Portátil não liga o monitor...

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Mike » Terça Jun 21, 2005 9:42

Lusitano Escreveu:Livra, tanta bacorada... :roll:

Onde anda a bacorada?

Most computer Liquid Crystal Display (LCD) panels are lit with built-in fluorescent tubes above, beside and sometimes behind the LCD. A white diffusion panel behind the LCD redirects and scatters the light evenly to ensure a uniform display. This is known as a backlight.

A fluorescent light is most often a long straight glass tube that produces white light. Inside the glass tube there is a low-pressure mercury vapor. When ionized, mercury vapor emits ultraviolet light. Human eyes are not sensitive to ultraviolet light (although human skin is). The inside of a fluorescent light is coated with phosphor. Phosphor is a substance that can accept energy in one form and emit the energy in the form of visible light. For example, energy from a high-speed electron in a TV tube is absorbed by the phosphors that make up the pixels. The light we see from a fluorescent tube is the light given off by the phosphor coating the inside of the tube. The phosphor fluoresces when energized, hence the name.

Imagem

Compare the size of this fluorescent tube from a laptop computer to the pencil beside it and you see how tiny it is.

A typical laptop display uses a tiny Cold Cathode Fluorescent Lamp (CCFL) for the backlight. One of these small tubes is able to provide a bright white light source that can be diffused by the panel behind the LCD. In addition to providing ample light, CCFLs do not rise far above the ambient temperature. This makes them ideal for LCD panels since the light source is in close proximity to other components that could be ruined by excessive heat.

One amazing thing about these lamps is their incredible size. They are very thin and the board that drives the lamp is very small as well. However, it is not that hard to break them, which is why your display may go dark if you drop your laptop.
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor Lusitano » Terça Jun 21, 2005 10:12

Mike Escreveu:Onde anda a bacorada?

lol, não era para ti Mike. Eu sei muito bem que os ecrãs LCD usam lâmpadas. :wink:
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor pmrafonso » Terça Jun 21, 2005 20:38

A questão prendia-se com um TFT...
O pc tem 2 meses e por isso qq cromo como vcs sabe q teria um TFT e não um LCD.
No meu contexto assim o entendi e vens tu falar de lampadas de LCD.
Até aí tá tudo bem e estás correcto,agora voltamos ao assunto e defende-te com uma imagem de uma lampada de um TFT,pode ser? OBg!!!
Cumpmts!!!
pmrafonso
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 18:41

Mensagempor Lusitano » Terça Jun 21, 2005 21:03

pmrafonso Escreveu:A questão prendia-se com um TFT...

:?: :?: :?: Mas um TFT é um LCD. Simplesmente chama-se TFT-LCD (Thin Film Transistor) aos LCD de matriz activa. Não estarás a fazer confusão com CRT, a tecnologia utilizada nos monitores convencionais e televisores comuns de sala?
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pmrafonso » Terça Jun 21, 2005 21:56

Bem...
Isto tudo foi suscitado pq alguém falou num monitor de um portatil NOVO q n ligava.Um outro alguém veio falar numa lãmpada q estão nos LCD's.
Os TFT utilizam a lãmpada dos antigos LCD??? Parece-me q não.Pois foi isso q mencionei. A discussão estica-se pra fora do assunto inicial e por este andar qq dia aparece aqui um imagem de um transistor partido em quatro e com uma lampada no meio...lol
Diz-me tu então!!!
O teu monitor TFT utiliza uma lãmpada?
De repente ele deixa de ligar e alguém te vem dizer q pode ser da lampada.
Ou n sabes e acreditas!!!
Ou sabes e ris-te!!!
Certo???
pmrafonso
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 18:41

Mensagempor Mike » Terça Jun 21, 2005 22:05

Até aí tá tudo bem e estás correcto,agora voltamos ao assunto e defende-te com uma imagem de uma lampada de um TFT,pode ser? OBg!!!
Cumpmts!!!

Há 2 tipos de iluminação num LCD, backlight e reflective, naturalmente um LCD de portátil de matrix activa (TFT) ou matrix passiva (DSTN) têm backlight, aquela lampada ali é o backlight!!

Se queres saber a diferença entre TFT (matrix activa) e DSTN (Matrix passiva) lê isto:

Matrix Passiva :arrow: http://electronics.howstuffworks.com/lcd7.htm

Matrix Activa :arrow: http://electronics.howstuffworks.com/lcd8.htm

E se tiveres paciencia lê o artigo todo :arrow: http://electronics.howstuffworks.com/lcd.htm

Ficarás um cromo como nós! :wink:
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jeremy » Terça Jun 21, 2005 22:26

Ola,

Sobre a questão dos TFT usarem ou não lâmpadas posso dizer que usam. Os TFTs são mesmo LCDs, mas com uma tecnologia mais evoluida. Estudo eng.ª electrotécnica e uma das coisas que já estudei foram as várias tecnologias de displays actuais e futuras. Como tu, pmrafonso, disseste os transistores funcionam como "interruptores de luz", actuando nos cristais líquidos (se não estou em erro) que deixam ou não passar luz, mas não emitem luz. Na verdade já foram criados transístores emissores de luz (LETs) mas são uma tecnologia recentíssima e ainda não aplicada.

Quanto ao problema principal, há novidades gr-bull? Já levaste o portátil à assistência? Gostava, mas não te posso ajudar. Espero que se consigas resolver o problema.
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor gr-bull » Sexta Jun 24, 2005 15:49

bem bem bem... :)
muito falam muito falam...
acabei por resolver da seguinte maneira.
mandei uma mensagem para o site, oficial eles responderam-me e deram-me instrucoes para ver se funcionava mas nada...
telefonei para a Targa e por telefone não consegui resolver e dizem que vêm cá buscar a casa na segunda-feira dia 27. e olhem que não sou de nenhuma cidade GRANDE... já queriam vir buscar hoje mas como era friado aqui e s.joao e tal não deu...
fiquei muito contente com o apoio que eles me deram e digo mais:
penso que esta marca é um exemplo para todas as outras que apenas têm o nome... 8)

fikem! :wink:
gr-bull
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Abr 16, 2005 23:30

Mensagempor Mike » Sexta Jun 24, 2005 15:55

pmrafonso Escreveu:Bem...
Isto tudo foi suscitado pq alguém falou num monitor de um portatil NOVO q n ligava.Um outro alguém veio falar numa lãmpada q estão nos LCD's.
Os TFT utilizam a lãmpada dos antigos LCD??? Parece-me q não.Pois foi isso q mencionei. A discussão estica-se pra fora do assunto inicial e por este andar qq dia aparece aqui um imagem de um transistor partido em quatro e com uma lampada no meio...lol
Diz-me tu então!!!
Ou sabes e ris-te!!!
Certo???

Estica-se fora do assunto inicial porque sua excelência não encaixa a informação que lhe é dada, deve ter a lampada fundida concerteza.

Eu desisto!!
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Lusitano » Sexta Jun 24, 2005 17:43

Diz-me tu então!!!
Ou sabes e ris-te!!!
Certo???

Moderador stu3s: Mesmo que tenhas razão, não podes usar este tipo de linguagem no fórum, tem lá paciência!
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Jeremy » Sexta Jun 24, 2005 19:07

Sim senhor, se a Targa cumprir com o prometido... muito bem!

pmrafonso Escreveu:Os TFT utilizam a lãmpada dos antigos LCD??? Parece-me q não.

Eh pá: USAM! e os TFT são LCD! já toda a gente precebeu isso.
Poderia tere acontecido que a LÂMPADA ou as LÂMPADAS (às vezes é uma, outras são duas) do TFT não funcionassem, e nesse caso a imagem mal se visse, ou não se visse mesmo nada (embora não pareça ser este o caso).
Que achas então que faz o ecrã emitir luz?

Já agora: já ouviram falar nos novos portáteis com ecrã CRT? :twisted:
Jeremy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 16, 2005 12:19

Mensagempor gr-bull » Segunda Jun 27, 2005 21:42

bem, hoje à tarde vieram buscar e vai directo para a Alemanha, penso eu...
fikem! 8)
gr-bull
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Abr 16, 2005 23:30

Mensagempor dfm » Terça Jun 28, 2005 15:51

Lusitano Escreveu:
Diz-me tu então!!!
Ou sabes e ris-te!!!
Certo???

Foda-se, ou és burro ou fazes-te? OS TFT'S TÊM UMA LÂMPADA SIM SENHOR! Ou pensas que os pixeís acendem assim sem mais nem menos porque lhes apetece??

Prá próxima se não sabes fica caladinho em vez de gozares com os outros, para não fazeres figura de urso. :hoho:

............................................... 8O ................... :lol: ...........

Não havia necessidade !
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor BlackPuma » Quinta Jul 07, 2005 9:37

pmrafonso Escreveu:Lâmpada????? UIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
LOL!!!!
TFT (Thin Film Transistor) ou matriz activa é uma tecnologia melhorada dos monitores LCD's, sobre a primeira tecnologia chamada de matriz passiva estes já obsoletos.
Na tecnologia TFT ‘Thin Film Transistor’,
cada um desses pixels é controlado independentemente por três
transístores; um para cada uma das cores vermelha, verde e azul.
Isto significa que no seu ecrã TFT , existem vários milhões
destes "interruptores de luz", os quais proporcio-
nam uma extraordinária qualidade de imagem.
Um ecrã com uma resolução de 1.024 x 786, por
exemplo, contém mais de 2.3 milhões de tran-
sístores. Possibilitam também o desenvolvimen-
to ultra-rápido da imagem (< 50 ms), para que
não sejam visualizadas quaisquer imagens fantas-
ma quando a imagem no ecrã muda rapidamente.

Desculpem o esclarecimento...
Cumpmts!!!!

Santa ignorância ...
BlackPuma

Apple PowerBook G4 12" - 1.5Ghz, 512Mb RAM, 80Gb HDD, SuperDrive
Acer 291LCi - 1.4Ghz, 512Mb RAM, 30Gb HDD, ComboDrive
P4 2.4Ghz/533 - 1Gb RAM, 80+80+120Gb HDD
Vários chassos: 286 a Athlon 800MHz
E claro, ZX Spectrum 48K ... :D
BlackPuma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 16:06

Mensagempor BlackPuma » Quinta Jul 07, 2005 9:46

Cumpmts!!!

"A questão prendia-se com um TFT..." ?!?!?!?!? O quê ??? Aqui não andamos cegos !!! Desculpa mas a tua ignorância surgiu quando disseste:
"Lâmpada????? UIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!
LOL!!!!"
Sim lâmpada !!! E para tua informação, e presta bem atenção porque não sou de ensinar coisas da minha profissão a sapateiros, um TFT é um LCD tal como um DSTN (os antigos antes dos TFT) também são LCD !!! Aprende qq coisa antes de abrires a matraca para dizer asneira ... RTFM !!!
BlackPuma

Apple PowerBook G4 12" - 1.5Ghz, 512Mb RAM, 80Gb HDD, SuperDrive
Acer 291LCi - 1.4Ghz, 512Mb RAM, 30Gb HDD, ComboDrive
P4 2.4Ghz/533 - 1Gb RAM, 80+80+120Gb HDD
Vários chassos: 286 a Athlon 800MHz
E claro, ZX Spectrum 48K ... :D
BlackPuma
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 16:06

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral