Protocolo DHCP

Problemas gerais de hardware ou assuntos relacionados com outro tipo de hardware: monitores, lcds, plasmas, impressoras, scanners, ratos, teclados...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Protocolo DHCP

Mensagempor FrElip » Quarta Nov 12, 2003 8:55

Boas,

visto q com routers configurados com o DHCP enabled, qq PC q entre na
rede, é logo detectado automaticamente... a minha questao é, e ligando
dois Pc's (com crossover) ha maneira de activar/desactivar o portocolo DHCP ? é q em minha casa ainda n percebi, umas vezes n consigo po-los directos (com o crossover) e outras consigo... mas da-me sp o grande trabalhao, e é por tentativas... e dp nunca sei o q foi q fiz, q fez com q aquilo desse !!!

alguem me da alguma dica ?

[]
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Nov 07, 2003 23:35

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Nov 12, 2003 9:42

o DHCP não eh um protocolo, eh um serviço.
Para ligares 2 ou mais pc's ao router tens k:
1- usar cabos normais para ligar pc->router
2- nos pc's configurar o ip dinamico
3- ter os pc's no mesmo Grupo de Trabalho

Nota: se tentares ligar pc's com Win9x/ME com pc's com o Win XP podes encontrar mais algumas dificuldades, às vezes so msm fazendo uns restarts lá se chega...

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor bcunha » Quarta Nov 12, 2003 14:44

Podes desactivar o dhcp em qualquer sistema, dás-lhe um ip fixo da mesma range e no router metes esse ip como reserved (excluido da range).
No entanto se possivel não uses crossover cables, se tens portas disponiveis usa-as, senão liga mais um switch.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor FrElip » Quarta Nov 12, 2003 14:50

a questao é q eu n tenho router... dai ter referido q uso cabos com crossover para os ligar directamente !!!

O q me acontece (com DHCP ligado ou nao) é q tenho rede, e n tneho net, apesar de ter o Internet Connection Sharing activo e partilhado .... melhor, no outro PC, em Netwrok COnnections aparece-me la o internet gateway, diz q esta ligado... mas na realidade n consigo aceder á net. No IE aparentemente está tudo bem !!!
tou um bocado á nora !!!
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Nov 12, 2003 16:31

k sistemas operativos tas a usar?

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor FrElip » Quarta Nov 12, 2003 20:13

o PC q tem o modem ADSL ta com XP professional, o outro com q normalmente faço rede tem o Windows98. Mas ja por varias vezes q tento ligar o portatil (que também tem WinXP Professional) e da-me exactamente o mesmo q no q tem win98
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jota.RiP » Quinta Nov 13, 2003 11:32

o Win 98 com o XP costuma haver alguns probs...
certifica-te k tens todos os pc's no mesmo workgroup e depois k tens um ip dinamico em todos eles...
A adsl pode tar ligada ao router e assim nos outros so teras k configurar a internet dizendo k tas a usar uma ligação de rede...

Cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor bcunha » Quinta Nov 13, 2003 16:35

O que fizeste no 98 para configurar o sharing da net ?

Cmps.

PS: aconselho-te a instalar um proxy server, no pc com o adsl é claro, e ai nunca mais tens problemas, esquece o internet sharing da MS :lol:
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor FrElip » Quinta Nov 13, 2003 17:45

Jota.RiP Escreveu:o Win 98 com o XP costuma haver alguns probs...
certifica-te k tens todos os pc's no mesmo workgroup e depois k tens um ip dinamico em todos eles...
A adsl pode tar ligada ao router e assim nos outros so teras k configurar a internet dizendo k tas a usar uma ligação de rede...

Cumps,

Ja tive por mais de um ano os dois (XP + Win98) ligados com crossover e partilhava a net... agora a uns tempo é q deixou de funcionar, e n consigo perceber porquê...
É claro q estão todos no mesmo workgroup, e com os IPs tb deve estar tudo bem ... tanto é, q como referi, tenho rede entre eles... so n me esta é a partilhar a Internet... e o + estranho de tudo, é que no q tem o Win98 consigo ver o Internet Gatway, e vejo q está connected... mas o IE n funca...
Tb como disse, tenho-os ligados com crossover... n tenho router (sao so 2 comps)

[]
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor FrElip » Quinta Nov 13, 2003 17:49

bcunha Escreveu:O que fizeste no 98 para configurar o sharing da net ?

Cmps.

PS: aconselho-te a instalar um proxy server, no pc com o adsl é claro, e ai nunca mais tens problemas, esquece o internet sharing da MS :lol:

o q tem o modem ADSL é o q tem o XP, o outro só tem q tar na rede... , logo faço o internet connection sharing é no que tem o XP!
Ja agora, o q tenho de fazer pra instalar um proxy server? como faço isso?
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor bcunha » Sexta Nov 14, 2003 10:40

Eu não uso pseudo SO's como o 98 mas penso que para correr o internet sharing sendo o XP o server tens de criar uma disquete qualquer no XP para correr no 98, poder ver as instruções no help do XP ou na net.

Para o proxy server, procuras na net que existem bues, grátis ou não mas funcionam na boa e não são dificies de configurar, se quiseres um porreiro para win tens o ISA Server da MS, mas só corre em 2000.

Cmps.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor FrElip » Sexta Nov 14, 2003 17:44

bcunha Escreveu:Eu não uso pseudo SO's como o 98 mas penso que para correr o internet sharing sendo o XP o server tens de criar uma disquete qualquer no XP para correr no 98, poder ver as instruções no help do XP ou na net.

Cmps.

Claro q foi isso que eu fiz... cirei a disk, e corri no 98
Mas bom... vou tentar fazer isso do proxy ... vou investigar
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor metralha761 » Sexta Nov 14, 2003 18:12

Se não te kiseres chatear muito faz o seguinte, usa o winroute e segue as instruções k lá dizem..

Caso keiras tentar novamente segues estes passos.
Não ligues o PC k tem net á porta especial do router, usa-o como se fosse 1 simples HUB, neste caso o Router não faz segurança á rede, mas sim o PC k tá ligado á rede é k tem k fazer a segurança, já k é ele k passa a ser o router.

Depois nunca uses IP's dinâmicos, usa IPs fixos mas difentes para ambos e os range IPs destinados para redes caseiras.

No PC k tem a net metes só o IP.
No outro PC metes o IP do PC e metes o Gateway e o DNS com o mesmo IP do k está a servir. Toma atenção ás firewalls k possas ter no PC k serve.

Vai ser o ficheiro winnt\system32\svchost.exe k vai fazer a comunicação com o PC, podes bloquear todos os IPs k venham deste ficheiro excepto o k contenha o IP de kem estejas a servir.

Eu pelo menos na minha firewall bloqueio tudo não seja dos programas conhecidos. Por exemplo svchost.exe e alguns k aparecem k induzem á net (tcpip kernel driver) bloqueio, presumo k sejam os spyes da microsoft a tentar estabelecer comunicação.

Após isto deves ter net no 98. Pelo menos em mim funca ás mil maravilhas.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor FrElip » Sexta Nov 14, 2003 18:14

instalei o ccproxy 6.0 !!! é trial (da pra 3 pcs... mas como pra ja tou com crossover, serve pq sao so 2 pcs)

congifurei... fiz o search pelo mac adress e ele encontrou correctamente o ip e o mac adress do portatil....
agora no portatil, no IE tenho q meter la o proxy... kual é o proxy? é o IP do pc onde ta a correr o ccproxy?

tenho q desligar o internet connection sharing ?
FrElip
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor metralha761 » Sexta Nov 14, 2003 18:24

Proxy? Isso ja é mais complicado e nunca trabalhei com isso :P

Usa o winroute, acho k no site www.kerio.com encontras lá. Penso k é este o site.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Próximo

Voltar para Outro Hardware

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes