SmashYouth Escreveu:boas
acabei d instalar um disco sata através d uma controladora.
a ideia foi por o antigo como slave e esperar que o novo fosse reconhecido como master.
mas a controladora não o designa assim, mas como slave.
como este disco n tem qq jumper, gotava de saber s alguém me diz s é possível torná-lo a master.
isto pq, instalei os drivers e uma instalação nova do xp no disco sata e até aí td bem, mas qd inicio pela primeira vez o s.o. aparece-me um ecrã azul (o que diz n sei dizer pois a mensagem diz que o pc vai-s desligar rapidamente, não me dando tempo pra ler kal é o prob).
opiniões??!
Aconselho-te a ver no manual da board e da controladora, mas cheira-me que se a BIOS da tua MB não suportar, não consegues arrancar com o SATA como disco principal (penso que é isso que queres).
Quanto ao BSOD, já tentaste arrancar com o windows em safe mode? Pode ter faltado instalar algum driver e pelo menos tentas ver onde foi o erro. No entanto o BSOD pode também estar relacionado com incompatibilidade com a tua board (nunca gostei de chipset SiS, como é o caso da tua board).
Para ajudar à festa, não é liquido que a tua board suporte discos com mais de 137GB (48bit LBA addressing), o que tambem pode ajudar aos problemas que estás a ter. No caso do XP, só a partir do SP1a é que é suportado.
Talvez antes de fazeres mais alguma coisa, que te pode até estourar com o disco, começa por averiguar os pontos atras e se for preciso, recomeça do inicio e desinstala a controladora e o disco novo.
Não tenho experiencia prática nestas ops, mas tenta a seguinte abordagem:
1) desinstala os drivers e a placa controladora;
2) depois instala só os drivers sem a controladora. Assim o XP quando for a detectar a controladora já tem os drivers instalados
3) Instala então o disco novo e tenta particiona-lo
No entanto, pelas limitações da board que referi, podes não conseguir que o disco seja o de boot.
Espero que tenha ajudado um pouco.

Boa sorte!