Apple passa para processadores x86 Intel :D

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Apple passa para processadores x86 Intel :D

Mensagempor chocobanana » Quarta Jun 08, 2005 16:12

:lol:

Parece que a partir de 2006 a Apple passa a contar com processadores Intel! :lol:

Vamos finalmente poder ter computadores que nos dêem à escolha Mac OS X, Linux e Windows! :lol:

A microsoft que se cuide :lol:

Links:
http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn7479
http://blogs.zdnet.com/open-source/?p=320
http://www.eweek.com/article2/0,1759,1825494,00.asp
:lol:
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor pedrotuga » Sábado Jun 11, 2005 6:08

Vamos?
Tao mas a arquitectura nao continua a ser diferente? mesmo apesar de ser o mesmo processador
pedrotuga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 02, 2005 17:39

Mensagempor pedrotuga » Sábado Jun 11, 2005 6:12

Apple muda arquitectura para "Intel inside" (actualizada)

O anúncio mais antecipado dos últimos dias foi hoje realizado com a comunicação do final da parceria entre a Apple e a IBM para a área de semicondutores e a mudança gradual da empresa de Steve Jobs para chips da Intel. A notícia tinha sido avançada pela C|net e o Wall Street Journal, acabando por ser formalizado por Steve Jobs na abertura da conferência de developers da Apple em São Francisco.

"O nosso objectivo é garantir aos nossos consumidores os melhores computadores pessoais do mundo, e a Intel tem de longe o melhor roadmap de processadores", afirmou Steve Jobs em conferência. "Passaram 10 anos desde que fizemos a transição para o PowerPC e pensamos que a tecnologia Intel vai permitir-nos criar os melhores computadores pessoais para os próximos 10 anos", sublinhou.

Os processadores PowerPC da Intel são utilizados nos computadores da Apple desde 1994, fazendo parte integrante da estratégia que se provou bem sucedida com a liderança de Steve Jobs e a diferenciação dos Macintosh da linha "PCs compatíveis". Agora a Apple vai abandonar gradualmente estes processadores em favor de chips Intel, começando a introduzir estes processadores nas linhas básicas, como os Mac Mini, em 2006 e terminando a transição até final de 2007 com os modelos de topo de gama Power Mac.

Os rumores da possível mudança da Apple para processadores Intel eram frequentes nos últimos anos mas agora tornaram-se realidade, transformando os Mac em computadores com arquitectura muito semelhante à dos PCs. A escolha da Worldwide Developer Conference da Apple para realizar a comunicação parece a mais adequada já que os programadores para a plataforma Mac vão ter de reescrever as suas aplicações para tirar partido das características dos novos processadores.

Na conferência a Apple demonstrou aos programadores a nova versão do Mac OS a correr num Macintosh com processador Intel, anunciado que vai disponibilizar em breve um Developer Transition Kit que consistem num systema Mac baseado em Intel e algumas versões beta de software Apple de forma a permitir que a comunidade de desenvolvimento prepare versões das suas aplicações que sejam compatíveis com processadores PowerPC e Intel.

Recorde-se que a última grande mudança de arquitectura da Apple aconteceu em 1994 quando adoptou os PowerPC, desenvolvidos conjuntamente pela Motorola e a IBM depois de utilizar durante anos a linha de processadores da Motorola.

De acordo com a notícia da C|net, uma das razões para a mudança de fornecedor de processadores seria a necessidade identificada pela Apple de diversificar as linhas de chips de acordo com as diferentes gamas de modelo e aumentar a velocidade de processamento. A IBM não estava a dar resposta às exigências da empresa, não investindo muito neste negócio de baixo volume.

in TEK.SAPO.PT
pedrotuga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor metralha761 » Sábado Jun 11, 2005 11:55

O problema está, se quiserem manter alguma coisa, teriam de abrir mão :P

Já era sabido q os Macs estavam a ficar para tráz em poder de processamento e performance.

Apesar de os CPUs serem mt bons e pa velocidade q tinham, conseguima excelente desempenhos, isso não chegava para o desempenho bruto q os x86 conseguiam.

Isto permite outra coisa, MacOS em AMDs, que neste momento estão na linha da frente (tirando os Mobile), mais frescos, e bons desempenhos.

Não se admirem de isso acontecer, se AMD continua a inovar, conquistando mercado, são os proximos passos com mais lógica.

Por agora a Apple optou pela Intel, mais pelo nome.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor gimbras » Segunda Jun 13, 2005 15:07

Os processadores PowerPC da Intel são utilizados nos computadores da Apple desde 1994...Agora a Apple vai abandonar gradualmente estes processadores em favor de chips Intel

mal em q ficamos? vao deixar os chips intel para adoptarem chips intel?, bolas esta transiçao vai ser dificil lol
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor pedrotuga » Terça Jun 14, 2005 8:07

Isso deve ser um erro qq.
Os processadores que a apple usa na sua arquitectura eram IBM.
O que nao deixava de ser engracado, pois a IBM foi a empresa que lancou o PC.
Actualmente o maior cliente da IBM é o principal oponente do PC, o MAC. EHeheheh, engracado! Mas vai deixar de ser assim.

Nao sei se estou contente ou nao.

Os macs sempre foram computadores que na sua concepcao entraram em conta com aspectos como Ambiente, Design, elevado rendimento energetico, Bom desempenho grafico e som de excelencia... etc etc etc... Ora o pc, por sua vez é mais um computador à forca bruta, Velocidade a topo, todas as outras caracteristicas sao pagas separadamente.

Eu arriscaria mesmo dizer que para o utilizaador comum quase que mais vale a pena ter um mac. Quem usa o computador com um fim especifico acho k tem mais vantagens em possuir um pc, a nao ser que trabalhe com imagem, o mac nesse campo está, na minha opiniao em vantagem.

Anyway, se pensarmos um pouco a frio a escolha até tem logica e até segue a filosofia da apple. Os AMDs estao a passar para a linha da frente, por sua vez a intel aposta em tecnologias de qualidade que contemplam outros factores que nao velocidade de processamento. Basta comparar o consumo energético de qq portatil equipado com um AMD com um portatil c a tecnologia centrino.

Eu tiro a seguinte conclusao: a apple segue a mesma estrategia e por isso foi ao encontro do construtor de processadores que mais se adapta à sua concepcao de arquitectura.

PS: Bem... quase me convenci a mim proprio a comprar um MAC, eheheh, talvez o meu proximo... a ver vamos.
pedrotuga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Terça Jun 14, 2005 19:30

O hardware vai ser todo o mesmo, só o software vai variar. O que é bom para os Ma(r)c-ianos, o preço das máquinas vai cair. Agora gostava de saber é se os belos chassis Macs tb vão passar a estar disponiveis para os utilizadores de PC.. isso é que tinha piada :)
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor metralha761 » Terça Jun 14, 2005 23:34

Olha que os AMD Mobile até num são maus, o meu portatil em uso normal, chegava perto das 4h.

O que a maioria dos centrinos rondam esse tempo, podendo esticar ás 6h.

Sem duvida que os P-M são mt bons, mas os AMD, com as velocidade baixas e excelente performances.

Até vi uns testes, e os AMD são supreendentes :D
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor gimbras » Quarta Jun 15, 2005 11:45

mas então é assim

está escrito nesse quote q os MACs sao Pcs(personal computers), eu não acho, penso que sao mais profissional computers, para design grafico(basta ir a 1 redacção ou atelier de design e há sempre + macs)

os PCs sao mais para escritorio e casa e jogos.
o G5 sao insonoros nem 1 somzito. e agora será q a apple forçará a intel a lançar um processador especial para o MAC talvez um Silent Pentium
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Onyros » Quarta Jun 15, 2005 11:56

Gimbras, posso dizer-te, com toda a certeza, que os G5 não são propriamente silenciosos. Especialmente quando se faz alguma coisa que puxa mais pelos processadores, as ventoínhas (autênticos mastodontes), ouvem-se bem. E eu digo isto porque trabalho com um G3 e tenho um G5 na mesa exactamente ao lado.

Faz bem menos barulho o meu portátil (que tem um processador AMD mobile, e que eu tenho na mesa, ao lado do G3), do que o G5 ;)

Sei de muitos utilizadores fiéis aos MAC que esta transição não lhes agrada muito, até porque são bastante críticos (como sempre), relativamente à plataforma Wintel. O que eu acho mais engraçado é que eles criticam os PC's por causa dos bugs e tudo mais, e nos dois G5 que há aqui... bugs é coisa que não falta. E a resolução dos problemas, ao contrário da utilização e ambiente do SO, é tudo menos intuitiva.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Jun 15, 2005 14:23

Sei de muitos utilizadores fiéis aos MAC que esta transição não lhes agrada muito, até porque são bastante críticos (como sempre), relativamente à plataforma Wintel. O que eu acho mais engraçado é que eles criticam os PC's por causa dos bugs e tudo mais, e nos dois G5 que há aqui... bugs é coisa que não falta. E a resolução dos problemas, ao contrário da utilização e ambiente do SO, é tudo menos intuitiva.

Bugs? G5? Blasfémia! O G5 foi criado perfeito, Jobs assim o disse! Louvemos a Jobs! Mata o herege!
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Onyros » Quarta Jun 15, 2005 14:47

Hehehe :evil:
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor gimbras » Quinta Jun 16, 2005 14:42

bm tmb n posso dizer mto sobre o G5, só o ouvi a funcionar sem nenhum programa a puxar, só com o OS ligado, e tmb a sala não seria a mais calma para controlar esse som.
o rapaz q m disse é q m convenceu q era silent.

mas lá por dentro vi que era bonito, dentro da caixa.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante