14

se o portatil tiver uma placa wireless(sem ser infravermelhos) é suficiente, visto que os pcs se vao ligar ao router por cabo eo portatil liga-se por wireless.

com queres partilhar pr wireless, só se encontrares um router mais barato.

caso o teu modem tenha ligação por cabo de rede para o pc e não por usb , nao precisas de comprar uma solução modem/router wireless, basta um router wireless e fica mais barato.
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor Paulolion » Quinta Ago 05, 2004 12:32

Bom, o portátil não tem placa wireless (nem sabia que existia tal placa). Pensei que no entanto o facto de ter infravermelhos pudesse ajudar a establecer a rede.

Assim fico um bocado na mesma. Quando pedi informação sobre este aparelho foi por não saber se ele não teria nenhum sistema que permitisse por exemplo usar de alguma forma uma ligação usb para substituir a placa de rede.

Não percebo muito de montagem de redes (muito menos wireless) no fundo ando à procura de uma forma de ligar os 3 computadores, mas o meu problema é um deles não ter placa de rede ( o que vem complicar as coisas).

A razão de ser do wirelless tem a ver com o facto de não querer fios a passear pelo chão e por outro lado tenho um computador no 1º andar e a ligação adsl no r/c.

Não sei se alguém já fez um sistema parecido, mas se puderem ajudar agradeço.
Paulolion
Novato
Novato

Mensagempor pmisterio » Sexta Ago 06, 2004 15:57

Boas, é assim eu tenho um router desse e funciona ás mil maravilhas, agora é assim, como ja te disseram, se tiveres uma ligação ADSL és obrigado a comprar um router ja com modem, além disso tens de configurar o router de maneira a que todos os computadores acedam á net, podes ver isso na documentação do router, por exemplo tens de configurar os DNS, o nome de utilizador, passaword, tudo na net.

Qd o router estiver configurado qualquer computador com uma placa wireless ou ligado directamente ao router acede á net sem problemas.

Esquema:

Router: ligas o cabo RJ11 diractamente no router
PC: ou placa de rede, que liga directamente ao router ou wireless.
Portatil: idem idem

Espero ter ajudado
Paulo F.
pmisterio
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 05, 2003 0:49

Mensagempor Paulolion » Sábado Ago 07, 2004 0:26

A ver se eu percebi!

Eu nesse caso e com esse sistema conseguiria ligar o router directamente ao portátil que não tem placa de rede nem placa wireless!? Mas ligava como?

Os restantes em príncipio seria simples, pelo menos parece-me.

Já agora não existe nenhuma solução mais económica? Não é que ache 137 Euros um exagero para ligar 3 computadores usando um sistema wireless, no entanto o € anda curto. E dava-me mesmo jeito instalar um sistema destes (ainda hoje a minha mulher ia mandando um tralho por causa dos fios pelo meio da casa).

Obrigado
Paulolion
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Sábado Ago 07, 2004 0:57

Boas,
compra um d-link que é melhor, mais potente e da muito menos problemas que os SMC e mais, é bem mais estetico e bonito e neste momento estao a custar +/- 99 € na F#$C.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor pmisterio » Segunda Ago 09, 2004 10:04

O portátil não se liga do nada certo? Como te disse ou com wireless ou com rede, se não tens nenhuma das duas tens de comprar uma PCMCIA de rede ou de wireless pq sem ser com isso não consegues liga-lo de maneira nenhuma.

Já ágora Tretabyte esse d-link por acaso tem a solução 3 em 1?
Router
Wireless
Modem ADLS?
Paulo F.
pmisterio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Segunda Ago 09, 2004 15:16

Boas,
nop ele nao é modem, é so router wireless.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor pmisterio » Terça Ago 10, 2004 10:01

Se é só router como é que ele faz a partilha de ligação internet para vários PC's?
Paulo F.
pmisterio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 10, 2004 10:04

O modem dá a internet ao Router, e este partilha a internet pelos tres computadores.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor pmisterio » Terça Ago 10, 2004 10:21

E explica-me lá como ligas um modem ADSL que tem cabo USB a um router que tem fichas RJ45?
Existe alguma forma? È que eu desconheço...
Paulo F.
pmisterio
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 10, 2004 10:37

Tens razão, já me tinha perdido neste post. Realemte o portatil se não tem placa de rede via cabo ou via wireless não dá para ligar ao router.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 10, 2004 15:40

Boas,
pmisterio Escreveu:E explica-me lá como ligas um modem ADSL que tem cabo USB a um router que tem fichas RJ45?
Existe alguma forma? È que eu desconheço...

ninguem tinha dito que o modem era usb, um modem ADSL que se preze é ethernet nao usb...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Brunozo » Sábado Mai 14, 2005 15:18

e configurar isso para o emule alguem ja o tem?
Podia explicar como se faz?
obrigado
Brunozo
Novato
Novato

Registado: Domingo Abr 18, 2004 1:16

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mai 18, 2005 9:26

Boas,
google?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte