[Comunicações] Wireless lan + fixed cable

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Comunicações] Wireless lan + fixed cable

Mensagempor Netcatius » Segunda Set 29, 2003 16:11

Boas outra vez.

Então é assim: Em casa tenho o desktop com a placa de rede da realtek para aceder á netcabo e outra placa de rede (intel) com a qual me ligo via crossed cable ao X1010 e partilho ficheiros e acesso á net. Até aqui tudo ok mas a intenção era poder ir para o patio com o X1010 no colo e continuar a navegar e a aceder aos meus ficheiros arquivados. Será possivel tal proeza com uma coisa do genero da D-Link DWL-520+ a substituir a minha actual Intel? Ou seja, o acesso ao cabo continuaria o mesmo de sempre mas o acesso á maquina que tem o cabo (e a partilha da net o que é fundamental) passaria a ser wireless.

Pedem-se sugestões e suporte tecnico.
Netcatius
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 23, 2003 11:01

Mensagempor Ithildin » Terça Out 14, 2003 17:11

Bem...andei a ler umas coisas sobre montar redes wireless "ad hoc", o q pode ser o q pretendes. Basicamente fazes algo parecido com uma ligação crossover por ethernet, ou seja uma rede peer-to-peer. Obviamente, n podes ligar mais do q 2 pcs assim (penso eu de q).
Dá uma espiadela aqui:

http://www.microsoft.com/windowsxp/expe ... pril08.asp

Sou capaz de tentar montar qualquer coisa parecida em breve. Depois digo aqui mais alguma coisa.
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 10, 2003 11:54

Mensagempor Ithildin » Terça Out 14, 2003 17:59

Obviamente, n podes ligar mais do q 2 pcs assim (penso eu de q).

Pois...dei um tiro no pé. Aparentemente podes criar redes "ad hoc" de qq tamanho mas há 2 coisas q tens q ter em conta: dimensão e ligação entre todos os nodes. O tráfego de toda a rede parece passar por todos os nodes, ou seja, qto mais nodes ela tiver, mais saltos os pacotes têm q dar para encontrar o node destinatário...faz-me lembrar a diferença entre ethernets baseadas em hubs e ethernets com switches.
Se os nodes não estão, todos eles, em contacto entre si, o número de rotas q os pacotes podem tomar é inferior e a eficiência da rede baixa consideravelmente.
Q importância isto tem para alguém q quer só ligar 2 pcs? Absolutamente nenhuma :)

Vou continuar a cavar um bocado mais sobre o assunto...
Editado pela última vez por Ithildin em Terça Out 14, 2003 21:49, num total de 1 vez.
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 10, 2003 11:54

Mensagempor Netcatius » Terça Out 14, 2003 19:21

Ok... Thanks pelas dicas... Ainda não tive capital para começar a investigar/experimentar (o x1010 pga-se pois claro... e bem) mas assim que possa.

Entretanto, o que fores sabendo, a gerência (cá de casa) agradeçe.
Netcatius
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Quarta Out 15, 2003 3:06

Para mim acho que a solução mais simples e bem melhor é comprar um router com wireless incluído, no entanto com essa placa no desktop seria possível ligá-lo ao portátil e funcionar como se for ligado por crossover...

caso tenhas já um router normal podes ligar-lhe um AP e tmb fica uma solução simples de configurar.

é que n sei se a diferença de preço entre uma placa pci desse género e um router wireless compensa... se estiveres a pensar ligar mais computadores à rede ou se por acaso queres ligar o portátil directamente à net sem ter o desktop ligado um router é mto mais simples e eficaz.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Netcatius » Sexta Nov 07, 2003 10:15

Pois estou decidido... Placa de Rede wireless será. Só falta decidir se PCI ou USB adapter...

Sugestões?

Sim, a diferença de preço das placas para os routers é ainda bastante...

X1010 1.5 Centrino, 512 Mb RAM, 40 Gb HD,
CD-R/DVD, WXGA Display (ATI 9200 64 Mb),
Wi-fi, IR and a Nokia 6310i...
Full horse-power on the road...
Netcatius
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Virille » Sexta Nov 07, 2003 11:53

Eu tenho o wireless incoporado do X1010 a funcionar com um switch/router da surecom... custou 19 contos na vobis e até agora só posso dizer bem! Ando pela casa com o portatil e acedo à net com bastante velocidade... a sacar estou limitado pela velocidade netcabo por isso é rápido... a transferir ficheiros wireless pode ser chato se os ficheuiros forem grandes (demoro cerca de 10 min a transferir 150Mb)... mas para isso tens sempre a opção de ligar o cabo e passar rádido!!!

Eu estou maravilhado! :D
Virille
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 03, 2003 14:08

Mensagempor bcunha » Sexta Nov 07, 2003 13:15

Virille Escreveu:Eu tenho o wireless incoporado do X1010 a funcionar com um switch/router da surecom... custou 19 contos na vobis e até agora só posso dizer bem! Ando pela casa com o portatil e acedo à net com bastante velocidade... a sacar estou limitado pela velocidade netcabo por isso é rápido... a transferir ficheiros wireless pode ser chato se os ficheuiros forem grandes (demoro cerca de 10 min a transferir 150Mb)... mas para isso tens sempre a opção de ligar o cabo e passar rádido!!!

Eu estou maravilhado! :D

Por enquanto n passa dos 22 mbits né ? Mas há-de melhorar :lol:

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Virille » Sexta Nov 07, 2003 13:22

Quer dizer... a que eu tenho n passa dos 11... mas em todo o caso o wireless interno do X1010 tb é a 11 por isso não preciso de mais...
Mas já tens placas de 54 e switch/routers de 22 mas com upgrade free para os 54... mas eu preferi ficar assim pois para navegar na net chega bem e assim uso o wireless interno do meu menino! :)
E claro... a diferença de preço é grande...
Virille
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 03, 2003 14:08

Mensagempor vulcanoid » Sábado Nov 08, 2003 0:10

Oi Pessoal! tenho acesso wireless em casa há cerca de 6 meses com um router da US Robotics e com uma placa de wireless PCMCIA da US Robotics até aqui tudo bem ... a partir do momento que comprei o x1005 a rede wireless ia abaixo cada vez que tentava transferir um ficheiro com meros 500kb ...

Mandei mail para a USR a perguntar ... resposta: Use a placa PCMCIA Wireless da USR ou não funciona (supostamente o standard 802.11b funciona em qualquer marca) ... hoje comprei o Router da D-link e maravilha das maravilhas funciona super bem (ok é de 11Mbits o da USR era de 22Mbits mas pelo menos funciona).

Por isso façam o que fizerem, US Robotics ... se não querem perder guito não comprem.
- Compaq/HP Presario x1005ea
- Dual PIII a 1000Mhz, 512Ram, 2 discos de 20Gb, um disco de 40Gb, monitor de 19'', Gravador de Cds SCSII
vulcanoid
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 29, 2003 21:30

Mensagempor João Silva » Sábado Nov 08, 2003 19:21

vulcanoid, esse problema da rede ir abaixo não será da incompatibilidade de uma actualização do XP com a placa de rede interna do X1005? É que isso aconteceu mas creio que já foi resolvido na nova versão dos drivers da Compaq. O sintoma era a rede ir abaixo.

http://www.intel.com/support/network/wi ... prd944.htm
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 29, 2003 14:52

Mensagempor vulcanoid » Sábado Nov 08, 2003 21:34

sim eu fiz todos os updates ... a rede ia abaixo no router. Tenho 3 pcs ligados por wireless e quando isso acontecia não ia só o meu ... mas sim todos. Os computadores ligados ao router por wire ficavam na boa a rede wireless desaparecia completamente.

Fiz os updates do XP/2000Server a todos os pcs verifiquei se não seria um excesso de carga no router mas com um ficheiro de 100kb é imediato, cai logo tudo.

Enfim tentei tudo e mais alguma coisa para ver se não seria do portátil e não me parece. Testei com outros routers da D-Link e Alcatel e tudo na boa ... conclusão USR não é bom mesmo.

Depois de 6 meses a funcionar, com imensos problemas sempre de toda a natureza e mais alguma, depois de trocar de router uma vez, enfim ... tem sido um cansaço.

Rendi-me e comprei outro router. D-Link foi a escolha. Alcatel também teria sido uma boa escolha mas o que eu testei tinha menos funcionalidades e são, de um modo geral, bem mais caros e raros de encontrar. O alcance do D-link também é substancialmente melhor e tem a Cisco por trás ... de alguma coisa há-de servir.
- Compaq/HP Presario x1005ea
- Dual PIII a 1000Mhz, 512Ram, 2 discos de 20Gb, um disco de 40Gb, monitor de 19'', Gravador de Cds SCSII
vulcanoid
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 29, 2003 21:30

Mensagempor João Silva » Domingo Nov 09, 2003 1:21

Por falar en D-Link, chega-me na próxima semana a Placa Wireless D-Link DWL-G 520 AirPlus ExtremeG (PCI). Vou instalá-la no meu PC de secretária e criar uma rede "Ad-hoc" com o X1010.
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Netcatius » Segunda Nov 10, 2003 9:24

João Silva Escreveu:Por falar en D-Link, chega-me na próxima semana a Placa Wireless D-Link DWL-G 520 AirPlus ExtremeG (PCI). Vou instalá-la no meu PC de secretária e criar uma rede "Ad-hoc" com o X1010.

Boas João. Chega-te de onde? Quanto te custou? Tenho andado a ver preços e até agora a melhor relação qualidade/preço que encontrei foi na microcaos uma Conceptronic por 50€...

X1010 1.5 Centrino, 512 Mb RAM, 40 Gb HD,
CD-R/DVD, WXGA Display (ATI 9200 64 Mb),
Wi-fi, IR and a Nokia 6310i...
Full horse-power on the road...
Netcatius
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor João Silva » Segunda Nov 10, 2003 16:45

Netcatius, comprei a placa na empresa alemã http://www.technikdirekt.de/. Já comprei material audio e fotográfico lá várias vezes, além de toner barato para a minha Okipage 4w de estimação (só num cartucho já ficam pagos os 17 euros de portes) :-) A placa custou 70 euros.
João Silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes