overclock a p4

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

overclock a p4

Mensagempor unleash_it » Terça Nov 11, 2003 21:50

ola , eu ainda sou novato nestas coisas de ov nunca fiz e queria aprender th 1 p4 2.8ghz numa asus p4c800 deluxe como eh que posso fazer 1 overclock do processador ? e ja agr tb th uma ati 9600 pro tb da pa fazer overclock_? , sff ajudedm me.
unleash_it
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:59

Mensagempor Stu3s » Terça Nov 11, 2003 22:32

Para começar fazer OC a um AMD n é a mesma coisa que fazer a um P4. Os pentium têm os multiplicadores de FSB bloqueados, por isso n lhes podes mexer, o OC é feito apenas por aumento do FSB, por isso ficam condicionados pela qualidade da Mbo e das memorias.

Nos AMD podes mexar nos multiplicadores, e é mais fácil determinar o FSB máximo a que a Mbo fica estável sem correr riscos de stressar o processador, pois basta baixar o multiplicar e depois ir aumento o FSB, assim as frequencias totais nunca ultrapasssam o limite que o processaodr aguenta. Depois podes ir aumentado os multiplicadores

Mas pronto, falta dizer que memorias tens! Essa board, deve dar para fazer um bom OC. O aumento do FSB é feito atraves de um tweak q está na bios da mbo. Estes incrementos de FSB tem de ser muito pequenos e tens de verificar sempre q o processaodr faz post e deves correr um utilitario qq de estabilidade, principalmente apartir dos 220MHz (condicionado pelas memorais claro). Sempre q tiveres problemas de estabilidade, se quiseres continuar com o OC tens de mexer no Vcore do CPU e das memorias. Comvem q as memorias estejam sincronizadas com o processaodor, os rendimentos sao melhores, por isso se aumentares o FSB do processaodr, aumenta em igual valor as frequencia das memorias, n adianta aumentar o FSB se as memorias ficam para tras.

As voltagem maiores, permitem q o processador funcione a frequencias mais elevadas, mas tem a desvantagem de aumentar a temperatura do processador, e das memorias claro.
De referir tb que os incrementos na voltagem tb devem ser pequenos. Qual o vcore de origem do teu processador? 1.55V? Podes aumentar logo para 1,75V qd tiveres os primeiros problemas de estabilidade, penso eu de que. Depois é que convem aumento ais pequenos, tipo 1.8V, 1.85V, etc ...

N exsitem limites máximos para OC, depende do teu sistema e do que tu quiseres arriscar. Quanto mais baixo for o vcore de origem, melhor capacidade de OC tem o processador.

Ps. Sabes o que é fazer reset à bios? Pois convem saberes o que é, pois caso o computador n faça post, precisas de colocar todos os valores em default.
Claro sistema bem arejado, e etc .... e tal!

BOa sorte!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Nov 12, 2003 11:47

Bem, acho que o Stu3s explicou tin tin por tin tin ...

Agora so tens que por mãos a obra.

Para fazer RESET a bios basta ires ao manual e fazer CLEAR CMOS.

PS: Como o Stu3s se entusiasmou tanto a escrever esqueceu-se como se faz OC a grafica ... basta sakares alguem programa de oc a graficas e alterares os valores CORE/MEM , agora n me tou a lembrar de nenhum programa ... mas o ppl diste ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor metralha761 » Quarta Nov 12, 2003 16:10

Hmmm mas para puder trabalhar com o multiplicador dos AMD é preciso desbloquear, que veem bloqueados de origem.

Num tem haver muito com o caso mas é um pekeno acrescimo k falta :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor oc_nightmare » Quarta Nov 12, 2003 16:10

errr... axo k os p4 c veem com os mults desblokiados ao contrario das outras variantes....
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor unleash_it » Quarta Nov 12, 2003 17:36

as minhas memorias _(ate th vergonha) sao oem the 2*512mb pc3200
o vcore do proc nao sei onded eh que posso ver isso ?
unleash_it
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Quarta Nov 12, 2003 19:00

Nunca vi nenhum P3,P4B ou C que permitisse fazer overclock atraves dos multiplicadores, desde que isso deixou de ser feito por jumpers.
Os P4B n tem os mult desbloqueados e n ha maneira de o fazer, nos p4 C digo quase de certeza, so para n afirmar uma coisa que n tenho certeza

Usa o WcpuID, podes sacar aqui : http://www.h-oda.com/
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor unleash_it » Quarta Nov 12, 2003 20:27

con esse programa nao consigo encontrar o meu vcore....se calhar sou eu que nao encontro..
unleash_it
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Quinta Nov 13, 2003 0:36

Pah, podes fazer isso tudo na bios ... vais fazendo incrementos de 1Mhz de cada vez

O vcore de origem (na bios deve estar em auto) deve ser de 1.55V. Por voltas dos 215Mhz deves ter alguns problemas .... se aumentares isso logo para 1.7 ou 1.75V ja n deves precisar de mexar mais até aos 225Mhz. Assim ficas com um 3150Mhz ... n sei se vais conseguir muito mais por causa das memorias. De qq maneira já vi vcores as 2.2 volts e memorias a 3.45v

Como já disse isto n segue um padrão, depende ... vais tentando até chegares a um valor estável e pronto.
Mas cuidado com as voltagens? N é para qq um ... tem voltagem de CPU, de memoria de AGP, etc ... Cada uma tem os seus valores, so deves mexer se n se verificar estalibidade.

Convem leres primeiros umas coisas, sobre isso, ver alguns OC em pc identicos ais teus e coisas assim, apra n te arrependeres. OC recomenda-se quando é necessário (na minha opinião) e só para quem sabe.
Mantem sempre as temperaturas debaixo de olho.

Se n te sentires à vontade com isto das voltagens e dos FSB e dos multiplicadores e asim, le primeiro umas coisas teoricas e depois é que avanças para OC.
Depois de fazeres uma vez, e se perceberes tudo bem, é quase de olhos fechados :)

Antigamente é que dava trabalho fazer OC, andar a combinar jumpers e coisas assim :p

Tens aqui alguns bestof de OC em pentium4 : http://www.vr-zone.com/guides/Intel/Northwood/

Ps: E já comfirmei, n há hipotese de desbloquear os multiplicadores dos pentium 4, sejam eles quais forem

Repara no link que te dei, e vês q todos os OC sao feitos apenas por FSB, todos os multiplicadores estao de origem .... basta bazer umas pequenas contas para confirmar :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor metralha761 » Quinta Nov 13, 2003 3:25

Ja ouvi algo como se partires uma determinada pata k fica desbloqueado, sabem alguma cooisa disso?
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Stu3s » Quinta Nov 13, 2003 11:01

Se n é impossivel, devem ser tao dificil e arriscado que ng faz!

Esse pessoal 1337 do overclock, já deve ter tentado tudo e mais alguma coisa para aumentar as frequencias do CPU, até congelar a mbo, por isso caso fosse possivel tb deviam andar a brincar com os multiplicadores, o que n acontece. Toda a gente faz OC por FSB.
Stu3s
Moderador
Moderador

Re: overclock a p4

Mensagempor HaTrED » Quinta Nov 13, 2003 14:18

unleash_it Escreveu:ola , eu ainda sou novato nestas coisas de ov nunca fiz e queria aprender th 1 p4 2.8ghz numa asus p4c800 deluxe como eh que posso fazer 1 overclock do processador ? e ja agr tb th uma ati 9600 pro tb da pa fazer overclock_? , sff ajudedm me.

E qua tal usares o AI da tua motherboard? Ela faz-te o O.C. automaticamente por %, estilo 10, 15 20%!! Uma boa maneira para começares é lendo os manuais para 1º perceberes que tipo de conf tens nas mãos!
No meio disto tudo, q memórias tens? É um factor importante!

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor oc_nightmare » Quinta Nov 13, 2003 20:20

yep, tb ja confirmei q os mults dos p4 sao blockiados internamente.... por isso eh k kem quer um bom oc vai pa a64 fx51 pk ja tras os mults desblokiados por defeito ;)

hehe ja tou a poupar pa um... la para o natal :D
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Nov 14, 2003 10:13

oc_nightmare :D ...

Eu kem me dera trabalhar agora para comprar um po natal ... mas eu até esperava mais ... tipo até Janeiro/Fevereiro ... o prob é o do custume, n a guito ... mas já tenho 50€ :D Se conseguise arranjar um trabalhinho n me importava nada, tb é preciso tempo ... duranta as 12:00 e 19:00 tou na escola ... so tenho de manha e a noite:P a alguns dias vou treinar ... mas kem sabes se la po inicio de ano vier o PROC+BOARD por 300€ ... maybe ....

Mas já agora ...

Como é que vai ser as memorias para o AMD 64 FX51 ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor oc_nightmare » Sexta Nov 14, 2003 16:03

se nao me engano, dual chanel ddr.... o custume :wink:
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro