ligar aparelhagem/pc

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

ligar aparelhagem/pc

Mensagempor sTikEr » Quinta Jun 16, 2005 20:14

pessoal gostava de saber o que preciso para ligar a minha aparelhagem ao meu pc.
q cabo(s) preciso; cor do cabo; é so ligar a placa de some ja tá?; etc... help plz
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mai 29, 2005 8:26

Mensagempor Dmaxferr » Quinta Jun 16, 2005 21:46

sTikEr disse:

pessoal gostava de saber o que preciso para ligar a minha aparelhagem ao meu pc.
q cabo(s) preciso; cor do cabo; é so ligar a placa de some ja tá?; etc... help plz

Exactamente.

O cabo tem uma entrada igual as colunas do pc(dois speakers por exemplo), depois duas saidas para a aparelhagem, parte vermelha e branca(depende) para/(right e left)
e ja tá. 8)
Ve isto para entenderes melhor:

www.mercadolivre.com.br/ jm/item?site=MLB&id=2...
fika 8)
DV serie 6000
LG sound system
2gb Kingstom
Nvidia Gforce go 7400
500gb
HP w2207h
Dmaxferr
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 26, 2005 8:47

Mensagempor sTikEr » Quinta Jun 16, 2005 23:21

diz again o site sff, podex dizer o nome do cabo para eu ir a loja perguntar:P
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sTikEr » Quinta Jun 16, 2005 23:33

bem tive a fazer uma pesquisa, e penso q o cabo q preciso e deste genero(corrigam s estiver enganado)
http://www.worten.pt/worten/products/pr ... 8964538803
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Sexta Jun 17, 2005 2:18

Depende. Depende das entradas ke tens no teu amp.

As mais comuns que todas costumam ter sao entradas RCA (como estas, mas femeas: http://www.zpluscable.com/images/produc ... ca-end.jpg ) como entradas auxiliares, ou assim.

Se for o caso, para um sistema stereo, podes usar um cabo destes:

http://www.alphasonic.hu/roline/picture/rca-jack.jpg

Ligas a parte do jack 3.5 à placa de som e as fichas RCA macho as entradas RCA femeas do amplificador.

Se em vez de um sistema Stereo simples tiveres um 5.1, por exemplo, precisas de 3 cabos desses. Um pras 2 colunas da frente esquerda e direita (que é stereo normal, ao fim e ao cabo), 1 pras duas colunas de traz esquerda e direita e 1 para a coluna da frente e subwoofer.

Se kiseres uma abordagem completamente diferente, se a tua board ou placa de som tiverem saida e o teu amp tiver entrada, podes optar por um cabo digital coaxial. Ou um optico.
Com esta solucao, 1 cabo é suficiente pra fazer 5.1

Este tipo de ligacoes chamam-se SPDIF.

Um coaxial é uma entrada RCA normal (costuma ser amarela e nos amps costuma ser chamada digital) e o cabo ke liga é uma coisa deste genero:

http://www.zotzdigital.com/images/categories/spdif.jpg

Se for optico o cabo pode ser uma coisa deste genero:

http://www.lindy.com/it/tips/uk/SPDIF__ ... _cable.jpg

http://www.lindy.com/it/tips/uk/SPDIF__ ... _cable.jpg

Nota: Isto SO se aplica a caso de teres uma Creative Sound Blaster Live. Ela nao deve ter directamente uma saida digital igual as do amp que se adapte a um dos cabos digitais ke eu mostrei em cima. Em vez disso tem uma saida (amarela ou laranja) pra um jack 3.5 normal que diz digital. Se quiseres, podes usar esta saida com o cabo optico coaxial na mesma com um adaptador destes:
http://www.indypc.com/images/store/SDMT-FR1318.gif

No entanto, e apesar de funcionar MUITO bem (eu ja testei) ja li em muitos sitios ke este tipo de solucao, para as Live, é desaconselhado pelas diferencas de voltagens entre a Live e o amplificador. A teoria, e pra dizer simples, é que, apesar de funcionar, o tempo de vida do amp e/ou da placa de som pode diminuir. Nao encontrei prova concreta que alguma coisa tenha pifado, mas fica o aviso.

Uma ultima nota, independentemente de usares uma Live ou uma placa de som onboard, se usares um cabo digital, geralmente nao tens 5.1 disponiveis constantemente. Cabe ao amplificador identificar que tipo de audio está a receber. O sinal que o pc manda é stereo normal (o woofer tb costuma funcionar) e em apenas situacoes como ver um DVD com o audio codificado em Dolby Digital, por exemplo é que faz com que o amp intreprete como 5.1 Dolby Digital e faca funcionar as 5 colunas.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor sTikEr » Sexta Jun 17, 2005 7:23

eu tive a ver n minha placa de som q é onboard, tenho só 3 entradas: mic in, audio in, e audio out(vermelho, verde e azul)
n parte de tras da aparelhagem (que ja e um koto velhota diga-se)
tem as entradas pas colunas (fios fininhos) pa ligar o leito de cd k7s.. etc
e tem 2 entradas (vemelha e branca ) q diz que e para surround speakers.
Tambem nao sei mais pormenores, mas penso q cm estes ja me podem dar uma ajuda mais especifica
EDIT: Procurei agr e achei por ca a minha velhinha sound blaster live!
(acho q ainda nao suportava 5.1:P)
mas esta ja tem mais entradas:
Digital out(amarelo);Audio In(azul);2x Audio Out(verde e preto) ; e mic
acham a assim fico melhor servido? ou continuo com a onboard q é 5.1
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Sexta Jun 17, 2005 14:56

A verdade é que a onboard é mais recente, de certeza, mas poucas onboards tem melhor qualidade que uma Live. No teu caso, nao me parece ke a tua aparelhagem suporte 5.1, por isso eu era capaz de por a Live ai a carburar com um cabo como eu te mostrei em cima:

http://www.alphasonic.hu/roline/picture/rca-jack.jpg

Ligas o lado que tem o jack à Live (à saida verde) e o lado RCA do cabo (as 2 pontas branca e vermelha) à aparelhagem. Deve ser suficiente. Um cabo desses é barato e encontras em qq loja. Até em hipermercados.

No entanto, exprimenta a Live e a onboard e ve qual gostas mais. Ligam-se da mesma maneira a aparelhagem.
Como experiencia pessoa, eu reparei que a minha onboard anterior dava uns estalidos que me irritavam. A Live nao tinha isso e ainda por cima dava mais power ao som. Pra mim foi evidente qual usar... :mrgreen:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor sTikEr » Sexta Jun 17, 2005 18:55

ok txx bem =) muchas gracias, deste ajuda important
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sTikEr » Sábado Jun 18, 2005 10:03

tive a ver e esquecime de referir uma coisa...
é que as colunas tem entradas daqueles fiozinhus (mt fininhus, que n sei o nome, e nd entradas digitais.)
mas tb tinha la uma (que penso q é onde s mete os RCA, que é branca e vermelha) mas ai n diz colunas diz surround system,(ou seja penso que tenha haver)
acham q msm assim da para ligar?
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Superavit » Sábado Jun 18, 2005 11:49

sTikEr Escreveu:tive a ver e esquecime de referir uma coisa...
é que as colunas tem entradas daqueles fiozinhus (mt fininhus, que n sei o nome, e nd entradas digitais.)
mas tb tinha la uma (que penso q é onde s mete os RCA, que é branca e vermelha) mas ai n diz colunas diz surround system,(ou seja penso que tenha haver)

O melhor que tens a fazer é escrever de novo o teu ultimo post. Não se percebe nada... :roll:
a.k.a. Molero

«I am Torgo. I take care of the place while the Master is away.»
in Manos, the Hands of Fate
Superavit
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Abr 18, 2005 15:03

Mensagempor Dmaxferr » Sábado Jun 18, 2005 20:46

sTikEr escreveu :

tive a ver e esquecime de referir uma coisa...

Acho que sim :lol:

Na boa, força 8)
Fika
DV serie 6000
LG sound system
2gb Kingstom
Nvidia Gforce go 7400
500gb
HP w2207h
Dmaxferr
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 26, 2005 8:47

Mensagempor Kayn » Sábado Jun 18, 2005 23:41

Na boa, tamos ca pra isso :)

Dar pra ligar, dá. Desde que sejam entradas, tudo bem. Penso que o pior ke te possa acontecer, é ke nakelas entradas o amplificador nao suporte som surround ou alguma outra caracteristica especial que passe do stereo simples como uma emulacao de 5.1 a partir de stereo, ou assim.

É uma questao de tentar. Pelo preço do cabo, nao se pode dizer ke o prejuizo seja alto :P

Os tais fiozitos finhinhos sao das proprias colunas que costumam ter esse tipo de fios, que geralmente se prendem por molas ou parafusos de aperto. Nao tem nada a ver com a ligacao do amplificador ao pc, em si.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor sTikEr » Domingo Jun 19, 2005 12:03

boax, ja csg ligar:P e fiquei bastante contente:p
afinal nao ligei a essa cena do surround, ligei em vez do leitor de CD.
Da gand som =), a aparelhagem tmb acho q apesar de velhas e bastatnte boa..
thkx pll.
sTikEr
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante