24-pin VS 20-pin -> Duvidas existenciais :D

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

24-pin VS 20-pin -> Duvidas existenciais :D

Mensagempor iNfErNuS » Sexta Jun 03, 2005 14:37

Desculpem se este topic já foi discutido aqui. Mas tenho uma pekena duvida, que se calhar até é estupida... mas prontos.. aki vai:

É assim... por exemplo... uma DFI LANPARTY UT nF4 Ultra-D que é uma board de 24-pin pode usar uma fonte de 20-pin? Do tipo Aeropower II+SE? Que vantagens trazem as fontes de 24-pin?

É que eu pensava que uma motherboard de 24-pin tinha de ter uma fonte de 24-pin. Mas reparei recentemente que a Gigabyte K8NF-9 pode usar uma de 20-pin... e assim apareceu a tal duvida :oops: :lol:
AMD Athlon 64 3500+ Thermalright XP90 & NoiseBlocker UltraSilent SE2
Asus AV8 Deluxe
2x512 Patriot PC3200 CL2
ATI Radeon 9800Pro + VGA Silencer
Sound Blaster Audigy 2
Western Digital SATA 120Gb
Thermaltake XaserIII LanFire
iNfErNuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 04, 2002 22:10

Mensagempor Gak » Sexta Jun 03, 2005 14:44

Imagem
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor iNfErNuS » Sexta Jun 03, 2005 15:04

nao preciso exagerar.. mas tasse bem..

desculpa la se a minha especialidade nao é propriamente fontes..

de qualquer maneira o que encontrei é que se deve usar as fontes de 24-pin. mas o pessoal que usa as de 20 pin normalmente nao tem probs nenhuns..

mas pronto.. caso nao se queiram dar ao trabalho de ajudar... eu cá me hei-de arranjar...
Asus AV8 Deluxe
2x512 Patriot PC3200 CL2
Sound Blaster Audigy 2
iNfErNuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Xpander » Sexta Jun 03, 2005 15:45

Boas!
Vê aí!
http://aespbh.net/317.html ou
http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=13301
Quanto a usar 20 pin na tua board de 24 é uma questão de experimentar e ver se experiencias alguns fenomenos de instabilidade! Pode ser que não visto teres uma fonte razoavél ou podem acontecer bloqueios, etc.
Convem também consultar o manual e ver o que diz.
abraço.
Xpander
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 10, 2005 10:27

Mensagempor iNfErNuS » Sexta Jun 03, 2005 17:49

Não é o meu caso. A minha board é de 20-pin e a fonte tambem é. Eu estava era com a ideia que board's com 24pin tinham de ter fontes de 24pin.

Mas um amigo meu tem essa tal Gigabyte K8NF9 de 24pin com fonte de 20pin e esta estavel.. até agora esta :D

É dakelas coisas que so se repara quando de vê... dai é que surgiram essas duvidas.

Esse primeiro link acho que tá muito fixe. Obrigado pela ajuda.

Gak.. nao posso deixar de dizer que nao gostei da tua atitude. Há maneiras é há maneiras de dizer as coisas. Se nao tens nada para dizer simplesmente nao respodes.. ninguem te obriga a ler as perguntas dos outros e muito menos ninguem te obriga a responder. Se achas que a pergunta é estupida e eu proprio disse isso limitas-te a respeitar a minha ignorancia em vez de postar uma cena k eu considero ofensivo. Ok? É tudo...
Asus AV8 Deluxe
2x512 Patriot PC3200 CL2
Sound Blaster Audigy 2
iNfErNuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sexta Jun 03, 2005 18:45

- Ha quem diga que os 4 pinos extra desses 24 sao dakela ficha quadrada de 4 pinos e que se ligam a ficha de 20 + essa de 4 no encaixe de 24. Isto nao é verdade.

- Ha quem diga que se tem ke usar especificamente uma fonte com 24 pinos porque um adaptador nao serve. Tambem nao acredito mto nisto.

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=13301

Está aí um post meu com uma imagem eskematica exactamente da DFI.

Basta olhar para os pinos para perceber que a primeira afirmacao nao é verdadeira. Os pinos NAO sao =s, logo a ficha quadrada extra de 4 pinos nao pode ser usada para preencher os 4 pinos extra.

Para justificar a 2a afirmacao, o adaptador nao passa de 2 encaixes ke fazem um "T" nos pinos certos existentes na ficha de 20 pinos para arranjar mais 4 pinos. Chega-se a conclusao que desde que a fonte consiga fornecer a corrente exigida nas linhas de 3,3V, 5V e 12V, claro que o adaptador serve perfeitamente, pq uma fonte de 24 pinos de origem nao vai fazer mais que isso. Até ha fontes que vem com a ficha de 20 e ja trazem o adaptador quando sao compradas.

Quanto ao facto de determinada board precisar, de facto, de 24 pins, depende.

Ha boards ke precisam, ha boards que nao. Eu nao tenho prova disto, mas digo que depende do consumo energetico da board. As ligacoes todas extra numa board, segundo a DFI, sao para reforcar e estabilizar as tensoes na board. Eu digo que depende como a board usa essas ligacoes. Assim, se um gajo tiver um sistema com 2x6800 Ultra em SLi, sem duvida que vai precisar de todas as fichas que sao disponibilidadas e ira funcionar mal se nao for fornecida toda a potencia exigida.

No entanto, se for um sistema que nao seja mto exigente, dependendo como a board usa a energia ke lhe é fornecida, pode estar perfeitamente estavel com apenas algumas das ligacoes e/ou uma ficha de 20 no sitio da de 24.

Pelo menos é isto que eu axo. Eu nao gosto de armar em aventureiro. Se ha encaixes é pq fazem falta, por isso ligo-os.

PS: isto ta qse tudo nesse primeiro link do Xpander, ke ta bastante bom.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor iNfErNuS » Sábado Jun 04, 2005 0:30

O link do Xpander realmente tem muita info util.. mesmo acerca de outros assuntos que nao tem a ver propriamente com os 24 pin.

Essa do adaptador é que me tem realmente confundido.. em varios foruns estrangeiros li coisas muito diferentes... mas a ideia que eu fikei é que o adaptador de 24-20pin (para fontes de 24-pin) funciona bem. Mas do de 20-24 pin (fontes de 20-pin) nao é bem a mesma historia. há muitas divergencias..

Mas no fim pelo que percebi esses 4 pins extra so vem trazer mais estabilidade. Não é possivel dizer se uma DFI LANPARTY UT nF4 Ultra-D (p.e.) vai precisar realmente dos 24-pin ou nao. É claro que com o maior consumo energico a estabilidade vem mesmo a calhar. De qualquer maneira nao vi ninguem a dizer que teve problemas em usar uma fonte de 20-pin numa board de 24-pin.

Jogando pelo seguro o recomendado é mesmo comprar uma fonte de 24-pin.
Asus AV8 Deluxe
2x512 Patriot PC3200 CL2
Sound Blaster Audigy 2
iNfErNuS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor np81la » Sábado Jun 04, 2005 23:35

Os 24 pinos sao derivações, não precisamos de mudar de fonte existem adaptadores 20-24, o que interessa é a fonte ser de boa qualidade. E há quem diga que as placas funcionam com 20 pinos mas se estão lá é porque servem para algo os fabricantes não põe coisas a mais nas placas.
Imagem
np81la
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 13, 2004 0:20

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante