Motas [dúvidas/preços/carta]

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor FreakDaHouse » Segunda Jun 27, 2005 10:35

gimbras Escreveu:Não tires nada, compra a motoreta, andas aí na rua para treinar.

E dps pro ano começas a carta de carro, não vale a pena gastares dinheiro. Ng te apanha se tiveres juízo.

Aí está uma ideia :D
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Out 25, 2003 17:02

Mensagempor gimbras » Segunda Jun 27, 2005 10:37

eu acho que era o mais válido. Tipo tanta burocracia por cerca de 6 meses de distância de tirar a carta de carro?

O estado deve curtir perder tempo, gastar papel, e apanhar dores de cabeça.
Jazzus!
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor kayhan » Segunda Jun 27, 2005 10:38

Nao tenho a certeza absoluta, mas a licença so a podes ter ate aos 16.
kayhan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mai 19, 2005 8:53

Mensagempor arquitecto » Segunda Jun 27, 2005 10:42

DJTDias Escreveu:e rasgar pró monte ( btw monte da assunçao po pessoal que sabe onde é ).

Antes de ires tirar a carta começa a andar em motas , á beira de casa!!
Eu aprendi a andar de mota numa scooter , saltei para uma casal de 2 ( já tem mudanças) , e já andei a rasgar numa DT 50cc dum amigo !

Por acaso até conheço esse monte da assunção. De vez em quando gosto de fazer essas subidas, mas no carro, agora já não ando de mota...

E esse conselho de começar a andar de mota á beira de casa é muito bom. Aprender com cuidado, pois numa mota o para-choques somos nós!!

DJTDias, o teu percurso de aprendizagem foi como o meu, mas em vez da DT foi numa CRM. :wink:
arquitecto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 04, 2005 15:12

Mensagempor DJTDias » Segunda Jun 27, 2005 11:10

arquitecto Escreveu:

E esse conselho de começar a andar de mota á beira de casa é muito bom. Aprender com cuidado, pois numa mota o para-choques somos nós!!

DJTDias, o teu percurso de aprendizagem foi como o meu, mas em vez da DT foi numa CRM. :wink:[/quote]

Pois é , antes de tirarmos a carta convem já sabermos andar bem , pois um amigo meu tirou e disse-me q eles nao ensinam nada excepto ( 1ª para baixa e as outras são apra cima !!!)

BTW o pessoal q anda de scooters não pense que sabe andar de mota por que aquilo é uma bicicleta sem pedais , ( nao tem mudanças nem nada !!) aconselho-vos a passar a seguir para uma fammel zundapp, ou a bela e rápida casal de 2 , 4 ou 5 ( a minha dá 80km/h , e tá alterada pa 80cc, quem quiser experimenta-la é só aparecer a Santo Tirso.

Nas motas temos de ir até onde sabemos q conseguimos, fazer curvas devagar , só acelarar a fundo quando estamos preparados para tal , pois qualquer tipo de acidente ou queda apartir de 40/50 km/h dá lugar a uma visita no hospital ! E também nao há nada como apreender com a experiencia e erros , pois se cairmos umas vezitas ( devagar ) raramente vamos falhar por esse motivo !

E claro não há ninguem q ande de mota e nao tenha caído alguams vezes !

Este é o meu testemunho.
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor Halaster » Segunda Jun 27, 2005 17:30

skeletony Escreveu:Quanto á carta/licença tens 3 hipóteses:

ciclomotores com menos de 50cc - basta uma licença de condução que é emitida pela câmara municipal da tua área de residência.

motocicilos com mais de 50 cc e menos de 125 cc ou menos de 15cv - carta de condução de categoria A1 - 30 aulas de código (o mais chato sem duvida) + 30 aulas de conduçao - minimo 16 anos.

Até aqui correcto.

skeletony Escreveu:motociclos com mais de 50 cc e mais de 34cv - carta de conduçao de categoria A - 30 aulas de codigo + 30 condução - minimo 21 anos se não tiveres nenhuma carta de categoria A1 ou A.

Aqui fiz umas ligeiras alterações.

Motociclos com mais de 50 cc e menos de 250 cc e, deve ser, menos de 34 cv - carta de condução de categoria A, tb, 30 aulas código + 30 condução e esta podes tirar aos 18, depois de teres esta quando tiveres dois anos de carta deixas de estar limitado.

Fiquem bem.

NOTA: Quando te faltar meio ano para fazeres 18 podes começar a tirar a carta (ir a aulas de código e de condução(estas dependem de escola para escola, acho eu)), mas só podes fazer os exames respectivos, código e condução quando tiveres 18.

Mas se no futuro tiveres ideias de comprar mota, eu se fosse a ti tirava a categoria A1, e quando fizesses 18 já ficavas limitado a 250 cc e aos 20 ficavas com cilindrada livre e tens a vantagem de quando tirares a carta de carro não precisas de fazer o código outra vez.
Imagem
Imagem
Halaster
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Nov 12, 2004 17:18

Mensagempor Nukke » Segunda Jun 27, 2005 19:29

Peço que não divaguem acerca de modelos de motas... :P

Bem estive a falar com os meus pais e a prioridade é mesmo ter mota o mais rápido possível. Ou seja, se for ter é para usá-la já nestas férias, porque eles tão fartos de me ir buscar todos os dias onde calha :P

Sendo assim, tenho de esperar 1 mês pela licença? :( Em 1 mês já quase acabam as férias (agosto parte dele não tou cá) :?

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor Nukke » Segunda Jun 27, 2005 20:52

Voltaram-me a dizer que com 17 anos não posso tirar licença. :(

É verdade?

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor DJTDias » Segunda Jun 27, 2005 20:57

Nukke Escreveu:Voltaram-me a dizer que com 17 anos não posso tirar licença. :(

É verdade?

Nukke.

Nada disso !
:?
Um amigo meu tirou-a aos 16 ! Por isso ...Mas nada como ir á camara municipal !
Mas uma coisa , mais importante q tirar a carta de mota , é ter a mota , por isso é q "divagamos" acerca de modelos de motas , pois há certo tipo de motas q noobs nao podem ter , tipo nos pc's ! á modelos tipo Yz q são como DFI's ! Por isso compra a mota dá umas voltas e depois tiras a carta ou a licensa ! :evil: :wink:
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Jun 28, 2005 21:40

Halaster Escreveu:
skeletony Escreveu:Quanto á carta/licença tens 3 hipóteses:

ciclomotores com menos de 50cc - basta uma licença de condução que é emitida pela câmara municipal da tua área de residência.

motocicilos com mais de 50 cc e menos de 125 cc ou menos de 15cv - carta de condução de categoria A1 - 30 aulas de código (o mais chato sem duvida) + 30 aulas de conduçao - minimo 16 anos.

Até aqui correcto.

skeletony Escreveu:motociclos com mais de 50 cc e mais de 34cv - carta de conduçao de categoria A - 30 aulas de codigo + 30 condução - minimo 21 anos se não tiveres nenhuma carta de categoria A1 ou A.

Aqui fiz umas ligeiras alterações.

Motociclos com mais de 50 cc e menos de 250 cc e, deve ser, menos de 34 cv - carta de condução de categoria A, tb, 30 aulas código + 30 condução e esta podes tirar aos 18, depois de teres esta quando tiveres dois anos de carta deixas de estar limitado.

Fiquem bem.

NOTA: Quando te faltar meio ano para fazeres 18 podes começar a tirar a carta (ir a aulas de código e de condução(estas dependem de escola para escola, acho eu)), mas só podes fazer os exames respectivos, código e condução quando tiveres 18.

Mas se no futuro tiveres ideias de comprar mota, eu se fosse a ti tirava a categoria A1, e quando fizesses 18 já ficavas limitado a 250 cc e aos 20 ficavas com cilindrada livre e tens a vantagem de quando tirares a carta de carro não precisas de fazer o código outra vez.

Disses-te tudo :wink:
Estou "intima/" familiarizado com escolas de condução e posso-te confirmar o que o Halaster disse.
Eu fiz o mesmo mal fiz 16 tirei a A1 e fiquei logo com o código feito, passei a ter uma vantajem 2 anos depois a carta deixou de ser provisória, isto é, agora que já tenho a categoria B (ligeiros), à quase um ano, não me arrisquei a ficar sem carta se cometesse infracções . No novo código o período de carta provisória passou de 2 para 3 anos e penso (não tenho a certeza) que se continua a aplicar a partir da 1ª categoria tirada (tenho dúvidas que isto não tenha mudado). Ou seja se tirares a categoria A1 ficas com várias vantagens como já deves ter visto: código feito, 3 anos passados e a carta deixa de ser provisória (menos riscos), podes conduzir motociclos até 125cc etc ...
Os preços das cartas variam de escola para escola tem muita atenção a isto, visto que existem escolas de condução onde te dizem um preço e depois fazem com ou ajudam a que tu reproves para te sugarem mais dinheiro com pedidos de exame ou estratégias ilegais. Claro que não são todas as escolas, mas esta explicação é válida para os preços das cartas em certas escolas serem muito baixos enquanto noutras são muito mais altos, outros factores que influenciam o preço são por exemplo o facto de teres ou não um instrutor sempre na sala de código a ensinar (de manhã à noite) o que não acontece em todas as escolas muito menos nas com preços baixos. Anyway ... tem cuidado a andar de mota, eu pessoalmente não gosto, acho demasiado inseguro mesmo após bastante treino!

Cumps
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Nukke » Terça Jun 28, 2005 22:51

A minha dúvioda principal é memso se posso tirar a licença. Porque eu quero mota o mais rápido possível. O modelo, depois verei, mas vai ser uma scooter. Se puder tirar licença, è já a seguir. Precisava que me confirmassem mesmo isso. Senão lá terei de ir à camara só para me informar... não me dá muito jeito.

Se puder tirar licença é optimo visto que a minha prioridade é a rapidez.

Obrigado.

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor mawukito » Terça Jun 28, 2005 23:25

Alguem sabe quanto se paga na camara p/ tirar a licensa de 50? O q e preciso fazer? Basta um exame ou tb temos aulas? Ha exame de codigo e de conduçao?

cumps
mawukito
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 14, 2003 22:43

Mensagempor pagof » Quarta Jun 29, 2005 11:18

Stu3s Escreveu:Compra uma vespa!

Não anda muito, é prática e tem mt estilo pq é de longe a mota mais bonita q existe!

Fixe fixe, era arranjares uma das classicas q estivesse em bom estado e arranja-la toda ... Uma preta era o meu sonho!

Eu n gosto de motas, nunca gostei nem nunca tive curiosidade em andar (já andei é claro, para n morrer estúpido), prefiro o meu pópó, mas uma vespa é uma vespa! E quem tem uma vespa tem de ter um capacete apropriado é claro :)

Para mim uma vespa devia ser tipo os ferraris, so tens uma se mostrares categoria para a ter.

http://www.vespa.com.my/images/gambarx/campur.htm
´

Ó stues, tu tas la!!!!
Tenho uma Vespa de 72 e é um espectáculo!!!
Ainda só tem o motor decente (tenho de restaurar a chapa, a pintura e os bancos) mas é mmo mt nice pra andar a passear e tal.
Não anda mt mas para quê? Pra cidade é do best e no verão então...

Qt à carta moto, aki perto de minha casa (Lx) custa +- 250€ c 20 aulas de condução "obrigatórias".

Abrc
Imagem
pagof
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 08, 2005 0:29

Mensagempor DJTDias » Quarta Jun 29, 2005 11:42

A carta 125cc custa 300e +- ( média) com as tais 20 aulas obrigatórias, conta com 2 mesitos a teres até teres a carta !
A licensa de 50cc custa 150€ e penso que não tens aulas , demora cerca de um mês a ficares com a licensa.

Quanto a motas, voces falam de vespas, mas nada , nada como a casal 2 a mitica !! :twisted:
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nukke » Quarta Jun 29, 2005 11:53

Obrigado a todos. Lá vou eu à camara informar-me da licença :mrgreen:

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes