Melhor maneira de optimizar&"particionar" disc

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhor maneira de optimizar&"particionar" disc

Mensagempor pmpmr2004 » Domingo Mai 22, 2005 18:16

comprei ontem um maxtor 200GB ata 133 com 8mb e adicionei ao meu pc que ja tem um seagte ide 100 de 60gb e neste momento o Seagate é o Master, e o Maxtor o slave...ambos na mm baia de ligação IDE. devo passar o maxtor p master,right?
Notei q o pc fikou um bocado lento com o novo disco e como tal tou a pensar formatar e meter NTFS, keria pgt kal será a melhor maneira de optimizar os discos. tipo qts partições devo fz?
uma de 40gb para windows e programas? o resto faço 3 discos ou 4 para meter a tralha que resta? como será a melhor maneira para dividir 260gb?
pmpmr2004
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 30, 2004 21:50

Mensagempor Dejavou » Domingo Mai 22, 2005 19:18

Eu pessoalmente n gosto de partiçoes, mas é smp mais seguro ter 1 ou 2 partiçoes, do genero deixa estar o de 60 po completo e particiona o de 200 ao meio assim fikas smp com espaço disponivel para um fututo backup :)
Dejavou
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mai 22, 2005 8:06

Mensagempor Todo_Trocado » Domingo Mai 22, 2005 20:59

Tudo bem?

Olha na minha opinião deverias dividir o de 200GB em 2 ou 4 partições e o de 60GB em 2 partições.

Já li numa revista, k as partições melhoram o desempenho dos discos.

Pessoalmente, gosto de ter partições porque sempre podes ter os ficheiros mais importantes noutro lado, se no futuro precisares de formatar um dos discos.

Fika :P
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor chicodesigner » Domingo Mai 22, 2005 21:34

A resposta mais coerente ja foi dada e acredito também ser a mais correta, HD com mais partições desfragmenta rapidamente e o mais importante que vc poderá separar seus arquivos importantes do Sistema Operacional.

Se vc tiver dual boot (+ de um S.O) faça 5 partições sendo a primeira com NTFS para XP-SP2 e as demais FAT32 ou primeira e segunda NTFS para linux e XP e demais FAT32.
Deixe o de 60 com duas partições para suas tralhas como vc disse.

Se vc tiver uma mobo(board) com raid deixaria o de 200gb em raid e o ouro na primaria ide.

abraços

T+
NF8-v2 S3000+@2505mhz/Mem 512 DDR PDP-Patriot/FX5500 256mb cooler cobre/ agere/ 7team 350w/DVDRW+CDRW/Hd 80 Gb Seagate/
XP sp2.
chicodesigner
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 21, 2005 23:50

Mensagempor pmpmr2004 » Domingo Mai 22, 2005 23:25

tb tinha essa ideia q com mais partiçoes melhor é o desempenho d pc..outra questao é devo meter o disco de 200 como master e o de 60gb como slave, correcto?
existem recomendaçoes para ter td na mm baia de IDE ou meto os 2 em master, mas em baia de IDE diferentes..
pmpmr2004
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor chicodesigner » Domingo Mai 22, 2005 23:32

boas...

amigo se vc tiver as duas ide's livres coloque o maior na primaria e o menor na secundaria todos como marter ou na secundaria coloque como slave e o gravador se tiveres como master na secundária.

valew

abraços

T+
NF8-v2 S3000+@2505mhz/Mem 512 DDR PDP-Patriot/FX5500 256mb cooler cobre/ agere/ 7team 350w/DVDRW+CDRW/Hd 80 Gb Seagate/
XP sp2.
chicodesigner
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Todo_Trocado » Segunda Mai 23, 2005 13:25

Eu deixaria os 2 discos no cabo primário (porque a mobo dá prioridade a este cabo e só depois ao secundario logo + velocidade), o de 200GB commo master e o de 60 como slv.

Se tiveres Gravadores, poe como master no cabo secundario e o leitor como slv tb no secundario.

No entatno, é só a minha opiniao.

Fika :)
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor pmpmr2004 » Segunda Mai 23, 2005 19:04

Todo_Trocado Escreveu:Eu deixaria os 2 discos no cabo primário (porque a mobo dá prioridade a este cabo e só depois ao secundario logo + velocidade), o de 200GB commo master e o de 60 como slv.

Se tiveres Gravadores, poe como master no cabo secundario e o leitor como slv tb no secundario.

No entatno, é só a minha opiniao.

Fika :)

a minha ideia era mm essa, saber kal a melhor gestao de discos..

thx a tdos!
pmpmr2004
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor chicodesigner » Terça Mai 24, 2005 4:39

Boas.

amigo realmente vai ser questao de vc testar e ver a melhor adaptação para ambos os discos porque o que vai valer será sempre o conjunto mobo, cabo de 80 vias, HD e se for o caso Raid (ide).

tudo será questão de vc testar...

cdrw?, cdr, Hd maior, Hd menor, teste em separados e casados...

boa sorte.

abraços

T+
XP sp2.
chicodesigner
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor dogue » Sexta Jun 03, 2005 23:02

depende do tamanho do disco mas se for maior que 80 gigas se calhar convem mais particoes.

o q eu faço é dividir o disco em 3 particoes:

1- partição não mto grande apenas para windows e todos os programas q iniciam sempre q se liga o pc.

2- partição para jogos, restantes programas e documentos

3- partição apenas com fixeiros de leitura. sons, videos, filmes etc
dogue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 21, 2003 23:56

Mensagempor chicodesigner » Sábado Jun 04, 2005 17:58

dogue Escreveu:depende do tamanho do disco mas se for maior que 80 gigas se calhar convem mais particoes.

1- partição não mto grande apenas para windows e todos os programas q iniciam sempre q se liga o pc.

Boas!

Faço minhas, suas palavras...

e a melhor maneira de se particionar um disco.

fikem bem
XP sp2.
chicodesigner
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lemor » Sábado Jun 11, 2005 23:42

chicodesigner Escreveu:
dogue Escreveu:depende do tamanho do disco mas se for maior que 80 gigas se calhar convem mais particoes.

Boas!

fikem bem

Vocês têm consciência que se for preciso reinstalar o SO na 1a partição, todas os softwares que foram instalados na 2a partição não irão funcionar pois têm muitos ficheiros na pasta do windows e registry (1a partição).

Cuidado com esse esquema.
lemor
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 12, 2005 10:45

Mensagempor brunobariado » Sábado Jan 28, 2006 13:06

lemor Escreveu:
chicodesigner Escreveu:

Boas!

fikem bem

Vocês têm consciência que se for preciso reinstalar o SO na 1a partição, todas os softwares que foram instalados na 2a partição não irão funcionar pois têm muitos ficheiros na pasta do windows e registry (1a partição).

exactamente. so e programas tudo n 1ª partiçao.
brunobariado
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 26, 2005 19:42

Mensagempor MiNiMe » Domingo Jan 29, 2006 0:57

brunobariado Escreveu:
lemor Escreveu:
chicodesigner Escreveu:

Boas!

fikem bem

exactamente. so e programas tudo n 1ª partiçao.

Tb concordo ...

Sistema Operativo,Programas e Jogos, devem de permanecer tds na partição activa. Ao instalar em várias partições vai obrigar o HDD a "fazer" mais esforço, em ter que saltar de partição em partição, e basta dizer que dessa forma aumenta a fragmentação de ficheiros.

Cheers,
MiNiMe
Novato
Novato

Registado: Sexta Jan 27, 2006 2:31

Mensagempor LMX » Sábado Fev 04, 2006 1:32

MNiMe escreveu:
::..
Tb concordo ...

Sistema Operativo,Programas e Jogos, devem de permanecer tds na partição activa. Ao instalar em várias partições vai obrigar o HDD a "fazer" mais esforço, em ter que saltar de partição em partição, e basta dizer que dessa forma aumenta a fragmentação de ficheiros.

Cheers,
..::

Subscrevo inteiramente!!
Cumprimentos
Editado pela última vez por LMX em Sábado Fev 04, 2006 1:36, num total de 1 vez.
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante