- Ha quem diga que os 4 pinos extra desses 24 sao dakela ficha quadrada de 4 pinos e que se ligam a ficha de 20 + essa de 4 no encaixe de 24. Isto nao é verdade.
- Ha quem diga que se tem ke usar especificamente uma fonte com 24 pinos porque um adaptador nao serve. Tambem nao acredito mto nisto.
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=13301
Está aí um post meu com uma imagem eskematica exactamente da DFI.
Basta olhar para os pinos para perceber que a primeira afirmacao nao é verdadeira. Os pinos NAO sao =s, logo a ficha quadrada extra de 4 pinos nao pode ser usada para preencher os 4 pinos extra.
Para justificar a 2a afirmacao, o adaptador nao passa de 2 encaixes ke fazem um "T" nos pinos certos existentes na ficha de 20 pinos para arranjar mais 4 pinos. Chega-se a conclusao que desde que a fonte consiga fornecer a corrente exigida nas linhas de 3,3V, 5V e 12V, claro que o adaptador serve perfeitamente, pq uma fonte de 24 pinos de origem nao vai fazer mais que isso. Até ha fontes que vem com a ficha de 20 e ja trazem o adaptador quando sao compradas.
Quanto ao facto de determinada board precisar, de facto, de 24 pins, depende.
Ha boards ke precisam, ha boards que nao. Eu nao tenho prova disto, mas digo que depende do consumo energetico da board. As ligacoes todas extra numa board, segundo a DFI, sao para reforcar e estabilizar as tensoes na board. Eu digo que depende como a board usa essas ligacoes. Assim, se um gajo tiver um sistema com 2x6800 Ultra em SLi, sem duvida que vai precisar de todas as fichas que sao disponibilidadas e ira funcionar mal se nao for fornecida toda a potencia exigida.
No entanto, se for um sistema que nao seja mto exigente, dependendo como a board usa a energia ke lhe é fornecida, pode estar perfeitamente estavel com apenas algumas das ligacoes e/ou uma ficha de 20 no sitio da de 24.
Pelo menos é isto que eu axo. Eu nao gosto de armar em aventureiro. Se ha encaixes é pq fazem falta, por isso ligo-os.
PS: isto ta qse tudo nesse primeiro link do Xpander, ke ta bastante bom.