Para quem fala bem do AVG, tinha o AVG, pus o Kaspersky, e encontrou 10 virus... na casa da minha namorada tentei também o McAfee e encontrou mais uns 5 ou 6... o que deduzo que o McAfee e o Kaspersky sejam melhores que o AVG... O Panda, o Norton, o Avast são do pior que há... só deram problemas no PC, além de detectarem mal as coisas... outro que não achei mau de todo, mas não o testei bem, foi o BitDefender... Já testei mesmo vários antivirus, e esta é a minha conclusão (não obrigo ninguém a concordar, mas contra factos não há argumentos).
em termos de Spyware, reparo que toda a gente fala bem do Microsoft AntiSpyware... pois bem, eu venho falar mal... No PC da minha namorada, ele encontrava apenas 1 coisa, chamada PeopleOnTV ou parecido. Removia, mas ao reiniciar o pc isso tava lá de novo, mesmo com o "auto-protect". Instalei o Spy Sweeper, que é o meu preferido, detectou 31 Spywares, 3 cookies, eliminou tudo, e após reiniciar o pc as cenas não tavam lá na mesma... SpyBot não aconselho, pois já 2 vezes me fez qualquer coisa ao PC, pois mesmo eu sabendo que tava só a apagar spyware, e não coisas importantes, me lixou o pc... o Ad-Aware, coitadinho, nem faz nada... por isso, o meu voto vai para SpySweeper, apesar de aconselhar o uso de mais do que um software destes. Pessoalmente uso o Microsoft Antispyware para as coisas basicas, mas para a limpeza a sério o SpySweeper.
Em termos de firewall, a Sygate é boa, mas a Outpost é melhor. Outra que tou com curiosidade em experimentar, pois já ouvi dizer muito bem, é a Kaspersky Anti-Hacker... Só não aconselho a sério a ZoneAlarm. A BlackIce não posso comentar, pois não experimentei...
O que uso neste momento: Kaspersky Antivirus Personal Pro 5.0.18, Outpost Firewall Pro (não sei de cor a versão, mas é a ultima), SpySweeper (o ultimo) e o Microsoft AntiSpyware.